O que é política de crédito e qual a importância para o meu negócio?

O que é política de crédito e qual a importância para o meu negócio?

Você também pode acompanhar o artigo O que é política de crédito e qual a importância para o meu negócio? por áudio. É só clicar no player abaixo!

Quem vende e faz negociações a prazo, precisa do amparo da política de crédito. Quando bem estruturada conforme o modelo de negócio, essa análise facilita a rotina da equipe de crédito e cobrança, reduz os riscos com inadimplência e garante a saúde financeira da instituição.

Afinal, foram empregados recursos para manter as instalações, contratar funcionários e tocar a produção e a realização dos serviços. Para vendê-los com promessa futura de pagamento, é preciso ter algumas regras que analisem a idoneidade, capital, capacidade de compra e histórico deste cliente.

Confira a seguir os aspectos fundamentais sobre a política de crédito e entenda seus benefícios. Desejamos uma ótima leitura!

O que é a Política de Crédito?

A política de crédito é o conjunto de regras e procedimentos adotados pela empresa para oferecer prazo de pagamento ao cliente, seja ele uma pessoa física ou jurídica. Essa estratégia pode utilizar diversas ferramentas e recursos, como sistemas que consultam pontuação e histórico financeiro, cruzamento de dados com concorrentes do setor e um pouco do instinto do analista destinado à tarefa.

Os critérios da política de crédito são flexíveis e mutáveis, ou seja, variam conforme o estilo e necessidade do negócio, sendo alterados conforme a estratégia de mercado adotada. Assim, empresas bem consolidadas e líderes de segmento podem ser mais rigorosos, enquanto empreendimentos que precisem vender mais e conquistar novos nichos costumam ter uma política mais flexível. 

Para determinar se vale a pena conceder crédito a alguém e qual valor e prazo máximo para cada avaliação e requisitante, a empresa deve considerar as boas práticas da área e métodos sustentáveis de análise. Considere utilizar a regras dos 5 c’s de crédito, que basicamente são:

  • capacidade — poder do pagador de arcar com seus compromissos;
  • colateral — são as garantias, representadas pelos bens móveis, imóveis ou pela figura do avalista;
  • caráter — histórico financeiro do solicitante do crédito;
  • condições — a situação atual do avaliado, ligada ao contexto econômico e à perspectiva de mercado; 
  • capital — estuda o patrimônio e determina se ele tem montante imediato para liquidar a dívida.

Qual é a importância da política de crédito nas empresas?

Atrelada à gestão de cobrança na maioria dos casos, a definição das estratégias de liberação de crédito está relacionada às vendas, ao crescimento do negócio e à capacidade de pagamento da própria empresa. 

Alguns empresários costumam não dar atenção para a criação dessas normas, ou a política acaba caindo em desuso com o passar do tempo. Essa postura expõe o empreendimento a fragilidades ou pode dificultar a expansão da carteira de clientes.

Ter uma política bem alinhada com a visão do negócio e trabalhando de maneira eficiente garante um diferencial competitivo em relação à concorrência, pois o cliente participa de uma negociação rápida, coerente e que respalda às suas necessidades. O resultado disso costuma ser uma parceria duradoura e vantajosa para ambos.

Por ter total relação com as vendas e o caixa, a definição da política de crédito é uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões, uma vez que a empresa pode modificá-la para facilitar a entrada de receita, enfrentar a sazonalidade ou se adequar ao surgimento de uma crise.

Clique aqui e baixe agora o nosso combo de conteúdos sobre como fazer uma política de crédito!

Quais são os tipos de política de crédito existentes?

As políticas de crédito, de maneira geral, são divididas entre rigorosas, liberais e moderadas. E a escolha por cada uma delas influencia diretamente no que chamamos de política de cobrança, que são as regras que norteiam a cobrança de inadimplentes. 

Para facilitar o entendimento, confira na tabela a seguir como ambos critérios se relacionam e as razões mais comuns para adotar cada política:

CRÉDITOCOBRANÇA
Aumentar as vendasLiberalRigorosa
Adequar venda à capacidade produtivaRigorosaLiberal
Manter a estabilidadeModeradaModerada

Com isso, percebemos que empresas que precisam crescer o volume de faturamento tendem a ser mais flexíveis na concessão de crédito, o que resulta em uma cobrança mais severa para conter a inadimplência.

Por outro lado, empresas que estão passando por momentos de desaceleração mantém regras e prazos mais rígidos. Em contrapartida, a demanda do setor de cobrança será menor e pode ser flexibilizada. 

O modelo moderado é bastante utilizado em nichos hipersegmentados ou que possuem um volume de vendas reduzidos, cujo equilíbrio não exija manobras mais arriscadas das regras de análise e cobrança. 

Cabe lembrar que o setor de cadastro e a atualização da base de dados são bastante relevantes em qualquer um dos três tipos.

O que considerar ao defini-la?

Além de estipular condições e critérios, sua política de crédito precisa estar atrelada ao setor de contas a receber que, por sua vez, alimentará o fluxo de caixa.

A junção vai demonstrar se a medida afeta positivamente o ciclo de pagamentos ou precisa de ajustes. Um sistema ou controle integrado facilita também a identificação de atrasos e acionamento da equipe de cobrança.

Entenda que você precisará estabelecer parcerias para imprimir eficiência a esse processo, sejam elas representadas por uma ferramenta para consulta com análise de CPF e CNPJ, estudo dos demonstrativos financeiros e de resultados dos futuros clientes ou a troca de informações comerciais, comum em alguns setores.

Considere utilizar os recursos de pontuação de crédito e de propensão de pagamentos na elaboração da sua política. Ambos os critérios auxiliam as análises e favorecem uma concessão de crédito com menores riscos. Aproveite as ferramentas listadas acima para utilizar esses dois indicadores, agregando maior precisão em suas liberações.

Outro ponto para destacar é a adequação do tom de voz e das práticas dos setores de crédito e cobrança em relação aos clientes. Seja sua política severa ou mais moderada, o respeito ao falar e lidar com as informações do cliente é fundamental. O comprador deve se sentir confortável em todas as etapas da transação, mesmo ao ser relembrado da dívida. 

A política de crédito precisa ser estruturada conforme às particularidades e objetivos da empresa, caminhando em parceria com sua gestão de caixa e recebimentos. Utilize-a para ajustar suas vendas, deixe sua base atualizada para garantir melhor eficiência e o principal: mantenha a cordialidade com o cliente em todas as etapas de análise e cobrança.

Desenvolva estratégias para reduzir a inadimplência e continuar crescendo!

Ter um percentual de não-pagadores e atrasos é comum na maioria dos negócios. Mas, quando esses casos fogem ao controle, fica difícil pagar as próprias despesas e fornecedores, levando alguns à dependência de empréstimos de giro e redução da margem de lucro.

Adotar uma política de crédito é apenas uma das medidas para reduzir esse número. Clique aqui e descubra as demais com nosso guia completo sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar