Conheça a importância de consultar pendências dos seus clientes

Assertiva Day Banner Assertiva Day Banner

Você tem o hábito de consultar pendências dos seus clientes? A concessão de crédito é uma decisão muito importante e, por isso, merece toda a sua atenção e dedicação.

Uma empresa inteligente é aquela que se dedica para prevenir problemas financeiros e não em resolvê-los. Afinal, se você pode controlar a inadimplência no seu negócio, não há motivos para deixar de lado essa estratégia.

Neste post, você entenderá a importância da consulta do CNPJ e do CPF. Também descobrirá como realizar esse processo com rapidez e eficiência. Quer aprender? Continue a leitura!

A estratégia de consultar pendências dos clientes

Uma empresa de sucesso é, antes de tudo, organizada e financeiramente controlada, afinal, um dos principais motivos da falência é a ineficiência na gestão de recursos. Só que você já parou para pensar que sobrevivência e competitividade empresarial também estão diretamente ligados à concessão de crédito?

Para crescer de maneira saudável, é preciso muito mais do que boas vendas: é essencial que isso se transforme em receita real e que o capital entre no fluxo de caixa no momento certo. Sem isso, o negócio vende muito, mas não recebe nada!

Por esse motivo, analisar a situação fiscal e financeira dos clientes antes de conceder o crédito é uma ação fundamental para toda e qualquer organização. Essa medida é o primeiro passo para evitar a inadimplência e garantir um bom relacionamento com os clientes.

Quando se avalia as finanças de um cliente, protege-se o equilíbrio e a estabilidade da empresa, o que garante que ele tenha recursos suficientes para honrar compromissos e desfrutar de bons lucros.

O impacto da inadimplência no seu negócio

Dentro do universo empresarial, todos trabalham para que a organização se mantenha estável e consiga superar fases de turbulência na economia. Isso acontece porque a inadimplência gera um círculo perigoso: a economia desaquece, o cliente não consegue pagar as dívidas e a empresa também se torna inadimplente.

Portanto, a consequência imediata da inadimplência do consumidor é a inadimplência do próprio negócio. Afinal, sem dinheiro em caixa, honrar compromissos é uma missão quase impossível.

Mesmo com esse desafio à frente, é interessante destacar que as organizações nacionais estão se mostrando resistentes. Com estratégias adequadas e persistência, o pesadelo da falência pode ser afastado. Para isso, uma análise de crédito eficiente faz toda a diferença!

Os benefícios da consulta de pendências financeiras

Um gestor de sucesso está sempre atento a situações que podem ajudá-lo a alcançar metas — e quem lida com análise de crédito e cobrança sabe que a pressão por resultados é constante e que o melhor caminho é agir com estratégia.

Caso ainda não tenha se convencido sobre a importância da consulta de pendências financeiras dos seus clientes, é interessante conhecer os benefícios dessa prática para o negócio. Confira!

Reduz a inadimplência

A redução da inadimplência é, sem dúvida, um dos benefícios mais expressivos da consulta de pendências. Ao conhecer o histórico financeiro do cliente, você consegue prever melhor o risco de conceder o crédito e minimiza as chances de ele se tornar um devedor.

Melhora o fluxo de caixa

Ao reduzir o número de devedores, o fluxo de caixa começa a ser operado de uma maneira mais saudável. Ou seja, as entradas e saídas são mais equilibradas, e a empresa consegue pagar fornecedores, funcionários e financiamentos no dia correto.

Aumenta os lucros do negócio

Qual empresa não busca o lucro, não é? Ele é importante para que o negócio continue operando no mercado e garanta o seu equilíbrio financeiro. No entanto, para que isso ocorra, é fundamental que os clientes honrem as suas parcelas dentro do prazo combinado.

Facilita o controle financeiro empresarial

Com uma carteira de clientes fiéis e adimplentes, o controle financeiro se torna muito mais simples. O gestor consegue prever melhor as entradas e saídas do caixa e, com isso, aperfeiçoa sua gestão financeira e contábil.

Favorece o relacionamento com o cliente

Vale a pena enfatizar que a inadimplência afeta a relação com o cliente. Por mais cuidadoso que seja o processo de cobrança, é possível que ela traga reflexos negativos e quebre um laço de confiança. Por isso, a melhor saída é se prevenir e conferir a situação financeira do indivíduo ou empresa antes de realizar uma venda a prazo.

A maneira mais simples e rápida de consultar pendências de clientes

Depois de tudo o que leu, é provável que tenha concluído que a consulta de pendências financeiras é uma ação que deve ser incorporada ao dia a dia da companhia. Sempre que pensar em conceder crédito, é importante se dedicar a esse processo.

Entretanto, muitos gestores ainda não fazem essa conferência, pois acreditam que o procedimento é demorado e complexo. Na verdade, isso só acontece quando você não tem as ferramentas adequadas em mãos ou insiste em realizar processos manuais.

Na era da transformação digital, é um erro não aproveitar todo o potencial que a tecnologia tem a oferecer. Por isso, a maneira mais prática, rápida e segura de obter informações confiáveis sobre a vida financeira dos clientes é por meio de um sistema de consulta de crédito.

Com uma ferramenta como essa, você só precisará inserir o CPF ou CNPJ do cliente e aguardar alguns instantes para ter acesso a diversas informações relevantes para a sua tomada de decisão, como:

  • débitos em aberto;
  • restrições na Receita Federal;
  • score de crédito;
  • cheques devolvidos;
  • protestos;
  • ações judiciais em andamento.

Em resumo, a avaliação do histórico financeiro não precisa ser um processo complexo e demorado. Ela pode ser realizada de maneira discreta e totalmente segura, fazendo com que a concessão de crédito se torne mais acertada e ajude o negócio a crescer — e não o contrário!

Consultar pendências dos clientes não é um luxo do qual a sua empresa pode abrir mão. Diante do pesadelo da inadimplência, é cada vez mais importante analisar com atenção se o consumidor pode receber o crédito que procura. Afinal, “querer nem sempre é poder” e as finanças empresariais não podem ser prejudicadas pela falta de controle financeiro pessoal da sua clientela.

Aposte na tecnologia para consultar a situação de clientes!

Gostou da ideia de fazer a consulta de pendências com rapidez, segurança e eficiência? Clique aqui para entrar em contato com a Assertiva e conhecer a solução ideal para sua empresa!

Deixe uma resposta