Na recuperação de crédito, um dos principais desafios — se não o maior — é o de restabelecer contato com o cliente devedor. E uma das formas de romper essa barreira e garantir a negociação é contar com um sistema de localização de pessoas.
Saiba como aproveitar integralmente todas as oportunidades que esse tipo de ferramenta pode levar a sua operação.
O que é um sistema de localização de pessoas?
Um sistema de localização de pessoas é um grande banco de informações que ajuda empresas com finalidades legítimas a buscar informações sobre os seus clientes, mitigando fraudes, inadimplência e fomentando o relacionamento com clientes.
Ou seja, esse tipo de sistema ajuda na construção de relações comerciais mais saudáveis, tanto para as pessoas quanto para o cliente final.
Pela complexidade desse tipo de solução, a sua gestão é confiada a um seleto número de empresas que cumprem diversas diretrizes legislativas para garantir boas práticas de tratamento dessas informações até que elas cheguem a quem precisa localizar pessoas ou clientes inadimplentes.
Pare para pensar: quantas vezes você ou alguém próximo já trocou de número de telefone ou mudou de endereço nos últimos 5 anos? Certamente você conseguiu contabilizar alguma mudança nesse sentido.
É exatamente neste ponto que começa o trabalho do sistema de localização de pessoas. Esse tipo de ferramenta é um recurso extremamente importante para quem trabalha com concessão de crédito em algum nível.
Ou seja, se você vende a prazo ou confiou algum valor ou serviço a uma pessoa ou empresa; ou, ainda, se deseja manter um processo de relacionamento eficiente com uma base de clientes.
Basicamente, você precisa inserir uma informação que funcione como uma chave de busca. Em outras palavras, algum dado que conecte você ao seu devedor, assim é possível obter de retorno outros dados cadastrais referentes àquele cliente.
Como funciona um sistema de localização de pessoas?
Esse tipo de sistema geralmente disponibiliza alguns critérios para busca que são utilizados para enriquecimento ou a confirmação das informações sobre um devedor.
As chaves de busca mais comuns que podem ser utilizadas em sistemas como esse são nome completo, CNPJ ou CPF.
Por exemplo: você está tentando contatar um devedor há dias, mas só possui no cadastro o CPF do cliente.
A partir disso, você pode utilizar essa informação para obter outros meios de contato com essa pessoa, seja através de recado com pessoas relacionadas ao cliente ou conseguindo contatos atualizados de endereço de e-mail, residencial ou telefone.
Quais os cuidados com a LGPD devo tomar antes de localizar pessoas?
Antes de tudo, é interessante mencionar que a LGPD contribui para a regulação do tratamento de dados pessoais. Dessa forma, ela não tem a intenção de anular ações a quando o tratamento de dados é legítimo.
Essa legitimidade está descrita justamente nas 10 hipóteses legais da LGPD. Para localizar um devedor e executar ações de cobrança, é preciso se enquadrar em pelo menos alguma das hipóteses legais abaixo:
- Proteção ao crédito: casos em que os dados são utilizados para fins de proteção ao crédito, ou seja, na manutenção e na regulação da oferta de crédito entre pessoas e empresas;
- Legítimo interesse: quando os dados tratados tem relação direta com o modelo de negócios da empresa que pretende tratar as informações;
- Exercício regular de direito: circunstâncias nas quais o manejo desses dados é necessário para a celebração de contratos.
Além do cumprimento da LGPD pelas empresas que realizam cobranças, é importante ter um olhar atento a toda rede de tratamento desses dados pessoais.
Sendo assim, além de regular a própria operação, é extremamente importante contar com parceiros que possuem sério compromisso com a LGPD e outras normas que caracterizam fornecedores confiáveis de dados.
Um exemplo disso são as certificações ISO 9001 para gestão da qualidade, e a ISO 27001 para a segurança da informação. É importante escolher parcerias estratégias para que a sua operação esteja enquadrada de ponta a ponta de acordo com legislações vigentes.
Quais informações o sistema para localizar pessoas devolve?
Com dados básicos como nome completo, CPF ou CNPJ, é possível obter uma série de informações que podem ser determinantes para a localização de inadimplentes e, finalmente, a recuperação do débito! Veja quais são as possibilidades de retorno dessa pesquisa e o que fazer com cada uma dessas informações:
Endereço atualizado
Obter o endereço atualizado é muito importante é um dos principais motivos de busca por um sistema de localização de pessoas, principalmente no momento de formalizar a cobrança através de alertas com correspondência física via correios ou até mesmo para o envio de boletos de negociação.
Mesmo com a alta digitalização, em determinadas regiões do país os meios digitais nem sempre são os mais efetivos para obter contato com o seu cliente; assim, considere esse tipo contexto no momento de escolher como executará as suas ações de cobrança.
Telefones
Ter mais de uma opção de telefone ou mesmo atualizar o número que consta no último cadastro do seu cliente facilita muito na diversificação desses contatos e na possibilidade de obter um retorno positivo.
Há soluções, como o Assertiva Localize, que possuem tecnologia própria para identificar e classificar esses telefones de acordo com o histórico positivo de respostas. Isso eleva as suas chances de contato!
Pessoas relacionadas
O contato com as pessoas relacionadas pode ser utilizado para confirmar a identidade do inadimplente, deixar recados e tentar obter algum outro canal de contato com o devedor. Mas cuidado ao expor detalhes sobre a dívida, ainda que o contato seja realizado com uma pessoa muito próxima a ele, como pai, mãe ou cônjuge, por exemplo.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, atividades de cobrança que exponham inadimplente de forma vexatória estão sujeitas a punições.
E-mails
Os contatos via e-mail são bastante comuns em réguas de cobrança automatizadas. Como ele é muito utilizado também por pessoas mal intencionadas, adote algumas boas práticas para localizar e tentar contato com o devedor de forma segura. Exemplo: não envie e não compartilhe informações sensíveis sem ter certeza de que se trata do email do cliente inadimplente.
Score de Crédito
Utilizar um score de crédito antes, na concessão de crédito, e depois, na negociação das dívidas, é bastante importante para entender o potencial de pagamento e o perfil financeiro do cliente inadimplente.
Um diferencial do Assertiva Localize é que além do Score de Crédito, ele retorna um Score de Propensão de pagamento, no qual você poderá analisar o potencial que aquele cliente tem de quitar a dívida e, assim, priorizar as ações de cobrança com determinado devedor.
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