Toda negociação se inicia com um contato. Por mais incrível que pareça, um dos maiores desafios dos profissionais de cobrança não é seguir um script ou trazer argumentos convincentes para a conversa. O obstáculo mesmo é localizar o devedor para iniciar o processo de recuperação da dívida.
Costumamos dizer que bons operadores são também investigadores profissionais, já que nem sempre é possível ter todas as informações do devedor em mãos e atualizadas no sistema. É fundamental então que toda a equipe possa contar com diferentes fontes e locais de informação para cruzar os dados necessários e aumentar as chances de localizar o mau pagador.
Este é o tema desta nossa conversa. Continue conosco e confira 10 fontes e ferramentas para localizar o seu devedor e ampliar suas chances de recuperação da dívida. Entenda mais!
Porque localizar devedores é um desafio
Ao longo da vida, pessoas moram em mais de um local, trocam de telefone fixo com certa regularidade e mudam número de telefones celulares e e-mails com uma frequência ainda maior.
Quando uma empresa precisa entrar em contato com essas pessoas para venda, cobrança ou citação em petição judicial, passa a existir um desafio.
A localização de pessoas e empresas é fundamental para facilitar processos de cobrança e para a validação de dados cadastrais.
A possibilidade de voltar a localizar uma pessoa após mudanças de endereços, telefones ou e-mails é uma forma de dar segurança para as empresas que trabalham com venda a prazo/crédito.
Principais fontes de informação para localizar devedores
1. Dados de processos internos
Uma forma gratuita e rápida de obter contatos do seu público devedor é dentro do próprio sistema da empresa. Mas, para isso, é preciso que ele seja alimentado corretamente e muito organizado, de modo a deixar a pesquisa dos operadores mais ágil. Fazer uma higienização periódica da base é fundamental para manter esses dados sempre relevantes.
Por isso, tenha em mente que toda informação é útil e deve ser armazenada. Quem conta com um CRM (Sistema de Gerenciamento de Dados e Relacionamento com Clientes) têm ainda mais facilidade ao fazer essa varredura. Entretanto, registros pessoais de vendedores, informações de visitas técnicas, logística ou qualquer ponto de contato com clientes pode conter aquele telefone e endereço que você tanto precisa.
Palavra da especialista: “Dados desatualizados podem dificultar o contato com clientes e comprometer campanhas de marketing. Manter os dados atualizados permite personalizar ofertas e melhorar o relacionamento com os clientes. Usar dados para entender o comportamento de compra dos clientes e personalizar ofertas. Por exemplo, enviar SMS com promoções na hora que o cliente costuma fazer compras pode aumentar a proximidade e a eficácia das campanhas.” Lígia Nardy – COO e Cientista de Dados na Assertiva Soluções. Possui MBA em negócios e inteligência artificial. Cursos de pós graduação e de extensão em estatística, finanças, SAS, R, Python e Big Data. Fonte: Webinar – Alavancando seus resultados com dados atualizados.
2. Serviços de localização de devedores
A vantagem dos sistemas de localização de devedores é que eles funcionam como um banco de informações super completo, sem demandar que o operador pesquise em diversas fontes diferentes para garimpar um contato válido do devedor.
Por mais que o inadimplente não atualize seus dados perante os credores, vez ou outra ele necessita fornecê-los para uma nova compra ou em serviços públicos diversos. A empresa especializada consegue pescar essas informações do mercado e reuni-las em um único registro.
A navegação desse tipo de aplicação é bastante amigável, possibilitando fazer a validação cadastral em pouco tempo. É o que acontece com quem utiliza o Assertiva Localize, o sistema de validação de contatos da Assertiva, que conta com a maior base cadastral do Brasil.
3. Serviços de proteção de crédito (birôs)
As empresas de proteção de crédito são a fonte de informação mais conhecida e divulgada para localizar devedores. Porém, esses birôs utilizam fontes diferentes de informação, fazendo com que um tenha dados que o outro não tem.
Assim, para que você não precise contratar mais de um birô de crédito ou de informações, procure avaliar bem e optar por aquele com a melhor média de assertividade, mas sabendo que nenhum deles será perfeito.
4. Junta Comercial
As Juntas Comerciais de todos os Estados são uma excelente fonte de dados, embora forneça somente informações sobre pessoas jurídicas. Em São Paulo, por exemplo, é possível acessar a Jucesp Online que oferece diversos relatórios gratuitos e alguns serviços pagos, mais complexos. Para a busca de informações para cobrança, as versões gratuitas podem contribuir.
5. Sindicatos Patronais
Os sindicatos patronais são considerados boas fontes de consulta, uma vez que as empresas de cobrança podem se associar ao IGeoc (Instituto de Gestão de Excelência Operacional em Cobrança) ou à Aserc (Associação Nacional das Empresas Recuperadoras de Crédito). Isso permite um acesso a contatos como e-mail, telefone e endereço atualizadas, enriquecendo a sua pesquisa de devedores.
6. Cartórios
Cartórios de protesto, registro de títulos, civil e de imóveis, disponibilizam um serviço de pesquisa de crédito que permite acessar informações diversas e obter contatos de pessoas físicas e jurídicas.
Apesar de bastante útil, é comum encontrar dados desatualizados nesses sistemas. Assim, o custo e as falhas no cadastro do serviço acabam não compensando a aquisição.
7. Fóruns diversos
Os fóruns são um serviço de apoio interessante para os profissionais de cobrança, seja para a busca de contatos ou para trocar experiências do setor. Em relação à investigação sobre devedores, os melhores fóruns para obter dados atualizados são os de cartórios diversos e tribunais de justiça.
8. Fóruns criminais e Tribunal Eleitoral
Sabe quando todas as fontes de pesquisa se esgotaram e não há mais onde buscar dados do devedor? Os Fóruns criminais são um recurso valioso, uma vez que o devedor pode ter passagem criminal ou processo em seu nome. O recurso, portanto, não deve ser descartado.
No caso da pesquisa em Tribunais Eleitorais, as chances de localizar o devedor são boas, embora seja necessário saber também o domicílio eleitoral de seus clientes para efetuar a busca.
9. Pesquisas no Google
Muitas vezes não é preciso ir tão longe para realizar uma busca de contatos. A pesquisa no Google pode revelar informações importantes que permitem validar os dados existentes ou obter novos tipos de contato. O recurso permite enriquecer o sistema e efetuar a cobrança devida.
Os mecanismos de busca oferecem resultados de pesquisa para nomes, documentos de identidade e registros empresariais. Assim, é possível investigar as ações do inadimplente dentro de sites, redes sociais, concursos e cadastros em órgãos públicos.
Tome cuidado com ocorrência de homônimos para não coletar dados incorretos. É mais comum do que se imagina!
10. Redes Sociais
Como mencionamos, as redes sociais permitem um acesso fácil e rápido a milhares de perfis. Em muitos casos, os usuários deixam informações de e-mail e telefone abertas para o público e melhor: você tem acesso a elas de forma gratuita. Apenas tome cuidado com as contas fakes e dados desatualizados.
Localizar o devedor é desafiador, ainda mais se o banco de dados da empresa não estiver bem atualizado. Vimos aqui diversas fontes de informações de devedores, muitas delas gratuitas.
Agora, se precisa otimizar sua operação e obter um processo de cobrança mais ágil, a melhor saída é realmente investir um pouco mais e utilizar um serviço especializado de localização.
Qual a importância de cada informação na hora de localizar pessoas e empresas
Quando você busca informações sobre uma pessoa com as quais precisa se comunicar para venda ou cobrança, é importante entender o motivo do seu contato e a relevância que cada um dos canais de contato têm para o seu objetivo final.
Se o seu objetivo é encontrar pessoas para cobrança, então os melhores canais de comunicação serão o telefone fixo ou celular.
No caso do telefone fixo, você pode usar tanto o telefone direto da pessoa pesquisada quanto telefones de pessoas relacionadas a ela, como vizinhos, parentes, etc.
Às vezes, a localização de pessoas tem como objetivo a validação de dados cadastrais, visando diminuir o risco na hora de fechar negócios. Nesse caso, todas as informações são importantes.
Você pode cruzar informações fornecidas como documentos, e-mails, nome da mãe, pessoas que moram no mesmo endereço, endereços nos quais o pesquisado mora ou já morou, empresa na qual ele trabalha ou trabalhou, etc.
Esse conjunto de informações, se bem utilizado, pode significar uma enorme melhora na performance da sua empresa.
Tenha as melhores ferramentas para facilitar a localização de clientes!
Além de uma base cadastral eficiente e bem estruturada, o uso de ferramentas de localização permite alcançar pessoas físicas e jurídicas de forma rápida. Clique aqui e entenda como o Assertiva Localize pode ajudá-lo nessa tarefa, otimizando seu processo de cobrança, vendas e crédito!