O que é Geomarketing e como utilizar essa estratégia no seu negócio?

O que é Geomarketing e como utilizar essa estratégia no seu negócio
O que é Geomarketing e como utilizar essa estratégia no seu negócio

Todo negócio que pretende crescer e ganhar notoriedade depende da construção de uma boa estratégia de marketing, desde as mais simples, como a definição do nome e da logomarca da empresa, até as mais complexas, como é o caso do geomarketing.

Não é novidade que a revolução digital trouxe, dentre várias mudanças sociais, facilidade na comunicação, cuja expansão acabou por destruir as barreiras territoriais. Porém, ainda persiste o desafio de entregar a mensagem correta ao destinatário ideal e é isto o que o geomarketing pode fazer pela sua empresa. 

Considerando que as estratégias de mercado estão em constante evolução, é de suma importância conhecer este conceito que aumentou — e ainda está aumentando — o seu domínio na era digital e aprender a como fazer geomarketing a favor de sua empresa.

Neste artigo, mais que entender o que é geomarketing e a sua metodologia, você vai entender como esta tecnologia é utilizada em cases de sucesso e como pode mudar o rumo da sua empresa. 

O que é Geomarketing? 

Geomarketing é uma metodologia que estuda dados de localização com o objetivo de criar perfis e preferências pessoais de uma população, facilitando o reconhecimento e o alcance do público-alvo e auxiliando a direcionar campanhas publicitárias e anúncios.

Além disso, é uma poderosa tecnologia que colabora com a prospecção de vendas em mercados B2B, ou seja, “business to business”, os quais, normalmente, apresentam maiores dificuldades na gestão das vendas por conta do público-alvo mais exigente e de menor volume.  

Ou seja, usar o geomarketing te ajuda a vender mais através da adoção de estratégias mais efetivas!

Assim como muitos conceitos de marketing, este surgiu há quase um século, na década de 1930, quando basicamente se realizava a observação de mapas para traçar padrões de consumo e segmentar o mercado por localização.

Quase um século depois, este valioso mecanismo permite que sua empresa defina não apenas quem é seu público-alvo, mas, também,quais as suas preferências, quais locais que visita e com qual frequência, seus hábitos de compra etc.

Poderá, ainda, conhecer a atuação e a posição de concorrentes e as oportunidades de implementação de uma filial ou de crescimento da atual unidade, facilitando o planejamento da empresa e o direcionamento de seu marketing de forma a obter mais resultados.

É incrível o que o geomarketing pode fazer com a gestão de dados geográficos após a revolução digital em que vivemos. E a gestão das informações, com o fornecimento de análises à sua empresa, é viabilizada por meio de uma metodologia única, conforme trataremos abaixo.

Conceito e metodologia 

Como este mecanismo utiliza a inteligência e o tratamento de dados de localização para direcionar anúncios e campanhas de forma que alcancem o público alvo no local e no momento certeiros, pode-se entender como as ferramentas de geomarketing se tornaram realmente poderosas.

Isto porque muitas pessoas estão dispostas a compartilhar a sua localização com aplicativos, fornecendo uma ampla base de dados sobre seus hábitos. 

As pessoas também compartilham dados de localização sem ao menos perceberem o que estão fazendo. Isto ocorre, por exemplo, quando utilizam o Google Maps ou fazem check-in em suas redes sociais em restaurantes, bares e parques. 

O armazenamento e processamento deste enorme volume de dados ocorre graças às tecnologias de Big Data e inteligência analítica, as quais geram informações sempre mais específicas.

É através da obtenção destes dados que sites podem oferecer conteúdos específicos aos usuários, indicar lojas próximas à sua localização ou personalizar os resultados do Google Maps ao traçar rotas e direções mais viáveis.

Também é possível traçar a região de influência de um negócio, onde está a maior concentração de clientes. 

Assim, viabiliza-se conhecer qual distância as pessoas estão dispostas a percorrer para ter acesso ao serviço ou ao produto da sua empresa.

Munida desses dados, a empresa poderá avaliar qual o melhor conjunto de produtos a oferecer àquele público e, ainda, estimar e estabelecer metas mais apropriadas de acordo com o perfil de cada região.

Poderá também potencializar as ações de marketing em determinado perímetro, ou, caso a empresa trabalhe com vendas on-line, focar suas campanhas digitais de acordo com os gostos pessoais dos usuários.

Quem deve utilizar Geomarketing?

Toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, pode usar as estratégias de geomarketing visando ao crescimento de seus negócios por meio da georreferenciação.

As ferramentas de geomarketing têm o potencial de fortalecer internamente as áreas de vendas e de marketing e os setores financeiro e comercial, uma vez que trazem dados de inteligência de mercado.

Foi através da utilização desse mecanismo que a Riachuelo planejou a expansão de suas lojas, dobrando o número de suas unidades em um período de 6 anos. 

A estratégia envolveu, entre outros, o mapeamento de clientes e de áreas de potencial consumo, bem como o investimento em estratégias de marketing para recuperar consumidores que deixaram de usar os cartões da varejista. 

A Riachuelo, através do envio de SMS e de catálogos às residências desses clientes não mais engajados, conseguiu obter retorno de 30% a 40%.

A rede O Boticário também utiliza o geomarketing para expandir suas franquias e obter um maior Retorno Sobre Investimento (ROI na sigla em inglês), mediante análise dos melhores pontos de abertura de unidades em razão da existência de potenciais consumidores e a dimensão da concorrência.

Um outro exemplo de sucesso é o da Coca-Cola Femsa, uma das distribuidoras dos produtos da marca no Brasil. Neste caso, é pensada a distribuição de mix de produtos para cada perfil de mercado, permitindo a coordenação das entregas e uma maior previsão de vendas, além de aumentar a eficiência da logística e o seu ROI.

Uma vez conhecido o conceito, é preciso saber agora como fazer geomarketing em sua empresa com o objetivo de alavancar os seus negócios.

Como fazer Geomarketing? 

Agora que já foi possível compreender a dimensão e o potencial das estratégias de geomarketing, é hora de conhecer como utilizá-las em seus negócios através das diversas ferramentas hoje disponíveis no mercado.

Geotargeting

O Geotargeting é, provavelmente, a ferramenta de geomarketing mais conhecida no mercado e consiste na geo-segmentação de públicos, aplicando sobre eles os conceitos de localização que foram vistos até aqui.

Atualmente, a maioria das plataformas de mídia paga, como o Google Ads e Facebook Ads, possui esta ferramenta de segmentação, a qual permite a divisão do público em países, cidades, bairros, CEP ou, até mesmo, raios de distância específicos em determinadas localidades de interesse.

Com isso, é possível adotar uma estratégia de marketing mais condizente com o público daquele território, com a oferta dos produtos mais desejados, como em um site de e-commerce, por exemplo.

Ainda é possível se adaptar à localização do público para lhe oferecer a tradução de um site para o seu idioma e promover a atualização de informações, o que pode ser feito através de um site personalizado e configurado com essa aplicação de geolocalização, exigindo apenas a autorização do usuário à sua localização.

E, embora o geotargeting seja a ferramenta de geomarketing mais conhecida, ela não é a única maneira de como fazer geomarketing em sua empresa. Portanto, vamos às demais.

Geofencing

O geofencing, ao que tudo indica, é a ferramenta de geomarketing mais poderosa da atualidade, pois, por meio dela, é possível monitorar os movimentos do usuário em tempo real via captação de dados de GPS.

Pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2020 (Edição COVID-19 – Metodologia Adaptada) aponta que 99% dos acessos à internet no Brasil são realizados através de um dispositivo móvel e que 58% são realizados exclusivamente através destes equipamentos.

Logo, fica claro o grande número de internautas que potencialmente pode oferecer sua localização em tempo real, o que permite às empresas programarem o envio de anúncios e conteúdos por meio de redes sociais, SMS, notificações ou e-mail assim que os usuários cruzarem um perímetro pré-determinado.

Geotagging

O geotagging, ou marcação por localização, é uma estratégia utilizada para incluir a localização de uma empresa, de um ponto de venda ou de um evento nas redes sociais.

Quando um usuário utiliza o Facebook ou o Instagram, por exemplo, para marcar uma paisagem, um restaurante ou qualquer outro lugar em que se encontre, ele informa ao público onde a postagem ocorreu e promove uma propaganda gratuita do local.

Da mesma forma, uma empresa pode inserir em seu site personalizado os dados geográficos de sua sede ou filiais, facilitando que sejam encontrados por usuários em aplicativos, como o Google Maps.

Outra possibilidade é a marcação da localidade da empresa nas redes sociais juntamente do oferecimento de um produto, facilitando a sua localização pelo cliente em potencial.

Com as marcações, aqueles que utilizam essas redes sociais poderão localizar a filial mais próxima de uma empresa ou, até mesmo, todos os seus pontos de venda, e através de hashtags poderão conhecer até mesmo quem ali frequenta.

Geofiltros

Por volta de agosto de 2016, o Snapchat liberou em sua rede a possibilidade dos usuários criarem filtros personalizados de suas cidades, universidades ou pontos turísticos, os quais são exibidos de acordo com a localização oferecida pelo GPS.

Em seguida, o aplicativo passou a permitir a criação de filtros por marcas e negócios, cobrando um valor para que ele fosse divulgado, o qual varia de acordo com a área alcançada e o tempo de duração.

E, assim, surgiu essa nova ferramenta de geomarketing, a qual pode ser utilizada por empresas para criar filtros personalizados de sua marca com um design específico, objetivando atingir um determinado público. 

Soluções de Geomarketing

Após aprender sobre o conceito e as ferramentas de geomarketing, o próximo passo será conhecer as soluções existentes no mercado com o objetivo de escolher aquela que trará as informações que ajudarão efetivamente na tomada de decisões importantes de sua empresa.

Certamente, as empresas têm compreendido cada vez mais o quão fundamental é reservar parte de seus investimentos em respostas tecnológicas para implementar seu marketing. E, dentre elas, o geomarketing oferece soluções de: 

Informações 

As empresas podem contratar bases de dados que são selecionadas e preparadas especificamente para atender às necessidades daquele segmento. Esse aglomerado de informações é fundamental na tomada de decisão sobre como, quando e onde aplicar suas estratégias de marketing. 

Softwares 

Existem softwares de geomarketing que possibilitam o acesso pelos usuários sem que haja a necessidade de instalação de qualquer programa. Basta que seja feita a assinatura do serviço e a empresa, através de login e senha, poderá consultar estatísticas, análises e outros conteúdos que sejam do seu interesse. 

Ferramentas 

O mercado disponibiliza poderosas ferramentas de geomarketing para quem deseja investir no crescimento do seu negócio. São de fácil visualização e acessíveis às empresas de todos os portes; possibilitam a consulta a informações geodemográficas, financeiras e outras que sejam úteis, além de permitirem a inserção de dados. 

Consultoria

Por fim, a sua empresa também pode contar com serviços de consultoria, caso ainda não tenha autonomia na análise e na organização dos dados advindos do mercado. Existem empresas específicas que fornecem suporte de análise de dados e são fundamentais aos negócios que estão em expansão. 

Levando em consideração que o mercado está em constante evolução e que a utilização de meios para explorar este mercado devem ser sempre repensados, usar o geomarketing como ferramenta de auxílio estratégico pode ter um impacto poderoso em sua empresa.

Como foi visto, através dessas ferramentas uma empresa pode ser capaz de criar conteúdos mais relevantes para seus potenciais clientes e direcioná-los em anúncios, e-mails, notificações, posts em blogs ou redes sociais, otimizando, assim, as suas campanhas publicitárias e alavancando os seus resultados.

Portanto, não deixe de conhecer as soluções de geomarketing que a Assertiva pode oferecer para o seu negócio. O Geotimize é a ferramenta preparada pela Assertiva que vai ajudar a sua empresa a prospectar novos clientes, analisar dados, aumentar suas vendas e descobrir novos mercados.

Clicando no link você pode ter acesso a uma demonstração gratuita dessa ferramenta de geomarketing e descobrir como a sua empresa pode se beneficiar dessa estratégia.

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