Nem só das digitais vive o reconhecimento biométrico. A prova de vida pela leitura dos dedos é um dos tipos de biometria mais conhecidos, mas é apenas uma dentre tantas alternativas para validação de identidade e prevenção de fraudes que o mercado oferece.

É constante a incidência de golpes no contexto empresarial, o que comumente gera grandes prejuízos financeiros. Um problema de escala mundial, intensificado pelo crescimento da internet e o atrelamento — inevitável — de processos ao ambiente digital. Investir em tecnologias e rotinas para reduzir esse risco é cada vez mais indispensável.

Separamos aqui as principais opções de biometria existentes. Além de adquirir conhecimento você pode, quem sabe, escolher aquela que melhor atende às necessidades do negócio. É só prosseguir com a leitura!

O que é biometria?

O termo biometria é o resultado da junção do radical bio (vida) e da palavra grega metria (medida). É, portanto, o estudo estatístico de características físicas e comportamentais dos seres vivos, ou o mecanismo que detecta a prova de vida por meio de determinados parâmetros.

Esse recurso tem como principal finalidade a identificação única de um indivíduo. Os sistemas biométricos se baseiam em três componentes básicos: a captura do dado, a extração (reprodução da informação em um padrão) e a comparação do material em um grupo preestabelecido.

Atualmente a coleta biométrica utiliza softwares com algoritmos que coletam informações específicas (formato, timbre, padrões geométricos etc) de uma amostra e analisam se o material pertence a um organismo vivo. 

Após a confirmação, esses dados são comparados com os de outros indivíduos pertencentes a um banco de dados e o sistema retorna com uma confirmação positiva ou negativa da identidade do portador do material biométrico.

Quais são os principais tipos de biometria?

O ponto central da validação biometria é a análise de material biológico, por meio de softwares e hardwares específicos. Alguns tipos de biometria exigem a instalação de equipamentos para leitura e captura de informações, enquanto outros necessitam apenas de um aplicativo de celular. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

Reconhecimento de voz

A voz humana é formada com base no aparato vocal de cada pessoa, composto por laringe, cordas vocais, formato da língua, da boca, entre outros detalhes. Com base nessas variáveis é possível reconhecer cada timbre de forma única, utilizando-o como um sistema de reconhecimento.

Entretanto, esse não é um dos modelos mais utilizados para prevenção de fraudes, especificamente, uma vez que o relaxamento das cordas vocais com o passar da idade pode alterar o tom e dificultar o reconhecimento do indivíduo. Fatores comportamentais como tabagismo e doenças do aparato respiratório também podem interferir.

Impressão Digital

Um dos tipos de biometria mais conhecidos, sendo utilizado inclusive como validador da Justiça Eleitoral e em sistemas penais do mundo todo. Consiste na leitura ótica dos padrões de sulcos e vales presentes nos dedos das mãos. Esses pequenos relevos são traduzidos para o sistema no formato de um código, conhecido como identificador biométrico.

Reconhecimento Facial

A biometria facial é um sistema de validação muito utilizados por bancos e instituições financeiras. Seu uso é relativamente recente, mas vem crescendo consideravelmente, tanto para controle de acesso quanto para validação cadastral antifraude.

O recurso mapeia traços e características de cada rosto, compila essas informações e executa uma varredura no banco de dados em busca de uma foto cujos padrões sejam idênticos. A comparação pode ser feita também posicionando a imagem real da pessoa ao lado da foto de seu documento pessoal.

Tudo é feito por meio de equipamentos de captação da imagem, ou somente por softwares de análise. É possível efetuar essa prova de vida em duas ou 3 dimensões (2D ou 3D). O grau de assertividade desse modelo chega a quase 100%, sendo capaz de distinguir até mesmo gêmeos idênticos.

Leitura ocular

O reconhecimento ocular se baseia na leitura da íris e da retina, elementos únicos em cada ser humano. A leitura biométrica é feita por meio de uma luz de infravermelho que reconhece o formato dos vasos sanguíneos nessas duas partes do olho.

Geometria das mãos

O reconhecimento por geometria das mãos necessita de um dispositivo que faz a verificação da mão e o compara com uma base de dados. Esse perfil é obtido a partir do tamanho dos dedos, desenho das articulações e largura óssea do indivíduo.

O aparato necessário para fazer a leitura tem um custo mais elevado em relação aos demais sistemas biométricos. Sua leitura pode ser um pouco mais complicada, uma vez que é preciso posicionar a mão sempre da mesma forma como realizado no dia do cadastramento.

Quais as vantagens de utilizar biometria na segurança antifraude?

O cenário das fraudes está em constante mudança e evolução. Pessoas e empresas precisam se proteger com os recursos de segurança da informação possíveis, de modo a não se tornarem cada vez mais vulneráveis à ação de criminosos.

Dentre os controles existentes o uso dos sensores biométricos acaba sendo um dos mais versáteis dentro das organizações, pois possibilita a proteção tanto das fraudes internas quanto as externas. 

O uso de um ou mais tipos de biometria, combinados, oferecem uma série de desdobramentos positivos, como a diminuição das perdas financeiras, maior eficiência nos processos de análise de crédito e validação de clientes e, consequentemente, uma redução nos custos operacionais do negócio.

Com os benefícios colhidos a partir de um bom sistema antifraude, é possível otimizar toda a política de segurança. Mas para isso é fundamental que não se invista em tipos de biometria e tecnologias antigas, que podem perder a eficácia de uma hora para a outra e requerer novas aplicações para continuar protegendo a empresa.

Onde aplicar a biometria nas empresas?

Mencionamos de maneira abrangente como os mecanismos de identificação biométrica podem proteger e gerar ganhos financeiros para as empresas. Nosso papel a partir de agora é mostrar como e onde utilizar essas ferramentas.

Prevenção de fraudes internas

A biometria fortalece a segurança em processos internos, como sistemas e setores de acesso restrito. O recurso vai inibir possíveis desvios financeiros, roubo de dados e o uso de recursos por pessoas não autorizadas.

Análise de crédito

Essa é definitivamente a nossa praia. As fraudes em pedidos de crediários são constantes. Geralmente são realizadas a partir da falsificação de documentos e de pessoas se passando pelo verdadeiro cliente.

O uso de sistemas modernos de biometria na análise de crédito — como o reconhecimento facial — é, portanto, um dos melhores aliados na verificação de identidades e validação de documentos. 

Utilizando paralelamente com outras ferramentas de consulta e validação, o mecanismo tende a tornar o processo de análise mais rápido, reduzindo custos com a cobrança de inadimplentes e recuperação de dívidas.

Controle de acesso

Além de restringir a entrada de algumas pessoas a determinados sistemas e áreas, a biometria pode também automatizar o registro da entrada de funcionários, clientes, fornecedores e visitantes. Assim, o risco de invasão e as falsificações de crachás de acesso serão minimizadas.

Movimentações financeiras

Com um número crescente de bancos e financeiras adotando a biometria facial, operações mais complexas como a contratação de empréstimos e transferências de alto valor podem exigir uma prova de vida vinculada à conta, como forma de autenticação.

Isso deixaria o empresário mais seguro para realizar suas transações do dia a dia, sabendo que existe uma barreira extra contra o ataque de hackers ou de colaboradores mal-intencionados.

As estratégias dos fraudadores se reinventam a todo momento e as empresas precisam de táticas e tecnologia para se defender. Alguns tipos de biometria cumprem bem esse papel, oferecendo maior segurança nas transações financeiras, processos internos e vendas a prazo.

Além do conhecimento que você adquiriu aqui, considere implementar uma dessas soluções no futuro, blindando-se contra os crimes que tanto prejudicam o crescimento e desenvolvimento empresarial.

Saiba como escolher uma solução de biometria facial

Agora que você já conhece os tipos de biometria, já pode começar a considerar as melhores para o seu negócio. Neste outro artigo aqui, nós listamos algumas dicas para escolher uma solução de reconhecimento facial para ajudar a sua operação!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar