Buscar a máxima eficiência em um negócio é o objetivo de todo o gestor. Para alcançá-la, é necessário fazer mais com menos. Na teoria, é fácil. A prática, nem tanto. No dia a dia de uma empresa, surgem desafios constantes, que servem de obstáculo para o aumento da produtividade. Por isso, uma das maneiras mais competentes para identificar esses pontos de melhorias é por meio de um software de CRM.

Esse sistema permite aos gestores analisar certas condições que, quando bem trabalhadas, resultam em uma empresa mais eficiente e preparada para atender às necessidades dos clientes.

Afinal, mostrar relatórios que apontam com exatidão o perfil e o comportamento dos consumidores é crucial para melhorar processos internos e também externos.

A eficiência, nesses casos, está baseada na informação. Para entender esse conceito, há um exemplo simples: uma pessoa entra em um restaurante, e escolhe rapidamente o que pretende comer. Após alguns minutos, o chef prepara a refeição, e o garçom está pronto para levar o pedido até a mesa. Por outro lado, se outro cliente não sabe o que escolher, toda a jornada, até prato ficar pronto, será menos eficiente.

Em poucas palavras, quanto mais informações tem um negócio, mais ágil ele será. O CRM, em maior escala, é a fonte de dados que irá possibilitar toda a empresa a chegar ao seu objetivo quanto antes.

O que é CRM?

O CRM é um sistema criado para gerenciar todas as relações entre uma empresa e um cliente. Além disso, ele aponta o desempenho dos integrantes de uma equipe, o estágio do consumidor no funil de vendas e libera ainda a integração com outros sistemas.

Todos esses dados reunidos em um único software são muito eficientes, por exemplo, para a prospecção de vendas. Afinal, ao conhecer a fundo o perfil das pessoas que se relacionam com a empresa, é muito mais simples oferecer uma solução.

O CRM, entretanto, é muito mais do que uma ferramenta com foco nas vendas. Como o próprio nome diz, esse tipo de sistema é voltado para nutrir relacionamentos. Hoje, por exemplo, já existem soluções como o WhatsApp CRM. Além dos benefícios já citados, essa plataforma concede uma integração ao WhatsApp Business, o que oferece inúmeras vantagens a um negócio. 

Uma das melhores é a possibilidade de se ter uma conta no WhatsApp com múltiplos usuários. Assim, uma empresa tem a certeza de que haverá sempre uma ou mais pessoas disponíveis para atender o cliente. 

Como o CRM funciona?

Pode-se afirmar que o CRM é um agregador. Por meio das integrações, ele capta os dados provenientes de conversas por e-mail, por aplicativos de mensagens, pelo site da companhia, por ligações telefônicas, entre outros meios de comunicação. 

O grande benefício de um sistema como esse é o acesso a todas essas informações em uma única plataforma.

Com o CRM também é possível ter algumas tarefas automatizadas pelo time de marketing, o que aumenta a eficiência geral de um negócio. Uma delas é a elaboração de relatórios sobre o desempenho das vendas e o consumo de cada cliente. 

Dessa forma, os profissionais ganham mais tempo para ter foco nas estratégias que demandam maior pensamento analítico.

Por que ter um CRM?

Em resumo, uma empresa deveria ter um CRM porque traz economia de tempo e de recursos financeiros. Caso uma companhia, por exemplo, tenha uma equipe de vendas com diversos integrantes, todos os contatos realizados por eles com os leads irão gerar, sem dúvida, uma enorme quantidade de dados. 

O problema, nesses casos, é que todas essas informações estão anotadas em diferentes sistemas ou até mesmo em pedaços de papel.

Nesse cenário, é comum ocorrer a perda desses dados. Dessa forma, muitos detalhes sobre as conversas com os clientes podem ser esquecidos, o que significa que nem todos terão um atendimento de excelência.

Outro detalhe relevante, que serve como motivo para ter um CRM, é o perfil do consumidor no século XXI. Tempos atrás, eles somente faziam contato com uma empresa ao visitarem o estabelecimento ou por meio de um telefonema. 

Hoje, as pessoas têm várias possibilidades para realizar um contato, o que inclui e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais.

Com o CRM e as integrações dele, a empresa pode conversar com esses clientes usando um único software, o que possibilita uma comunicação mais rápida e eficiente.

Os benefícios do CRM para melhorar a eficiência de um negócio

Que o CRM é vital para melhorar a eficiência de um negócio, é indiscutível. Entretanto, há maneiras que podem fazer dessa ferramenta um aliado ainda mais poderoso para as companhias. 

Abaixo, em destaque, estão algumas dicas para empresas de todos os portes, sobretudo, as menores, para que possam tirar o melhor proveito do CRM.

Com o CRM é mais fácil encontrar os clientes certos

É muito custoso, para qualquer empresa, captar novos clientes. Por isso, muitas preferem investir mais em clientes já existentes. Contudo, se uma companhia deseja crescer, é inevitável que ela tenha que disputar a atenção desses consumidores no mercado. Com o auxílio do CRM, essa tarefa se torna bem mais fácil.

Afinal, o CRM indica, por meio de relatórios, quais leads tem mais valor para uma empresa, e quais leads precisam de mais investimentos. Nessas ocasiões, o primeiro benefício é a economia de tempo.

Ao saber qual público deve impactar primeiro, uma empresa pode utilizar o CRM para disparar, automaticamente, campanhas de e-mail marketing. 

Ela pode ainda criar um alerta para quando um lead entrar em contato com algum canal da empresa. E, assim, acionar para que um vendedor faça contato por telefone imediatamente.

Mais até do que salientar quais clientes fazem negócios, o CRM é um gerador de oportunidades.

Encontre seus clientes potenciais para vendas B2B!

É possível aumentar a satisfação dos clientes por meio do CRM

Ao compreender o perfil dos clientes, uma empresa, além de ter maior chance de oferecer produtos e serviços, tem a oportunidade de apresentar uma solução sob medida. Se o CRM mostrou que o cliente estava insatisfeito com alguma experiência, é possível se antecipar e resolver o problema dele.

Além disso, por meio das integrações com aplicativos como Instagram e WhatsApp, a empresa pode proporcionar um serviço de atendimento muito mais eficaz. E, com as ferramentas de automação de marketing, todo negócio que conta com um CRM consegue enviar um e-mail personalizado para o cliente, incluindo o nome e sobrenome na mensagem.

Assim, toda a experiência do consumidor com a empresa se torna bem mais exclusiva.

O CRM faz uma pequena empresa funcionar como uma grande empresa

É um erro pensar que o CRM é apenas indicado para as grandes corporações. Na verdade, ocorre o inverso. Pequenos empreendedores, cada vez mais, utilizam dessa ferramenta para ampliar a eficácia do negócio deles. Um dos motivos é o preço, que está mais acessível a todos. 

Além disso, ao organizarem melhor a comunicação, analisarem relatórios completos sobre as vendas e os clientes, e executarem integração com outras ferramentas, essas empresas de menor porte logo percebem uma elevação no faturamento. Como se trata de um software simples de usar, é muito mais fácil alinhar toda a equipe por meio de um sistema único.

O resultado de tudo isso? Mais eficiência para o negócio!

Conte com um CRM para aproveitar diversas oportunidades de negócios!

Agora que você já conhece os benefícios sobre como o CRM pode melhorar a eficiência das empresas, não deixe de ler os 8 passos para aplicar Inteligência de Mercado no seu negócio!

Artigo escrito por Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar