Assim como a área da saúde possui legislação e regras próprias, vender plano de saúde para empresas também têm as suas particularidades e estratégias.
Atrair clientes em quantidade suficiente e com potencial para fechamento são alguns dos principais desafios.
Saber quem, como e em quais canais abordar essas organizações também requer um conhecimento extra do vendedor e aplicação de boas técnicas de vendas.
Por isso, o uso de ferramentas especializadas em comunicação corporativa e marketing digital são diferenciais que podem promover os profissionais da área a corretores de alta performance.
Como nosso foco é criar e ajudar nosso público com boa parte dessas soluções, listamos a seguir 10 ferramentas que vão turbinar suas vendas de plano de saúde para empresas e torná-lo referência no segmento.
Confira!
1. WhatsApp
Não há como negar que o WhatsApp é uma forte ferramenta de relacionamento e venda para corretores de diversos nichos.
Esse canal permite uma comunicação rápida e eficiente, mas é preciso saber como oferecer planos de saúde pela ferramenta, usando cautela e perspicácia.
Para não tornar a abordagem invasiva, o ideal é utilizar o sistema de mensagens para trabalhar os leads que já fazem parte da sua lista de contatos.
Você pode capturá-los com ações de prospecção direta ou com algumas estratégias de vendas inbound (algumas delas você conhecerá nos próximos tópicos).
Dito isso, aproveite a plataforma para enviar vídeos informativos, novidades e promoções das operadoras, além de enviar e receber arquivos para facilitar o fechamento do contrato.
Utilizando o WhatsApp Business, o corretor pode ainda preencher seu perfil profissional, enviar listas de transmissão e programar respostas automáticas para cada contato.
Mantendo essa postura no canal fica mais simples ganhar a confiança do empresário ou gestor.
2. SMS
Quem atua com o plano de saúde corporativo precisa lidar com diferentes contatos e tomadores de decisão da empresa antes de conquistar a nova conta.
Dessa forma, o corretor precisa diversificar seus canais de abordagem, pois trabalha com perfis de clientes muito dinâmicos e diversos.
Tanto na prospecção quanto no relacionamento com esses clientes, a estratégia de diversificação garante que a sua mensagem seja aberta e lida pelo maior número de contatos possíveis.
O SMS é um sistema de comunicação automática com forte aceitação em diferentes faixas etárias e regiões.
Essa ferramenta permite o envio objetivo de mensagens, links e frases persuasivas para vender o plano de saúde tanto para empresas quanto para pacientes.
No caso do SMS da Assertiva, por exemplo, é possível enviar textos rápidos para milhares de clientes instantaneamente, saber as métricas de abertura e interação e ainda analisar os dados de quem clicou nas suas campanhas.
3. Geomarketing
O geomarketing é uma das mais recentes e modernas soluções para planejamento mercadológico, otimização em campanhas e criação de anúncios. Sua função é segmentar ou interagir com um público-alvo por meio de análises geográficas.
O recurso também é utilizado para prospecção e criação de estratégias de vendas no B2B.
Alguns recursos gratuitos da tecnologia, como o uso de Check-ins e marcações geográficas, podem ser explorados para entender o comportamento de executivos, colaboradores ou outros tipos de contatos.
O uso de uma ferramenta especializada, entretanto, permite novas possibilidades de geolocalização e inteligência de mercado.
4. Facebook
O Facebook é uma plataforma de relacionamento acessada por milhares de usuários ao redor do mundo.
A rede social permite uma comunicação rápida e eficiente com os demais integrantes para interação, troca de conhecimento e geração de negócios e também pode ser utilizada para construir uma presença digital e divulgar produtos e serviços pela internet.
Agora, como utilizá-la para oferecer planos de saúde? Entre os recursos mais úteis estão o Marketplace, o chat via Messenger, a criação de Grupos e as páginas profissionais.
