Quem empreende no mercado imobiliário possui um conhecimento que poucos mostram: o do mercado de imóveis da cidade ou região onde atuam. E, para não perder tempo com outros assuntos que não esse, a melhor solução é utilizar um bom sistema financeiro para imobiliária.
A implantação de uma plataforma financeira desse tipo é fundamental para ajudar a imobiliária em processos que podem ser automatizados, como controle de receitas e despesas, cobranças, recebimento de aluguéis e emissão de relatórios.
Veremos neste artigo todos esses tópicos, com dicas essenciais e sempre amparadas nas necessidades de cada negócio imobiliário em relação a uma gestão financeira automatizada e integrada. Acompanhe e aproveite bem a leitura!
Importância de um sistema financeiro para imobiliárias
Plataformas financeiras podem ser consideradas itens praticamente obrigatórios em qualquer empresa, mas em imobiliárias esta necessidade se torna algo fundamental para a saúde da operação. Ou seja, se você tem uma imobiliária, precisa de um bom software de gestão e acompanhamento financeiro!
Para que você possa focar de fato nos pontos fortes do seu negócio imobiliário, precisa sim delegar algumas funções, especialmente as de cunho financeiro, que podem ser realizadas de maneira automática.
Em outras palavras, enquanto você e sua equipe podem se dedicar à prospecção ativa de clientes, um sistema contábil para imobiliárias pode fazer um trabalho que demandaria horas de vários colaboradores.
Além de automatizar tarefas, como cobranças, cálculos de comissões e administração das despesas dos imóveis na carteira, um sistema de gestão financeira permite o repasse de valores de aluguéis para os proprietários e a geração de relatórios precisos e amplos, que podem fornecer uma visão geral do negócio.
Identificando as necessidades da imobiliária
Até aqui, já temos bastante informação para começarmos a pensar melhor sobre sistemas integrados de finanças imobiliárias — mas pode restar uma pergunta: qual o melhor sistema para o financeiro de uma empresa desse tipo?
A resposta é: aquele que atenda a todas as necessidades gerais e específicas do negócio. Trata-se de um tipo de análise que deve ser feita levando-se em consideração diversos aspectos específicos não apenas do setor, mas da própria empresa em particular.
Por si só esse seria um processo já bastante desafiador, ao requerer do empreendedor uma visão do negócio bastante ampla, além da análise dos pontos fortes e fracos da empresa.
Por exemplo: você precisaria de apenas um sistema de gestão de aluguéis e comissões imobiliárias? Ou, ao observar o andamento da empresa nos últimos tempos, nota que seria importante implementar algum tipo de automação na cobrança? Contas a pagar e receber também é um processo que precisaria de uma revitalização?
Esses são exemplos de cunho estritamente financeiro, mas há outros processos que podem merecer uma atenção. Em imobiliárias, a quantidade de documentos e cadastros é muito grande, então adotar um processo de onboarding digital seja também interessante. Também há a análise de crédito na hora de consolidar uma venda ou locação.
[forminator_form id=”15520″]
Pesquisa e seleção do sistema financeiro
Uma vez listadas as necessidades que o sistema financeiro deverá suprir para a sua gestão imobiliária, é hora de realizar uma pesquisa profunda e detalhada sobre qual sistema adotar.
Em suas pesquisas, você provavelmente irá se deparar com termos como ERP para imobiliárias (sigla de Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa), ou CRM imobiliário (sigla de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Embora de escopos diferentes, são todos sistemas e processos bastante consagrados e úteis em uma organização.
Partindo do nosso tópico anterior, no qual falamos sobre as necessidades do negócio, procure considerar em suas pesquisas as principais funcionalidades e atributos que um sistema precisa ter.
Para além das funcionalidades, existem aspectos que também são importantes, e cuja ausência ou inoperância pode causar dores de cabeça bastante incômodas. Por exemplo, é muito relevante que o sistema possua as integrações certas com outros sistemas e operações da empresa, além de um bom suporte técnico e, juntando tudo, um custo-benefício que seja adequado ao momento financeiro da empresa.
Sistemas para otimizar a gestão financeira das imobiliárias
Você vai se deparar com muitas opções durante suas pesquisas para encontrar a melhor solução financeira para administração de imóveis. Muitas são boas, outras não podemos atestar; fato é que nós, da Assertiva, desenvolvemos para você algumas das principais soluções de que você precisa em seu negócio imobiliário:
Assertiva Localize: Análise cadastral de futuros clientes, para que você proteja da inadimplência os imóveis de sua carteira e os seus clientes proprietários, além de conferir muito mais produtividade para a equipe de operações.
Assertiva Recupere: Para casos de clientes já inadimplentes. Esteira de cobrança de alta eficiência, conferindo agilidade, assertividade e altos índices de recuperação de boletos.
Assertiva Crédito Mix: Plataforma completa e de alta confiabilidade para consulta sobre liberação de crédito imobiliário. Para você tomar decisões de concessão de crédito de maneira segura.
Assertiva Autentica: Validação de identidade por meio de biometria facial, conferindo segurança na hora do cadastro e evita fraudes de identificação.
Assertiva Assinaturas: Coleta, validação e armazenamento de assinaturas digitais, processo que torna a venda ou a locação muito ágeis e seguras. Assinaturas com validade jurídica.
Assertiva SMS: Plataforma de envio de SMS, com garantia de entrega das mensagens e relatórios de visualização e interação.
Conclusão
Vimos neste artigo, que a adoção de um sistema de gestão financeira para imobiliária pode ser uma decisão altamente estratégica e com benefícios claros para a operação.
Dessa forma, os profissionais especializados em mercado imobiliário podem voltar suas atenções para suas especialidades, deixando o trabalho financeiro para os processos automáticos.
Para entender quais processos financeiros mereceriam uma funcionalidade de automação, o gestor da empresa precisaria de uma visão ampla e holística do negócio.
A esse respeito, concluímos com uma indicação: baixe agora mesmo a nossa Planilha CRM Imobiliário e tenha em mãos um material completo para otimizar a gestão da sua empresa.