Vamos ser sinceros… Ouvir que um cliente quer cancelar o serviço da sua empresa não é algo muito fácil de lidar. E isso não é só para você e sua equipe não. Muitos empresários estão lutando para entender como evitar cancelamento dos clientes e, claro, conseguir reverter essa situação. 

Mas isso vai muito além das boas maneiras ao escutar tais reclamações, sabia? É preciso que todos os departamentos da sua empresa trabalhem para atingir (e até ultrapassar) as expectativas do cliente.

Nesta leitura vamos entender os possíveis motivos de cancelamento e como seu relacionamento com o cliente pode antecipar isso. Além de sugestões para evitar chegar a esse ponto, te daremos algumas dicas-chave de como reverter um cancelamento de contrato. É hora de colocar a mão na massa!

Continue com a gente e saiba como agir rápido e de maneira assertiva!

Quais são os motivos de cancelamento?

É legal começarmos pelos possíveis motivos de cancelamento para que você identifique melhor a situação da sua empresa. Isso é importante na hora de saber exatamente o que fazer quando o cliente quer cancelar. Veja as razões mais comuns:

  • Problemas financeiros do cliente (corte de gastos daquilo que não é essencial)
  • Expectativas do consumidor sobre o produto/serviço não atendidas
  • Mau atendimento e equipes de suporte despreparadas
  • Custos extras que não foram avisados durante o atendimento
  • Atrasos em entregas ou em retornos para solucionar problemas

Dando uma olhada nesses tópicos já deu pra perceber que os motivos não têm a ver só com o tipo de atendimento. Por isso, entender que todos os departamentos da sua empresa têm responsabilidade e influenciam na experiência do consumidor é o primeiro passo para evitar cancelamento dos clientes.

Como relacionamento e satisfação ajudam a evitar cancelamento dos clientes?

Ter um bom relacionamento com o seu cliente não significa ter lábia ou resolver tudo em uma só conversa. O relacionamento é, na verdade, a base das técnicas para evitar cancelamento. Através dele, acompanhamos o nível de satisfação de determinado cliente com nosso produto ou serviço. O ideal é que esse acompanhamento seja feito em etapas, junto à jornada do cliente, por exemplo. Assim, podemos antecipar problemas e também sugerir novas soluções. 

E quando dizemos problemas não nos referimos apenas às reclamações cansativas que as atendentes escutam. Estamos pensando também no prejuízo que os cancelamentos podem trazer para o caixa da sua empresa. 

Calcular e analisar indicadores, como LTV e churn rate, é essencial para as tomadas de decisões a fim de evitar cancelamento dos clientes. Principalmente as empresas com vendas recorrentes devem prestar muita atenção a esses números. 

O envio de SMS e e-mails, por exemplo, ajuda a construir esse relacionamento, checando a entrega de produtos, entregando conteúdo útil ou oferecendo descontos e ofertas exclusivas. Tudo isso nos leva ao encantamento e a fidelização do cliente, principalmente se esse tipo de ação fizer parte de toda a experiência dele.

Dica de ouro: olhe para seus clientes mais fiéis e entenda o que os mantêm com a sua empresa. Essa é uma boa maneira de ter insights do que fazer ou melhorar com os novos que você está conquistando.

Entendido isso, vamos às dicas mais práticas de como evitar o cancelamento de contrato. Nos próximos exemplos você vai perceber o poder desse relacionamento com o cliente. 

E então, como evitar cancelamento dos clientes?

1)    Use históricos dos clientes

Sua empresa precisa ter tudo documentado: ligações realizadas, assunto, respostas recebidas, dúvidas tiradas, avaliações do atendimento, quais locais mais frequentados em seu site, e-mails abertos, etc. 

Com esses tipos de dados, você pode personalizar muito mais o atendimento ao cliente, seja na hora de resolver um problema ou de fazer uma oferta mais assertiva.

2) Alinhe expectativas

O mais importante de uma venda é ser transparente. Ao expor e dar detalhes do seu produto ou serviço atente-se em assumir compromissos que poderão ser cumpridos. 

Por exemplo, o cliente está pedindo a entrega do produto dentro de 4 dias. Se isso não for viável ao processo de entrega da sua empresa não venda o produto. Não arrisque ter essa dor de cabeça porque certamente você a terá.

3) Acompanhe processos de pós-venda

É essencial ter alguém de olho na entrega e na implementação do serviço. Isso garante que seu cliente tenha o combinado sem atrasos ou falhas. Uma boa dica é fazer um contato depois de alguns dias para checar se está tudo funcionando direitinho!

