Assertiva Blog
  • Categorias
    • Antifraude
    • Cadastro
    • Cobrança
    • Comunicação
    • Crédito
    • Negócios
    • Vendas
  • Soluções
  • Materiais Gratuitos
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Assertiva Blog
  • Categorias
    • Antifraude
    • Cadastro
    • Cobrança
    • Comunicação
    • Crédito
    • Negócios
    • Vendas
  • Soluções
  • Materiais Gratuitos
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Assertiva Blog
Acurácia: entenda o que é, a sua importância e a aplicação nos negócios

Acurácia: entenda o que é, a sua importância e a aplicação nos negócios

Acurácia: entenda o que é, a sua importância e a aplicação nos negócios

Flávio Alfonso Jr. por Flávio Alfonso Jr.
24/08/2022
in Antifraude

No mundo corporativo e dos negócios, a certeza é encarada sempre com desconfiança. Na verdade, nada é 100% certo ou totalmente correto, sendo necessário sempre lidar com margens de erro. Por isso, a acurácia é um termo que entra em voga hoje.

Em um mundo onde a tecnologia avança sobre os processos corporativos, a acurácia aparece como conceito que cabe muito bem em sistemas que fazem uso de inteligência artificial, machine learning, entre outras.

Vamos desvendar o que de fato vem a ser acurácia, por que é tão importante entendê-la no meio empresarial e como ela vem sendo confundida com outro termo muito comum e parecido, mas cujas diferenças entre si fazem toda a diferença.

  • O que é acurácia
  • A diferença entre acurácia e precisão
  • A importância da acurácia nas empresas
    • Assertividade nas indicações dos sistemas
    • Diminuição de riscos operacionais
    • Tomada de decisões
  • Quais os níveis de acurácia?
    • Nível de acurácia entre 0 e 30% – Baixo
    • Nível de acurácia entre 30 e 90% – Médio
    • Nível de acurácia entre 90 e 100% – Alto
  • Como a Assertiva contribui para níveis elevados de acurácia nas empresas
    • Assertiva Autentica
    • Assertiva Crédito Mix
    • Assertiva Localize
  • Concluindo

O que é acurácia

Acurácia é o nível em que algo está próximo de sua referência de existência. Geralmente aqui falamos de valores, índices ou atributos que adentram uma certa subjetividade.

Em outros termos, podemos também dizer que a acurácia é o quanto um dado resultado se encontra próximo daquilo que se espera que esteja. Assim, quanto maior a acurácia, mais próximo da referência ou valor real é um resultado.

Quer um exemplo? Sabe quando criamos uma conta digital em uma fintech e, durante o cadastro, o sistema nos pede uma foto de nosso documento de identificação?

Esse processo tem um determinado nível de acurácia que, digamos em caráter hipotético, é de 80%. Isso significa que, ao comparar essa imagem com um banco de dados, existe uma indicação de 80% de probabilidade daquela pessoa ser quem diz.

A diferença entre acurácia e precisão

Pelo exemplo dado, poderíamos facilmente postular que acurácia é a mesma coisa que precisão. Afinal, nos parece óbvio que as informações coletadas são 80% precisas, não é mesmo?

Há aqui, no entanto, um equívoco conceitual. Ou seja, acurácia não é a mesma coisa que precisão. Ainda no exemplo, o processo não foi realizado com 80% de precisão — e, sim, de acurácia.

Mas, afinal, já que sabemos o que é acurácia, qual seria então o conceito de precisão?

A precisão é um índice que advém da análise de diferentes medições de algo. Quanto menor for a variação entre os resultados dessas medições, mais preciso o processo é.

A importância da acurácia nas empresas

Voltemos ao exemplo que demos anteriormente neste artigo. Se uma empresa implanta um sistema como esse, que recebe e valida dados de documentos enviados por usuários que desejam fazer um cadastro, uma premissa básica é a de que a empresa precisa confiar nos dados produzidos, certo?

Essa confiança precisa existir balizada por algo — e este algo em questão é o índice de acurácia do dado processo.

Separamos a seguir alguns pontos em que a acurácia se faz importante nos processos das empresas. Acompanhe:

Assertividade nas indicações dos sistemas

Aqui temos a confiabilidade e veracidade dos resultados, dos quais já falamos. Se um sistema entrega um resultado pouco confiável (veremos a seguir sobre os níveis de acurácia), todo o negócio fica prejudicado em termos de segurança e até mesmo de viabilidade.

Diminuição de riscos operacionais

Imagine que, por conta de baixos níveis de acurácia, uma empresa aceita e valida o cadastro de uma pessoa fraudadora, que se passa por outra. Não espere nada menos do que prejuízos de ordem financeira, operacional e até mesmo jurídicos.

Tomada de decisões

É indiscutível que fatos consolidados ajudam em qualquer tomada de decisão, e em um contexto organizacional, esta máxima vale ainda mais. Assim, temos a acurácia também como uma importante aliada em momentos de escolha de novos rumos.

Quais os níveis de acurácia?

Para fins de referência e padrão, podemos determinar alguns patamares de acurácia a serem atingidos nos processos em que estamos envolvidos. Um exemplo genérico e que funciona é o que trazemos abaixo:

Nível de acurácia entre 0 e 30% – Baixo

Pouca ou nenhuma certeza da validade dos dados entregues pelo sistema. Geralmente, os riscos são muito altos e, por isso, não se recomenda operar neste patamar de acurácia.

Nível de acurácia entre 30 e 90% – Médio

Em um nível médio de acurácia, o que vale mesmo é uma análise bastante ponderada sobre os riscos e sobre o que, de fato, está sendo medido e comparado com o referencial da realidade. Dependendo do caso, vale a pena adotar processos com acurácia média.

Nível de acurácia entre 90 e 100% – Alto

Níveis altos de acurácia são os que se deve buscar quando falamos em procedimentos de alto risco operacional e que se relacionam de forma íntima com as regras de negócio da organização.

[forminator_form id=”15380″]

Como a Assertiva contribui para níveis elevados de acurácia nas empresas

Já que estamos falando em níveis altos de acurácia, que tal então conhecermos alguns exemplos reais?

A Assertiva possui em seu portfólio algumas soluções com níveis muito altos de acurácia, que permitem à sua empresa confiar nas entregas e diminuir o risco operacional na sua empresa. Confira!

Assertiva Autentica

O Assertiva Autentica fornece score para validação de identidade e prevenção à fraude com biometria facial. Perfeito para integrar sistemas de cadastro em empresas financeiras e com entregas sensíveis.

Assertiva Crédito Mix

Vender ou conceder crédito hoje pode ser uma operação muito arriscada, dada a quantidade e o nível técnico dos fraudadores, além dos inadimplentes. Evite tudo isso com as análises e scores gerados pelo Assertiva Crédito Mix!

Assertiva Localize

Encontre dados atualizados de clientes e devedores, com alta acurácia e muita agilidade. O Assertiva Localize ajuda a encontrar devedoras para facilitar a cobrança e reduzir os índices de inadimplência de sua empresa, seja qual for o segmento e tamanho!

Concluindo

Agora que você já sabe tudo sobre acurácia, seu conceito, benefícios e aplicações, que tal ampliar um pouco mais o seu conhecimento?

Recomendamos a leitura do artigo Score 360: Como evitar fraudes e analisar vendas de uma forma segura — assunto que tem tudo a ver com o que acabamos de tratar!

Flávio Alfonso Jr.

Flávio Alfonso Jr.

Flavio Alfonso é um jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo para áreas de gestão de negócios. Ele escreve sobre finanças empresariais, crédito, cobrança, processos cadastrais e gestão de dados em geral. Flavio também é mestre em linguística, especialista em marketing digital e jornalista.

Conteúdo Relacionado

Saiba tudo sobre diligência prévia de pessoa física
Antifraude

Quais informações analisar em diligência prévia de pessoa física

Saiba o que analisar na diligência prévia de pessoas físicas para mitigar riscos e garantir segurança nas transações comerciais.

por Marcos Favero
31/03/2025
Due Diligence imobiliária: Melhores Práticas
Antifraude

Due diligence imobiliária: conheça as melhores práticas

Garanta transações seguras com uma due diligence imobiliária eficaz. Evite riscos jurídicos e financeiros. Saiba como se proteger!

por Marcos Favero
30/03/2025
Fraude contra credores: como identificar e prevenir
Antifraude

Fraude contra credores: como identificar e prevenir prejuízos na sua empresa

Descubra o que é fraude contra credores, como identificá-la e dicas para prevenir prejuízos financeiros em sua empresa.

por Juliana Piccoli
21/01/2025
Guia Prático de Solução Antifraude para E-commerce
Antifraude

Antifraude para e-commerce: conheça as melhores práticas para reduzir fraudes

Descubra o papel crucial das soluções antifraude para e-commerce, como implementá-las e os benefícios que elas proporcionam.

por Juliana Piccoli
22/08/2024
image
  • Antifraude
  • Cadastro
  • Cobrança
  • Comunicação
  • Crédito
  • Institucional
  • Negócios
  • Vendas
Segurança da Informação

Assertiva Soluções © 2025

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Categorias
    • Antifraude
    • Cadastro
    • Cobrança
    • Comunicação
    • Crédito
    • Negócios
    • Vendas
  • Soluções
  • Materiais Gratuitos

Assertiva Soluções © 2025