Consulta de Crédito: o que é e como funciona?

Consulta de Crédito: o que é e como funciona?

Poucas coisas assustam tanto o empreendedor quanto o aumento repentino dos clientes inadimplentes. O fato representa forte risco para o caixa, principalmente em empresas B2B ou de ticket alto, onde uma única venda pode concentrar boa parte do faturamento. A consulta de crédito é a ferramenta certa para reverter e prevenir essa situação.

Mesmo assim é alto o número de organizações que não realizam o procedimento em suas vendas a prazo, seja por receio de perder o cliente ou por não ter a estrutura certa para esse fim. O mercado precisa mudar essa realidade e encarar a consulta de crédito como uma proteção para ambos os lados da relação comercial.

Para incentivar o processo criamos este artigo. Leia e descubra como transformar a consulta em uma aliada para o crescimento e sustentação do negócio!

O que é consulta de crédito?

A consulta de crédito é a pesquisa realizada com o intuito de verificar informações financeiras de uma pessoa física ou jurídica, de modo que estas validem, ou não, a concessão de uma venda a prazo.

É realizada por meio de um Bureau de Crédito, empresa que reúne diversas fontes de dados e os compila em uma plataforma, disponibiliza essas informações para seus clientes, de modo que estes avaliem o risco de vender ou emprestar recursos.

Existem diferentes tipos de consulta. Cada uma permite retornar uma série de informações não sensíveis, úteis para construir um perfil de crédito do cliente ou liberar uma venda. Aqui na Assertiva, por exemplo, oferecemos as seguintes opções:

  • consulta CPF: retorna um painel com as principais informações da pessoa física. Permite verificar inconsistências nas informações fornecidas no cadastro, score (pontuação) de crédito, pendências, restrições financeiras etc;
  • consulta CNPJ: fornece pendências e restrições da empresa, bem como de seus sócios, score de propensão de pagamentos, limites de crédito concedidos e sua estimativa de gastos; 
  • pesquisa por cheque: verifica a validade do meio de pagamento emitido por pessoas físicas ou jurídicas. O que a plataforma faz nesse caso é retornar o emissor e o código CMC7 que consta no rodapé do cheque, informações úteis para evitar fraudes e retorno de cheques sem fundo;
  • consulta por protestos: retorna possíveis protestos cartoriais em nome da pessoa ou empresa, sinalizando que existem dívidas contraídas e não pagas.

Quais as diferenças entre a análise e a consulta de crédito?

É comum encontrarmos conteúdos na internet tratando as duas como sinônimos, mas não é bem assim. Embora a consulta seja uma etapa fundamental dentro da análise de crédito, esta última é mais ampla e detalhada.

Enquanto a concessão de crédito verifica a situação atual de um indivíduo ou entidade, a análise de crédito engloba diversas técnicas para avaliar os riscos e oportunidades de realizar uma venda a prazo para o mesmo. 

Questões como o histórico do cliente, situação fiscal e a delimitação dos 5 C’s do crédito são alguns preceitos a serem considerados.

Então, o ideal seria sempre realizar a análise completa? Nem sempre, pois outro diferencial significativo entre os modelos está no custo operacional. O mais indicado é analisar a necessidade de cada situação e estipular dentro de uma política quando optar por uma ou outra.

Por que as empresas precisam se preocupar com isso?

Crédito e risco são inseparáveis, contudo, não é preciso renunciar a um para se proteger do outro. O objetivo da consulta de crédito é minimizar os prejuízos da empresa que precisa ofertar crédito para maximizar seus resultados. Além disso, favorece a construção de relacionamento, pois impulsiona o empreendedor a conhecer melhor seu cliente.

De acordo com o levantamento de setembro de 2020 da Confederação Nacional do Comércio e Turismo (CNC), o percentual de endividamento das famílias atingiu 67,5%, um dos maiores já registrados. A mesma tendência é acompanhada também nas organizações de capital aberto e fechado.

O número, associado ao cenário de crise, torna ainda mais insegura a relação das vendas a prazo, tanto nas empresas B2C quanto B2B. Fazer a consulta de crédito nesse momento é muito mais do que profissionalizar a operação, é uma questão de sobrevivência. 

Não são raros os casos de negócios promissores, em franco crescimento, que quebram por não executar uma gestão de crédito e controle de inadimplência eficientes. É fundamental acompanhar os próprios índices de perto e investir em mecanismos de proteção ao crédito para zelar pela saúde financeira.

Agora, que tal algumas ferramentas e dicas práticas?

Até aqui vimos a importância da consulta e algumas informações fundamentais para entender esse sistema. Chegou a hora de você descobrir como consultar o seu cliente e quais critérios considerar na liberação do crédito. 

Ter acesso aos dados de um bureau é apenas o básico. O que considerar a cada pesquisa, como estruturar e otimizar a concessão você confere a seguir.

Estabeleça uma política de crédito

Ainda que seu objetivo seja trabalhar somente com a consulta de crédito, é importante estabelecer regras e procedimentos que seus colaboradores devem seguir antes de conceder crédito para algum cliente.

Esses critérios podem ser definidos conforme o seu modelo de negócio e atual situação financeira. Contudo, questões fundamentais como limites, prazos, requisição básica de documentos e validação cadastral não podem ficar de fora.

Componha o perfil do consumidor

Antes de aprovar um crediário ou empréstimo é necessário entender para quem vamos fornecê-los. Embora um objetivo comum das empresas seja vender mais e conquistar novas fatias no mercado, deve-se ter consciência que existem casos onde conceder crédito não é positivo.

Procure entender bem o público da sua empresa, seu comportamento financeiro e como se relacionar com ele. A partir daí você pode definir a quem oferecer maiores benefícios e quem deve ficar restrito às vendas à vista. Os próximos tópicos ajudarão nessa missão.

Faça a validação dos dados cadastrais

A validação de dados deve estar sempre atrelada a consulta de crédito. O motivo são os casos frequentes de fraude, onde um golpista se utiliza dos documentos e informações de uma pessoa ou empresa idônea para comprar a prazo. A empresa não receberá pela venda, mesmo tendo realizado a pesquisa corretamente.

Uma ferramenta de consulta e localização de pessoas pode ajudar nessas situações, pois verifica diferentes bases de dados em busca de informações atualizadas. Chamamos essa solução aqui na Assertiva de Localize e com ela você pode confirmar nomes, endereços e a filiação fornecida. 

O Localize permite também obter outros pontos de contato para alimentar sua base de dados e facilitar futuras cobranças. Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de utilizar também a consulta de crédito, permitindo ao operador realizar todo o processo sem trocar de uma tela para outra.

Verifique o Score de Crédito

Score de Crédito é uma pontuação formada a partir de diversas fontes, como o histórico de inadimplência, o Cadastro Positivo e informações acerca do relacionamento do consumidor com diferentes estabelecimentos comerciais.

Embora o sistema de pontuação possa variar de um Bureau para o outro, a pesquisa sempre vai mostrar o risco de vender ou emprestar para uma pessoa física ou jurídica, neste caso com o Score CNPJ. Não deixe de fazê-la, mesmo com aquelas empresas que já tem certo nome e tradição no mercado.

Escolha bem a plataforma de consultas

Realizar suas pesquisas em uma única tela oferece agilidade para a equipe de crédito. As plataformas de consulta de crédito permitem verificar débitos e pendências financeiras, o Score e se o consultado é um consumidor positivo no cadastro nacional.

No caso do Crédito Mix, nossa ferramenta de consultas, você verifica todas essas informações e ainda obtém o score de propensão de pagamentos, um diferencial na tomada de decisão do crédito. Permite localizar também ações judiciais, quadros societários, faturamento presumido, dentre outras informações para enriquecer o processo.

Negociar a prazo amplia as oportunidades, mas oferecer a possibilidade sem avaliar a capacidade de pagamento dos clientes coloca toda a empresa em risco. Neste artigo você viu como a consulta de crédito pode ser simples e acessível para qualquer modelo de negócio, incluindo o seu. Considere implementar o processo o quanto antes e proteja a sua operação.

Melhore hoje mesmo sua performance com o Crédito Mix!

A Assertiva atua com diversas ferramentas para atender as demandas de crédito e cobrança dos seus clientes. Uma delas é o Crédito Mix, que executa consultas inteligentes com base em diversos bancos cadastrais do Brasil.

Se quiser saber melhor como funciona a plataforma, bem como outras soluções sob medida para as suas necessidades, clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar