Gestão imobiliária: Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?

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Dando Continuidade a nossa série sobre Gestão Imobiliária, hoje iremos aprender como analisar os aspectos internos que impactam a gestão da sua imobiliária. Se você perdeu o primeiro texto da série, confira o texto aqui.

Assim como toda empresa, uma imobiliária apresenta aspectos internos críticos de sucesso a serem analisados. Neste quesito, quando a análise é feita internamente, os termos mais empregados no meio empresarial são pontos fortes e pontos fracos.

Diferentemente das ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos concentram-se somente nas variáveis microambientais denominadas como controláveis.

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Foco no microambiente

O microambiente é composto de fatores internos e externos, sendo os externos conhecidos como não controláveis e os internos controláveis.

Apesar da abrangência, iremos focar nos fatores internos. Através deles conseguimos identificar os pontos fortes e fracos de qualquer negócio e o que fazer diante de cada um deles.

Ainda que tenhamos um recorte claro de estudo, não podemos excluir do nosso radar elementos do microambiente externo. Em especial, estudar minuciosamente os concorrentes serve como parâmetro de comparação dos pontos fortes e fracos do seu negócio.

Pense: como conseguimos determinar que o processo de marketing de uma determinada imobiliária é bom ou não? Sem critérios claros de comparação, a avaliação pode ser equivocada.

Por isso, toda análise do microambiente interno deve ser pautada por algum fator de fora do negócio. Afinal, como podemos dizer que somos bons ou ruins em algo se não nos confrontamos com algo ou alguém.

Qual a vantagem competitiva da sua imobiliária?

Dependendo do aspecto interno, sua imobiliária pode alcançar o que chamamos de vantagem competitiva.

De forma simplificada, vantagem competitiva diz respeito a superioridade que determinada organização tem no mercado em relação aos concorrentes.

Vamos utilizar o marketing das imobiliárias como exemplo. Atualmente, o número de consumidores que buscam um imóvel na internet é enorme.

Na verdade, muitos clientes já até sabem qual imóvel querem visitar sem antes ter estabelecido um contato direto com sua empresa. Tudo isso é fruto da presença digital que rapidamente vem alterando o comportamento de consumo.

Dada a transformação digital, a forma como uma imobiliária gerencia seu processo interno de marketing pode ser determinante para se conquistar vantagem competitiva ou até perder visibilidade perante seus possíveis clientes.

Não é correto afirmar que a vantagem competitiva é resultado apenas dos fatores internos, pelo contrário é a soma tanto dos internos quanto dos aspectos externos. No entanto, as vantagens internas podem ser determinantes na corrida pelos primeiros lugares no mercado.

Pontos fortes e fracos – Analisando os recursos internos de sua imobiliária!

Existe uma maneira simples de identificar e analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Basta fazer uma lista com os principais recursos internos da sua imobiliária e estabelecer uma pontuação ou uma atribuição específica do status daquele recurso em seu ambiente interno.

A boa notícia é que no final do post disponibilizamos uma planilha para lhe ajudar a fazer essa tarefa analítica.

Planilha de análise de pontos fortes e fracos de uma imobiliária

Além disso, separamos uma lista com os principais recursos internos, a fim de facilitar a tarefa de examinar e pontuar as vantagens e desvantagens da sua imobiliária.

Processo de Marketing

A estrutura de marketing da sua imobiliária serve para atrair o máximo de clientes possíveis para seu time de corretores entrar em contato. Sendo assim, o sucesso da sua imobiliária passa diretamente pela efetividade das ações de marketing.

Como dito anteriormente, a internet vem modificando o modo como as pessoas procuram imóveis. Logo, ter estratégias claras de marketing no meio online pode ser um termômetro claro para verificar se a estrutura de marketing da sua imobiliária é um ponto forte ou fraco.

Recursos tecnológicos

CRM, Google Analytics, Localize e muitos outros. A lista de softwares e soluções tecnológicas no mercado imobiliário para otimizar o jeito de fazer as tarefas do dia a dia é enorme.

Um ponto forte, neste caso, é o domínio que sua empresa tem de ferramentas que reduzem o tempo e, consequentemente trazem qualidade e agilidade na execução dos processos.

Exemplificando: por meio da tecnologia algumas imobiliárias já conseguem reduzir o tempo de localização de proprietário de imóveis em 90%. O nome da solução adotada é Localize.

Por meio de um sistema inteligente, o time responsável por prospectar novos imóveis para carteira consegue identificar facilmente o proprietário sem gastar muito tempo com essa missão.

Recursos financeiros

Óbvio que dinheiro no caixa traz conforto e muitas facilidades, mas o que devemos analisar é a capacidade da imobiliária em gerir financeiramente o negócio.

Ainda que a captação de dinheiro seja alta, uma administração falha do caixa representa um perigo para sobrevivência.

Imobiliárias organizadas financeiramente aumentam a capacidade de fazer novos negócios, contratar novos corretores e investir nos melhores meios de comunicação.

Recursos humanos

Sua equipe também é um ponto a ser analisado. Examine a capacidade técnica, tempo de experiência, resultados, tudo isto é um indicativo de quanto seus colaboradores são um ponto forte ou não da sua imobiliária.

Caso diagnóstico seja negativo, com muito treinamento e investimento na medida correta é possível transformar seu time em ponto forte com excelentes resultados.

Infraestrutura

Os aspectos físicos também devem ser considerados no levantamento dos pontos fortes e fracos.

Às vezes a localização da sede da imobiliária pode ser um diferencial estratégico na atração de novos clientes.

Como infraestrutura, além do espaço físico, podemos considerar também os itens de apoio, como celulares, carros, computadores, ou seja tudo aquilo que dá suporte às tarefas diárias.

Quando a infraestrutura é um ponto fraco, o fluxo de trabalho é prejudicado e, consequentemente diminui o ritmo na busca por resultados. Já imaginou um corretor sem ter meios de comunicação com o cliente? Ruim, não é?

Leve sua gestão imobiliária para outro patamar!

Ter um retrato real dos pontos fortes e fracos da sua imobiliária é o primeiro passo para ingressar no caminho da melhoria contínua.

Não cometa o erro de esconder os pontos fracos e olhar somente para os fortes, desenvolva o olhar crítico, só assim você conseguirá saber o que explorar diante de cada oportunidade ou ameaça.

Para ajudar você na missão de identificar pontos fortes e fracos, desenvolvemos uma planilha de análise interna que poderá guiar sua imobiliária para um próximo patamar.

Planilha de análise de pontos fortes e fracos de uma imobiliária


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