Transformação digital para Imobiliárias

Transformação digital para imobiliárias

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Você já ouviu falar sobre transformação digital? Provavelmente sim! Hoje, tanto empresas privadas como órgãos públicos utilizam o termo para abordar as mudanças no ambiente dos negócios e a forma de fazer as coisas.

Agora vamos além!

Você já ouviu falar em transformação digital para imobiliárias? Acredito que o números de respostas “sim” tenha diminuído. O conceito é relativamente novo quando pensamos em gestão imobiliária.

Existem muitas novidades no segmento imobiliário modificado a forma de conduzir o negócio e atender às demandas dos clientes.

Se quiser ir mais a fundo no tema, você precisa fazer o nosso curso de transformação digital para imobiliárias. O curso foi desenvolvido juntamente com o pessoal da Superlógica e da Owli. Está imperdível! Para assistir ao curso, clique aqui.

Durante o texto iremos entender:

  • O contexto da transformação digital
  • O que é transformação digital
  • Um novo jeito de ser imobiliaria
  • Como promover a transformação digital na minha imobiliária
  • Curso de transformação digital para imobiliárias

O contexto da Transformação Digital

Transformação digital é uma alternativa apresentada diante do número crescente de pessoas na internet, que mudou completamente a relação entre marcas, produtos/serviços e o próprio consumidor.

Neste cenário, o apreço e atenção de uma pessoa pode ser facilmente perdida com o surgimento de novas formas de resolver um problema semelhante.

Ou seja, um produto/serviço, que no primeiro momento era campeão de vendas, pode de uma hora para outra perder todo prestígio com uma nova solução.

É só observar o mercado. Peguemos como exemplo o mercado de fotografia.

Uma das funcionalidades da fotografia é o de guardar recordações e registrar momentos marcantes. Uma das primeiras empresas a dominarem este mercado foi a Kodak, que dominou por longos anos as vendas de máquinas fotográficas.

Quem é dessa época com certeza se recorda do processo que existia entre tirar a foto até a revelação da foto.

Depois desse período veio a câmera digital, que engoliu as câmeras analógicas. A pessoa batia a foto e no mesmo momento decidia se queria ou não aquele registro.

Agora, com o advento das redes sociais, o Instagram dá um show quando o assunto é registrar e eternizar momentos. Além de resolver muito bem o problema, a rede ainda permite o relacionamento entre os seus usuários.

É claro que reduzimos a história da fotografia (existem muitos outros marcos), porém veja o impacto da transformação digital na forma de resolver o mesmo problema.

Empresas antes consolidadas, como a Kodak, hoje nem são consideradas na cabeça do consumidor.

A transformação digital não foca na criação de novos produtos, mas na forma de resolver o mesmo problema de forma diferente.

Geração Z e suas exigências?

Toda essa mudança é resultante de uma geração de consumidores totalmente diferente. Depois dos baby boomers, geração X, Y, agora é a vez da geração Z, os denominados nativos digitais, invadirem o mercado.

Estes consumidores nasceram cercados de soluções digitais. Logo, palavras como plataformas, online e próprio termo “digital” são consideradas normais no vocabulário dessas pessoas.

Os nativos digitais são multitarefas e acostumados a consumir conteúdos para resolução dos seus problemas. Como consequência, os Z’s são impacientes ao extremo, cobrando velocidade e qualidade ao mesmo tempo.

Além disso, estão a todo tempo conectados com outros clientes, fornecendo suas impressões sobre o seu negócio. Diante disso, críticas de outros clientes podem impactar o resultado de vendas mais do que ter o nome associado a celebridades falando do seu negócio.

Plataformas como o Reclame aqui, Trip Advisor e entre outras conectam os clientes na hora de buscar alguma informação sobre o seu negócio. Sendo assim, toda atenção para não ter sua marca vinculada a uma reclamação é muito importante.

O que é transformação digital?

A definição mais aplicável de transformação digital é aquela que a classifica como um processo onde as empresas fazem uso da tecnologia com objetivo de melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Perceba, para encarar os desafios e exigências dos novos consumidores, empresas precisam apoiar seus processos em tecnologia, inovação e metodologias ágeis.

Vale ressaltar que apesar do apelo tecnológico, é um equívoco pensar na Transformação Digital como responsabilidade de um departamento de TI ou uma empresa de alta tecnologia. Pelo contrário, empresas de todos os portes podem promover a transformação de seu negócio.

Através da tecnologia, a transformação digital acontece em três níveis distintos:

  • Experiência do consumidor – Existem diferentes maneiras de solucionar o mesmo problema. Assim, a tendência do consumidor é buscar aquilo que lhe propiciará a melhor experiência na resolução da sua dor. Alguns exemplos bem conhecidos são empresas como Uber, Netflix e Airbnb que se tornaram marcas referência na forma de solucionar problemas comuns, entretanto de forma diferente e inovadora.
     
  • Transformação operacional – Para proporcionar novas experiências ao consumidor, é necessário uma transformação na forma de fazer as tarefas e conduzir os processos internos. Ou seja, o emprego da tecnologia para acompanhar a agilidade do mercado é crucial na missão de gerar velocidade e qualidade.
     
  • Transformação do negócio – A consequência de estarmos diante de novas experiências e novas formas de fazer as coisas é a transformação no próprio modelo de negócio. A transformação nesse nível envolve a criação de uma nova proposta de valor para o mercado.

Um novo jeito de ser imobiliária

Dada toda definição, vamos nos aprofundar nos aspectos que uma imobiliária pode fazer para se sobressair nesse cenário.

Tudo começa com a mudança do comportamento do cliente!

Anos atrás, se você falasse para um dono de imobiliária que as pessoas iriam procurar um imóvel pela internet sem sair de casa, já seria considerado loucura.

Mais loucura ainda seria realizar todos os trâmites burocráticos de locação por uma plataforma digital à distância.

Pois bem, toda essa transformação digital já existe no mercado imobiliário. É óbvio que o papel do corretor na apresentação do imóvel não morreu, mas todo este movimento está causando uma ruptura no segmento.

Hoje, por meio de plataformas digitais, o consumidor tem maior liberdade na hora de procurar, escolher e locar um imóvel.

O caminho para não ter uma imobiliária consumida por esta nova onda tecnológica é promover a transformação digital.

Como promover a transformação digital na minha imobiliária       

Lembre-se: a proposta da transformação digital não é tornar sua empresa em um aglomerado de profissionais de TI, ainda que a tecnologia seja parte crucial na promoção desta mudança.

Em primeiro lugar, concentre-se no valor que sua imobiliária irá entregar ao cliente.

Velocidade, qualidade, praticidade. Ter uma proposta clara e concisa ajudará durante toda jornada de transformação.

Próximo passo: procure novas soluções no mercado. Muitas empresas estão se movendo para solucionar problemas em escala, principalmente para o promissor mercado imobiliário.

Para termos noção, hoje com poucos cliques e o endereço do imóvel em mãos, é possível identificar o proprietário do imóvel sem precisar ficar fazendo papel de detetive na busca por informações.

Este tipo de serviço de localização ajuda a reduzir drasticamente o tempo investido na construção da carteira e traz velocidade na busca por novos clientes.

Não para por aí! Existem soluções que facilitam o processo de relacionamento com o cliente, outras com a missão de apoiar o controle e gerenciamento dos pagamento e entre outras coisas.

Curso de transformação digital para imobiliárias

E foi pensando neste cenário de transformação digital que estamos lançando o curso de Transformação Digital para Imobiliárias.

No curso iremos abordar os principais processos de uma imobiliária e como englobar a tecnologia, a fim de alcançar maior agilidade e eficiência.

O curso é totalmente gratuito e qualquer pessoa do seu time pode assistir. As aulas foram ministradas por pessoas que estão alterando a forma das imobiliárias agirem por meio da tecnologia.

Para acessar ao curso, clique aqui. É gratuito!

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