Oferecer diferentes possibilidades de pagamento ao cliente amplia o crescimento da sua empresa. Mas a gente sabe que uma hora ou outra todo empresário dá de cara com as taxas de inadimplência. E você que tem uma empresa SaaS conhece de longe esse malabarismo de todo mês, não é mesmo? Mas o que fazer então para reduzir a inadimplência em empresas SaaS de maneira mais assertiva, prática e sem desespero? É o que queremos te ensinar neste texto!

A seguir vamos te mostrar uma outra forma de olhar para seu ciclo de negócios. A ideia é encontrar pontos em que podemos atuar para minimizar a inadimplência de clientes que compram softwares como serviço. Além disso, separamos nossas melhores dicas para ajudar a controlar essa falta de pagamento.

Boa leitura!

Inadimplência em empresas SaaS e seu ciclo de negócios

Nem para todo mundo é claro, mas acompanhar de perto seu ciclo de negócios pode te ajudar a controlar as taxas de inadimplência. Isso porque é possível identificar e resolver situações de risco em cada uma das etapas, sempre se baseando em dados. Vamos dar uma olhada rapidamente em um ciclo de negócio geral.

  • Prospecção e venda: essa primeira etapa é usada para definir o perfil de um cliente ideal. É um momento-chave para identificar quem é a pessoa considerada confiável pela sua empresa, o famoso bom pagador. Esse já é um passo na hora de diminuir a inadimplência em empresas SaaS, afinal, estamos focando em vender nosso SaaS para pessoas que realmente possam pagar pela assinatura.
  • Concessão de crédito: é nesse momento que usamos ferramentas para fazer análises de dados do consumidor, desde os mais básicos cadastrais, até o comportamento e histórico dele no mercado. Isso tudo para dar mais garantia de que o futuro cliente terá condições de arcar com aquela assinatura.
  • Cobrança: é a hora em que se tenta recuperar a dívida. No entanto, isso não significa ligações de cobrança todos os dias da semana, mas sim, relacionamento. É importante que você saiba que essa fase de cobrança pode (e deve) começar antes mesmo do seu cliente se tornar inadimplente. O segredo aqui é definir uma régua de relacionamento com seu cliente para se antecipar aos possíveis problemas e também criar vínculos com ele.

Até aqui já deu pra entender algumas possibilidades de como diminuir a inadimplência de uma empresa que vive da recorrência. Mas vamos a nossa lista especial de dicas. Confira no próximo tópico!

10 ações para reduzir a inadimplência do seu negócio SaaS

1) Prefira vender à vista

Quanto mais pagamentos em débito automático, melhor para o seu negócio SaaS. Ou seja, dê descontos que realmente incentivem a pessoa a comprar à vista. 

Por exemplo, faça a oferta de um pacote de 6 meses do seu produto pelo preço de 5. Mas atenção: não deixe de lado indicadores importantes como Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Lifetime Value (LTV), ok?  

Isso porque o prejuízo de ofertas mal pensadas pode ser um problema ainda maior do que a inadimplência em empresas SaaS.

2) Saia do básico, encante seu cliente

O combinado é o combinado, ou seja, é básico. Mas com um pouquinho a mais que você entregue ao seu consumidor, pode ter certeza de que ele olhará para a sua marca de um jeito diferente. 

A recorrência da assinatura está fortemente relacionada à experiência do seu cliente, não apenas com o produto ou serviço em si, mas também com atendimento e relacionamento. Dê uma atenção especial a ações personalizadas e de fidelização. Seu cliente pensará duas vezes antes de cancelar a assinatura.

3) Tenha dados dos seus clientes sempre em mãos

Obter e guardar os dados dos seus clientes significa conhecê-los. A ideia é que sua equipe vá além do preenchimento obrigatório de formulários, mas que extraia do consumidor dados mais subjetivos. Em uma conversa natural, é possível entender mais dos hábitos e comportamentos do cliente.

Isso te dá mais espaço para aperfeiçoar e personalizar seu software, importando-se e adaptando-se aos diferentes tipos de necessidades. Além disso, quanto mais dados você tiver, menor serão as chances de fraudes.

4) Defina sua política de crédito

A política de crédito é um conjunto de definições que vai guiar seus colaboradores na hora de avaliar seus possíveis clientes. Você pode saber como construir essa política para a sua empresa neste outro texto que escrevemos. A ideia é que os clientes caibam nesses riscos que sua empresa se dispôs a correr ao ceder a assinatura.

5) Valide os dados colhidos

A validação dos dados dos consumidores é uma importante etapa para diminuir a inadimplência de empresas SaaS. Isso evita fraudes, falhas e desencontros, principalmente na hora da cobrança. O Localize é uma boa ferramenta para isso!

6) Faça a análise de crédito

Não pule as etapas do ciclo. Ao fazer a consulta e a análise de crédito é possível evitar contratos com clientes com histórico de dívidas, por exemplo. Estude históricos de cartões de crédito, bens, score de crédito e algum tipo de restrição.

7) Invista no relacionamento com o cliente

É possível aumentar a taxa de retenção de clientes quando você está perto deles. Isso significa entender a rotina do cliente, como ele usa seu produto, o que poderia melhorar. Ao acompanhá-lo, sua empresa pode, inclusive, encontrar novas oportunidades de negócio. 

Por exemplo, se você sabe que seu cliente ficou desempregado. Antes que ele fique inadimplente ou cancele sua assinatura, entre em contato, mostre-se disposto e chegue a um novo acordo. Isso vale também para os períodos de instabilidade econômica. 

8) Una e controle todas as informações em um CRM

Conte com um sistema que unifique e organize sua base de dados. O CRM é usado para gerenciar o relacionamento com todos esses contatos. E como já falamos, relacionamento é ponto-chave para controlar as taxas de inadimplência.

9) Planeje ações preventivas de cobrança

Antecipe-se à inadimplência do seu cliente com ações já pré-definidas e padronizadas. Uma régua de cobrança te ajudará desde o lembrete ao seu cliente do pagamento da assinatura até a hora de renegociar a dívida. 

Outra ideia é facilitar a emissão de um novo boleto, com juros automáticos. Isso tem bastante a ver com a “cura própria” da inadimplência que explicamos neste vídeo.

10) Prepare-se para a pós-inadimplência

Não tem mais jeito nenhum de recuperar a dívida da sua empresa SaaS? É hora de fazer uma cobrança assertiva. 

O primeiro passo para isso ser feito é com o uso de ferramentas que higienizam a base de devedores e a enriquecem com dados atualizados. Isso é bem importante na hora de encontrar quem te deve!

Essas foram nossas dicas de como diminuir a inadimplência em empresas Saas, mas por aqui o conhecimento nunca acaba! Separamos um conteúdo bem legal pra te especializar ainda mais no assunto. Olha só!

O que mais você precisa saber…

Se você quer sair na frente e se aprofundar nessa história toda de minimizar a inadimplência, nossa sugestão é que você fique de olho no comportamento de pagamento dos consumidores. Preparamos um texto explicando o que muda na consulta de crédito com o novo cadastro positivo. Clique aqui e confira!

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