6 passos essenciais para aumentar a carteira de clientes

O consumidor é a razão de existir de qualquer empresa. Independentemente do seu porte ou área de atuação, é certo que um de seus maiores objetivos é conquistar uma boa carteira de clientes.

Acontece que, em um mercado repleto de concorrentes, essa é uma missão que exige planejamento e estratégia. Então, como atrair, conquistar e fidelizar o público ideal?

Este post é uma leitura obrigatória para todos os gestores e empreendedores que desejam ampliar sua rede de clientes sem se expor a riscos ou gastar demais. Quer aprender? Continue a leitura!

Por que uma empresa deve conhecer os seus clientes?

Pode parecer clichê, mas a conquista de um cliente se assemelha a um casamento. Para que esse relacionamento entre duas pessoas se inicie e dure — até que a morte os separe — é preciso conhecer bem o parceiro, não é mesmo?

Na relação entre uma empresa e seu público, a premissa é a mesma! Afinal, apenas as marcas com amplo conhecimento do perfil de seus consumidores conseguem entender suas necessidades, oferecer um atendimento personalizado e, claro, fidelizá-los.

Se pararmos para analisar o mercado e as estratégias empresariais, veremos que o cliente é o centro das atenções. O trabalho focado no produto já não é mais suficiente e, por isso, os setores de marketing e vendas se concentram em quem realmente faz o negócio crescer.

Em resumo, conhecer os seus clientes é o que garante uma atuação coerente e eficiente. Com informações precisas em mãos, é mais fácil planejar suas ações para ampliar a sua carteira de clientes com agilidade, segurança e economia.

Quais são os 6 passos para aumentar a carteira de clientes?

Partindo da premissa de que você já estudou bem o perfil de consumidor que deseja atrair, é hora de aprender a aumentar a sua carteira de clientes de uma maneira estratégica.

Isso mesmo! A seguir, você terá acesso a 6 dicas que mostram que a conquista de um bom cliente pode ser mais simples do que parece. Afinal, com as técnicas corretas, o esforço e os gastos serão bem menores. Confira!

1. Invista em marketing de conteúdo

Já estamos na era digital e se o seu negócio ainda não entendeu isso, é hora de mudar suas abordagens e dar mais valor ao universo online.

O brasileiro está no Top 3 em tempo de conexão com a internet. Com mais de 9 horas diárias acessando a rede, o país perde apenas para a Tailândia e Filipinas. Isso significa que as empresas devem investir nesse meio para atrair e conquistar mais clientes.

O marketing de conteúdo é a estratégia ideal para isso. Por meio da criação de conteúdos úteis e personalizados para o seu público, você poderá ampliar sua carteira e se tornar referência em sua área de atuação. Por isso, não deixe de aproveitar essa tendência!

2. Elabore metas para sua equipe de vendas

Vender mais é o objetivo de qualquer negócio, mas para que sua equipe de vendas seja realmente eficiente é preciso criar metas.

Com base em análises de mercado, defina com clareza aquilo que se espera de cada um de seus colaboradores. Eles precisam entender a importância de prospectar clientes e se esforçarem para alcançar bons números para a empresa.

Lembrando que é possível trabalhar com um sistema de recompensas como incentivo pelo bom trabalho. Nesse caso, é preciso acompanhar os resultados de perto, fornecer feedbacks e motivar o time com prêmios, bônus e outros benefícios.

3. Treine o seu time de vendas

Vender é uma arte. Não há qualquer exagero em dizer isso, pois não é simples estabelecer uma relação de confiança com uma pessoa e levá-la a adquirir o seu produto quando existem diversos no mercado (muitas vezes bem similares).

Portanto, não deixe de investir em treinamento. Seu time de vendas deve ser capacitado para dominar técnicas de atração, negociação e fidelização de consumidores.

Quanto mais você treina seus colaboradores, mais aptos eles estarão para identificar um bom cliente e superar possíveis objeções durante o processo de vendas. Como consequência, sua empresa aumenta a rentabilidade e sua equipe se sente mais motivada e preparada para os desafios do dia a dia.

4. Proporcione experiências diferenciadas

Diante de uma concorrência tão qualificada, é preciso encontrar o seu diferencial competitivo. Muitos fatores podem se destacar, mas as experiências merecem um enfoque especial.

O consumidor moderno não quer apenas comprar um produto. Ele está em busca de algo diferente e, em muitos casos, paga a mais por isso. O que você precisa entender é que a venda deve ser personalizada e proporcionar sensações positivas em seu cliente.

Quando ele se sente valorizado e desfruta de uma experiência diferenciada, dificilmente troca o seu negócio por outro. Em resumo, a conquista de uma boa carteira de clientes depende de um atendimento que não se limita ao comum. Por isso, pense fora da caixa!

5. Crie pré-requisitos para a entrada de novos clientes

Todo negócio quer conquistar clientes, mas nem todas as pessoas devem fazer parte de sua carteira de clientes. Explicando melhor, é necessário criar pré-requisitos para que uma pessoa faça parte desse grupo.

Existem diversos aspectos que podem ser analisados nessa fase. Afinal, bons clientes são aqueles que compram, pagam e indicam sua marca a outras pessoas.

Imagine, por exemplo, que alguém adquiriu um produto para pagamento parcelado, mas está inadimplente há algum tempo. Nesse caso, não é interessante conceder um novo crédito a ele. Assim sendo, um pré-requisito importante é o bom relacionamento com o mercado e sua empresa.

6. Crie um sistema de vendas

Por último, o que acha de criar um sistema de vendas? No cotidiano do setor, podemos perceber que cada vendedor tem um modo de abordar, conversar, trabalhar as objeções e finalizar a venda.

O gestor pode observar essas ações e identificar as que proporcionam os melhores resultados para a empresa. Dessa forma, desenvolverá um sistema com base em ações que já comprovaram sua eficácia.

A ideia é criar um método de vendas eficaz e fazer com que as boas práticas sejam compartilhadas e replicadas por todos os colaboradores.

O que achou das dicas para aumentar sua carteira de clientes? Como é possível perceber, são tarefas simples de serem colocadas em prática, mas que garantem resultados surpreendentes. Se você deseja melhorar sua capacidade de atração e prospecção de novos clientes, não deixe de aplicá-las em seu cotidiano.

Afinal, por que monitorar riscos e oportunidades na carteira de clientes?

Nem todo mundo que deseja comprar de sua empresa merece sua confiança, não é mesmo? Por isso mesmo, é essencial monitorar de perto os riscos e, claro, as oportunidades que existem na carteira de clientes. Clique aqui e conheça melhor os benefícios dessa estratégia!

Deixe uma resposta