Empregue-as na sua estratégia de marketing digital postando conteúdos informativos, criando posts patrocinados, divulgando promoções de convênios odontológicos — que costumam ter uma busca elevada — e gerando relacionamento com empreendedores e profissionais de RH.
5. CRM
Dados são um recurso valioso não só para as organizações como também para os profissionais liberais.
Por isso, é interessante investir em soluções mais avançadas para armazenar, gerenciar e empregar com inteligência essas informações.
Uma delas é o CRM, ferramenta que permite a gestão de contatos e monitoramento das interações com clientes.
O corretor de planos de saúde empresariais pode utilizá-la para classificar os potenciais fechamentos em um funil de vendas, programar novas interações e melhorar a comunicação com os contatos.
Organizando as interações como primeiro contato, proposta, negociação e fechamento, por exemplo, o vendedor pode organizar sua agenda de tarefas e traçar estratégias para que elas avancem para a próxima etapa do ciclo.
6. Assertiva Localize
Sabe aqueles contatos que precisam ser retomados, mas você não consegue falar com a pessoa porque os números de telefone ou e-mail mudaram?
É para resolver esse problema que existe o Assertiva Localize, que consegue agilizar sua pesquisa, localizando pessoas e empresas por número de CPF, CNPJ e nome.
O sistema conta com dados constantemente atualizados, mesclando fontes de informação diferentes e confiáveis.
Utilize-o para aumentar sua produtividade, obter novos pontos de contato e acelerar suas ações.
Ah! Vale lembrar que o serviço está disponível somente para as pessoas jurídicas.
7. Anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados, quando bem segmentados, são uma boa oportunidade para prospecção e entrada de contatos qualificados para a lista do corretor.
A publicidade permite a captura de contatos altamente interessados, pessoas que pesquisaram por convênio médico, odontológico ou outra palavra-chave que você aplicar ao anúncio.
O recurso pode ser contratado para veicular nas principais redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube — ou nas ferramentas de busca de maior tráfego, como Google, Bing etc.
Utilize uma chamada para ação que seja atrativa e ofereça benefícios claros para quem clica no anúncio.
8. Páginas de captura
Conhecidas também como landing pages, essas páginas são ótimos recursos para capturar leads com algum interesse na solução oferecida, desde os mais frios até aqueles já decididos em adquiri-la.
Utilize esse “mini site” para direcionar ao funil de vendas aqueles que clicaram em seus anúncios patrocinados.
A ideia ao utilizar essas páginas é oferecer nela um conteúdo de valor, mas, antes de liberá-lo ao lead, solicite o preenchimento de algumas informações como nome, e-mail e cargo na empresa.
Na hora de criar a sua página, utilize temas responsivos e fique atento ao esquema de cores e distribuição das informações. Priorize sempre a qualidade e a experiência do usuário.
Por fim, uma boa dica é focar sua mensagem nas dores ou expectativas dos gestores, empresários e profissionais de RH que precisam oferecer o benefício para seus colaboradores.
9. Kompite
O corretor que deseja aumentar sua fatia no mercado sabe a necessidade de observar e agir mais rápido que seus concorrentes.
A análise de concorrência é uma prática comum do mercado e pode ser utilizada a seu favor. Seu objetivo não é copiar, mas conhecer e alinhar o planejamento com os elementos que você precisa para se destacar deles.
O Kompite é uma ferramenta americana de monitoramento e análise das estratégias de marketing de concorrentes e que também permite a automação de tarefas associadas à sua pesquisa competitiva.
Do iniciante ao expert, grande parte dos vendedores sonham com uma agenda repleta e grandes oportunidades de fechamento.
Com tecnologia e algumas estratégias de pull marketing, a possibilidade dos clientes correrem atrás de você será real e crescente.
Temos certeza que os seus resultados serão outros com essas soluções e plataformas para vender plano de saúde para empresas.
Utilize-as para captar um público mais selecionado, reforçar sua presença digital e escalar as suas oportunidades de fechamento.