4) Antecipe-se aos problemas

Se você quer mesmo evitar cancelamentos dos clientes esse é o ponto chave. Esteja perto dele! Sugira visitas de manutenção, faça ligações rápidas checando a funcionalidade do produto e ofereça descontos em outros da mesma linha. 

Por exemplo, você identificou que seu cliente está moderadamente satisfeito com seu produto. Por que não lembrá-lo então de uma funcionalidade que ele talvez não esteja usando muito? Isso sim é encantar!

5) Corrija seus erros

Dentro do scrip para evitar cancelamentos também é fundamental não esperar ter 100 ligações reclamando do mesmo erro para checar o que parou de funcionar. Ao primeiro sinal de problema, corrija e, se possível, faça melhorias.

6) Invista num serviço de suporte especializado

Mais do que agilidade, é preciso ter um sistema e uma equipe especializada. Isso significa que se o cliente falar que parou de funcionar um botão amarelo, imediatamente isso é identificado pelo seu funcionário. 

Quanto menor for a burocracia e maior o nível de resolução desses problemas, menos cancelamentos você terá. Dica importante: ofereça diferentes plataformas de suporte, para que seu cliente encontre a que mais se adequa à rotina dele. De novo, isso é encantar.

7) Incentive o pagamento antecipado

Pagar antecipado nem sempre é muito atrativo, mas com um bom desconto a história pode mudar. E como ninguém quer perder dinheiro, seu cliente vai pensar duas vezes na hora de querer cancelar seu produto. Ele terá, necessariamente, que escutar o seu lado e o que você está disposto a fazer por ele.

Técnicas para reverter o cancelamento

Essa parte pode ser difícil, mas não é impossível. Olha só as nossas sugestões:

Entendendo o problema

Para entender o problema é preciso escutar e questionar, mas isso pode ser feito de maneira natural, como em uma conversa. Saiba a rotina do seu cliente e como o produto/serviço ajudaria de uma maneira mais prática. Será que nesse caminho já não é possível identificar alguma funcionalidade do produto que o cliente não sabia? Neste material você pode ler perguntas específicas para um bom script de cancelamento.

Lembre-se: ao fazer um atendimento tenha em mãos todos os dados acumulados daquele cliente para tirar insights de como reverter esse cancelamento.

Fazendo uma oferta

Antes de oferecer algo, entenda se é o momento. Nem tudo é sobre dinheiro, ok? Mas, se for, sua equipe deve ter boas alternativas já definidas. Possibilidades que sejam realmente vantagens para que o cliente fique com você. Condições especiais, períodos gratuitos de uso, teste de um novo produto por conta da casa, upgrades em planos e por aí vai.

Ao entender a necessidade do seu cliente, você pode, inclusive, sugerir um outro produto da sua empresa a um preço mais acessível. Mas lembre-se: tudo dentro do que seu negócio é capaz de oferecer e cumprir.

Demonstrando empatia

Seu cliente já está estressado e esperando que a tentativa de cancelamento vá ser difícil. Ou seja, ótima oportunidade para provar o contrário. O atendimento deve ser calmo e empático, sempre tentando ao máximo entender a rotina e as dores desse cliente. 

No seu script para evitar cancelamentos de clientes você pode usar frases como “não se preocupe, vou te ajudar com isso”, “conhecemos seu histórico, sabemos que é um bom cliente e vamos chegar a uma solução” ou então “o que você acha dessa nova forma de pagamento?”.

Mostrando o valor do seu produto

Valor não é a mesma coisa que preço e seu cliente precisa entender isso antes de desistir de vez da sua empresa. É importante que ele saiba, por exemplo, porque seu produto é mais caro que o da concorrência. 

Evidenciar itens como durabilidade, assistência técnica, funções específicas e qualidades do material são essenciais. Além disso, prepare-se para esse tipo de situação: leia resenhas na internet sobre o produto da concorrência e saiba quais pontos você pode usar a seu favor na hora de comparar.

Agora é só por em prática o que você aprendeu aqui para evitar cancelamento dos clientes! E se você quer melhorar ainda mais o relacionamento com ele, olha nossa dica final no próximo tópico.

Ganhe a confiança do seu cliente!

Não tem como falar de atendimento ao cliente sem falar do sucesso dele, o que chamamos de Customer Success (CS). Quer saber como é possível usar desse relacionamento para manter seus clientes satisfeitos e admiradores da sua empresa? Vem escutar este episódio do AssertivaCast. É só dar o play para aprender mais um pouco!

18 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar