7 estratégias de como vender a prazo com segurança

7 estratégias de como vender a prazo com segurança

Você também pode acompanhar o artigo 7 estratégias de como vender a prazo com segurança por áudio. É só clicar no player abaixo para ouvir como vender parcelado!

Vender a prazo e oferecer condições de parcelamento é um importante atrativo para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Mas é nesse ponto que os gestores precisam ter muita atenção para que as vendas parceladas continuem acontecendo de maneira saudável pra a empresa.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que muitos negócios não tomam os devidos cuidados na hora de conceder crédito aos seus clientes e precisam enfrentar muitos desafios ao vender parcelado.

Quer aprender a proteger suas finanças e vender a prazo com segurança? Leia este post até o final!

Vendas a prazo: uma estratégia que atrai clientes

Sua empresa realiza vendas a prazo? Nos dias de hoje, é praticamente impossível operar no mercado sem trabalhar com essa opção de pagamento. Afinal, nem todas as pessoas conseguem quitar as compras à vista e há, ainda, os que adoram essa modalidade.

Vender a prazo é uma questão de estratégia. Quando um negócio resolve dividir o valor de um bem, ele ajuda o consumidor a comprá-lo — as chances de uma parcela menor caber em seu orçamento são maiores.

A consequência direta desse tipo de ação é a atração de novos clientes. Diante da maior facilidade de pagamento, o público se sente mais à vontade para comprar e, em muitos casos, até levar mais do que o planejamento inicial.

Como vender a prazo: 7 dicas para fazer isso com segurança

Vender a prazo é uma grande oportunidade, mas é preciso ter cuidado para que não se transforme em um pesadelo. Afinal, o descontrole dos clientes desencadeia sérias crises financeiras nas empresas.

Em outras palavras, não é porque alguém deseja o crédito que o negócio deve conceder. A falta de análise e critério podem ser fatais e contribuem para o aumento da inadimplência — que, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atinge 22,8% dos brasileiros.

Se quiser aprender a atrair clientes com as vendas a prazo sem expor sua empresa a riscos desnecessários, confira as dicas a seguir!

Aumente suas vendas B2B com o Geotimize da Assertiva!

1. Analise o histórico do cliente

Existe um ditado popular que afirma que o passado é lição para aprender, não para repetir. Quando o assunto é venda a prazo, essa é uma análise muito pertinente. Afinal, o padrão de comportamento de um cliente é um indício de como ele agirá no futuro.

É fundamental analisar o histórico financeiro de alguém antes da concessão de crédito e aprender com isso. Esse tipo de estudo ajuda a fundamentar a decisão, reduz os riscos e protege o fluxo de caixa.

2. Elabore um contrato para vendas a prazo

Não é comum, mas a elaboração de contratos para vendas a prazo deveria ser incorporada ao cotidiano das empresas — infelizmente, só é feito em compras de alto valor.

Entre os principais tipos de dívida, o cartão de crédito corresponde a 78,1% e os carnês a 14,7%. Essas modalidades, em geral, não estão associadas a grandes valores e, por isso, é importante elaborar um documento que resguarde ainda mais a empresa.

Faça um contrato de acordo com todas as exigências legais e deixe claro as consequências — juros, multas e cobranças extrajudiciais e judiciais — que a quebra de confiança pode desencadear.

3. Faça um cadastro completo do cliente

O cadastro de clientes é um ponto crítico para os gestores, pois muitos negócios não conseguem alimentá-lo de maneira eficiente e garantir que os dados estejam completos e atualizados.

Vale mencionar que esse é um grande erro e um obstáculo considerável no momento da cobrança. Sem informações suficientes, localizar o consumidor e iniciar a negociação pode ser uma tarefa demorada e complexa.

Por esse motivo, a dica é investir nessa estratégia. Tenha um cadastro repleto de dados atualizados sobre os clientes, como nome, endereço, CPF, RG, telefone e referências. Quanto mais completo ele for, menos problemas você terá.

4. Tenha controle sobre as contas a receber

O controle sobre as contas a receber é mais uma dica para quem quer vender a prazo com segurança. Esse monitoramento é essencial para a identificação da inadimplência e para a estruturação de um cronograma de cobrança.

Para que o processo seja mais eficiente, é indicado o uso de softwares especializados que, além de registrar as dívidas de cada cliente, emita alertas sobre vencimentos e ajude a executar uma ação de pré-cobrança, por exemplo.

5. Treine os funcionários responsáveis pela análise de crédito

As restrições ao crédito são uma estratégia importante para o gestor que busca reduzir as estatísticas de endividados. Para que isso seja feito com eficiência, a equipe responsável pela análise de crédito deve estar preparada e bem informada.

O ideal é que esses profissionais saibam lidar com as ferramentas e aprendam a interpretar as informações à sua disposição. Observar o score de crédito, por exemplo, e avaliar se o risco é tolerável ou não deve ser um processo rápido, mas muito preciso e seguro.

6. Utilize tecnologia no processo

Para que a análise de crédito seja mais segura, rápida e completa, o uso de tecnologia é fundamental.

Atualmente, é possível contar com diversas soluções que automatizam a pesquisa de dados, a localização de pessoas e ajudam a detectar pendências no CPF ou CNPJ do cliente. Tudo isso faz com que a tomada de decisão seja mais simples e menos arriscada.

7. Monte uma régua de cobrança

Por fim, é interessante que você trabalhe com a régua de cobrança, uma técnica que consiste em montar uma linha do tempo com possíveis contatos com o cliente.

Em resumo, você terá programado as datas e referências para envio de lembretes por SMS ou e-mail e, assim, evitará que o consumidor se esqueça da parcela e atrase o pagamento.

Aprendeu como vender a prazo? Com as estratégias e ferramentas adequadas, seu negócio pode investir nessa estratégia e atrair uma boa clientela sem que isso represente um alto risco à sua estabilidade financeira.

Em um mercado tão concorrido, oferecer essa facilidade é um diferencial, mas não pode colocar a empresa em uma má situação. Por isso, não deixe de seguir as dicas apresentadas.

Clique aqui e baixe agora nosso combo de conteúdos sobre Régua de Cobrança

Como vender parcelado — use os dados a favor das suas vendas!

Depois de tudo o que você leu, deve ter percebido que agir com estratégia é o que garante vendas seguras e vantajosas. Por isso, separamos mais um post interessante e muito útil para sua empresa. Clique aqui e descubra como vender mais no varejo com o uso inteligente de dados!

2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar