As soluções biométricas já são uma realidade em nosso dia a dia. Para abrir sua conta em um banco digital, entrar no seu condomínio ou até mesmo acessar serviços no seu caixa eletrônico em uma agência bancária.
A boa nova é que desde 2021, o pagamento por biometria também está crescendo no Brasil e no mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela Visa, 48% dos entrevistados acreditam que a biometria é o método mais seguro que as senhas.
Descubra como essa nova forma de executar pagamentos está transformando o mercado e como aproveitar o potencial para o seu negócio.
O que é pagamento por biometria?
O pagamento por biometria se trata de uma nova tecnologia de pagamento que usa uma série de características físicas para autenticar uma compra ou operação financeira.
Com o uso de traços que são “marcas registradas”, as compras podem ser aprovadas através da confirmação de informações que são traços únicos e intransferíveis de cada pessoa.
Entre os formatos de reconhecimento biométrico estão as impressões digitais, reconhecimento de voz, de íris e a tecnologia mais recente em uso que é a de biometria facial.
Como funciona o pagamento por biometria?
O pagamento por biometria funciona a partir de três bases fundamentais: cadastro e disponibilidade da informação biométrica, autenticação e conclusão da compra:
Primeiro, é necessário que sua loja física ou digital disponha de um cadastro das características biométricas do seu cliente, como impressão digital ou fotografia da face. Ou também, que a solução utilizada para autenticação esteja atrelada a uma base de dados biométricos.
Depois disso vem a etapa da autenticação, nas quais as características salvas nesse banco de dados próprio ou de outras fontes de origem são comparadas às fornecidas no momento da compra.
Utilizaremos o exemplo de uma autenticação via reconhecimento facial. Com a foto do cliente salva, solicita-se uma nova fotografia no momento da compra e com isso os músculos faciais são um dos fatores analisados e validados conforme a fotografia do banco de dados.
Em paralelo a isso, também é comum pedir uma prova de vida, como a realização de alguns movimentos específicos que provem que aquela não se trata, na verdade, de uma imagem estática, o que possibilitaria alguns tipos de fraudes.
Caso o score da foto seja positivo, ou seja, aponte alto grau de confiança de que as duas imagens apresentam a mesma pessoa, a compra é aprovada!
O processo parece um tanto complexo e científico, mas isso não implica em serviços demorados e burocráticos. Pelo contrário, veremos a seguir que velocidade é justamente uma das vantagens desse tipo de autenticação biométrica.
Palavra do especialista: “A autenticidade biométrica vem como fator complementar, lícito, legal, permitido pela LGPD para verificação da autenticidade, verificação se quem está contratando é aquela pessoa mesmo” Dr. Leandro Alvarenga Miranda – Advogado, especialista em privacidade e direito digital, DPO, pós graduado em direito civil e processo, mestre e doutorando pela UAB da Espanha. Fonte: Webinar – Fraude nas empresas: quais são os riscos jurídicos para o seu negócio?
Quais as vantagens de usar a biometria para pagamento?
Para empresas
Potencial de aumento de faturamento
Ao disponibilizar uma forma de pagamento que não necessariamente precisa estar condicionada à posse de um cartão físico ou uso de senha, por exemplo, os clientes podem realizar suas compras autenticadas biometricamente sem impeditivos.
Isso amplia a margem e a possibilidade de vendas para os negócios que optam por disponibilizar essa solução.
Redução da inadimplência
São diversas as formas utilizadas por fraudadores para cometer crimes e realizar compras de forma criminosa. Com fraudes financeiras o lojista acaba não vendo o dinheiro retornar para o caixa e, em alguns casos, ainda precisa se retratar com o titular da informação em casos de fraudes cadastrais devido a cobranças indevidas.
Pensando nisso, o pagamento por biometria é uma das maneiras mais práticas e seguras para driblar fraudes desse tipo ou até mesmo a autofraude, aquela que o titular do documento afirma não ter realizado a compra e reclama o valor de volta.
Com soluções de validação biométrica, o estabelecimento pode se certificar de que quem está fazendo a compra é realmente o titular dos dados de pagamento.
Competitividade
Velocidade, praticidade e segurança são aspectos que elevam significativamente a experiência do cliente.
Ao adotar o pagamento por biometria, é possível ganhar cada vez mais espaço e competitividade no mercado, principalmente em segmentos mais amplos e de concorrência acirrada como o varejo.
Para clientes
Praticidade
Com apenas alguns cliques, sem necessidade de preencher longos formulários de cadastro, os clientes podem concluir suas compras em lojas físicas ou digitais.
Além disso, como a biometria já garante alta confiabilidade e segurança, não é necessário o uso de cartões e senhas para realizar uma compra, tornando o processo muito mais prático e cômodo.
Segurança
Além de tornar tudo mais ágil, a segurança é um dos principais atrativos e benefícios do uso do pagamento biométrico também para o cliente.
Primeiro, porque em alguns fluxos, a biometria pode estar atrelada a soluções de carteiras digitais e a outras formas de centralização de dados bancários. Assim, não é necessário inserir dados de pagamento e arriscar expô-los de alguma forma.
Além disso, ao optar por essa forma de pagamento o consumidor também tem a segurança de que ninguém além dele poderá realizar compras, uma vez que o processo de autenticação bloqueia qualquer atividade de terceiros.
Como a biometria pode trazer mais segurança para sua empresa?
Validação cadastral
Imagine o quanto tempo pode ser otimizado na etapa de cadastro dos seus clientes com uma tecnologia de biometria. Algumas empresas têm dezenas ou centenas de análises de documentos e cadastros para realizar todos os dias.
Seja com documentos físicos, cópias ou fotos digitais, realizar análises manuais atrasa o onboarding de clientes e parceiros e traz mais riscos. Uma vez que documentos e dados falsificados podem passar despercebidos.
Com análises biométricas, em poucos passos, já é possível confirmar informações sobre a identidade do cliente e graças a recursos como de OCR (Optical Character Recognition) aliados também a integração com bancos de dados públicos, as informações cadastrais básicas já podem ser preenchidas automaticamente.
Redução de fraudes
Esse risco já é bastante minimizado por um processo cadastral mais seguro e eficiente. Com ele é possível bloquear o uso de documentos de titulares por terceiros e a realização de compras não autorizadas.
Esse tipo de sistema antifraude respalda o comércio de duas formas muito importantes. Primeiro, ao se certificar de que você realmente está vendendo para o titular do documento, você minimiza os casos de inadimplência originários de fraudes.
Isso significa que ao validar corretamente um documento, você pode te assegurar de que mais tarde a ausência do pagamento não se trata de uma compra criminosa e com pouca ou nenhuma chance de recuperação do débito.
Depois, há também o fato de que a empresa pode sofrer punições ao cobrar indevidamente uma pessoa. Isso ocorre quando o fraudador utiliza documentos falsificados e se apropria da identidade de uma pessoa com histórico legítimo, tendo o crédito para a compra aprovado equivocadamente.
A tecnologia de biometria é hoje uma das maiores aliadas em processos de vendas e celebração de contratos. Pelo seu alto grau de complexidade e a crença de que é uma tecnologia exclusiva de grandes empresas, os negócios de pequeno porte ainda relutam em adotar um processo mais ágil e seguro.
Se você quer fazer diferente e descobrir como adotar um sistema mais seguro para celebração de contratos e pagamentos por biometria, saiba como escolher uma solução de biometria facial ideal para ter uma tecnologia de ponta e acessível.