Você sabe como um sistema de prevenção à fraude pode proteger sua empresa? As fraudes em empresas envolvem manipulação e omissão de dados e documentos, o que pode gerar graves danos ao ecossistema corporativo.
Uma das principais condições para a ocorrência de fraudes é a falta de transparência. A prevenção à fraude deve ser feita tanto interna como externamente, e inclui monitoramento e gestão de fraudes nos relacionamentos com fornecedores e clientes.
As fraudes mais comuns no Brasil envolvem cartões de crédito e cadastros. Para identificar uma fraude, as empresas podem utilizar a tecnologia como uma grande aliada.
Neste artigo, serão exploradas estratégias práticas a fim de ajudar empresas a se protegerem contra fraudes e prejuízos financeiros.
O que é uma fraude?
Fraude é definida como qualquer ação ilícita ou enganosa praticada com a intenção de obter vantagens indevidas e prejudicar terceiros. As fraudes em empresas envolvem manipulação e omissão, o que pode gerar graves danos ao ecossistema corporativo.
Algumas das atitudes fraudulentas mais comuns incluem falsificação de documentos, adulteração de contratos para mudar resultados, apropriação indébita de ativos e registro de transações não comprovadas.
A falta de transparência é uma das principais condições para a ocorrência de fraudes. Segundo o “triângulo da fraude”, teoria apresentada por Donald Cressey, a motivação para o comportamento ilícito é explicada pela combinação de três fatores: pressão, oportunidade e racionalização.
A prevenção à fraude deve ser feita tanto interna como externamente, e inclui monitoramento e gestão de fraudes nos relacionamentos com fornecedores e clientes.
Quais os tipos de fraudes mais comuns no Brasil?
Cartão de crédito
As fraudes envolvendo cartão de crédito são um dos principais tipos de fraudes que geram preocupação das empresas, já que o Brasil é um dos mercados mais vulneráveis do mundo para esse tipo de fraude.
A clonagem do cartão é o golpe mais comum e pode acontecer tanto em lojas físicas quanto em canais digitais. A análise de dados é uma estratégia eficiente para prevenir a fraude, já que muitas transações são bloqueadas pelos bancos.
Além disso, é importante que as empresas invistam em um sistema antifraude robusto para identificar e prevenir operações suspeitas.
Cadastral
A fraude cadastral é uma das principais ameaças que afetam as empresas, principalmente aquelas que lidam com concessão de crédito. Essa fraude ocorre quando um fraudador utiliza informações pessoais de terceiros para realizar operações ilegais, como a solicitação de empréstimos em nome da vítima.
As informações roubadas podem ter diversas fontes, como vazamentos de dados na internet ou sites alimentados por hackers.
Para combater essa prática, é essencial investir em tecnologias que permitam a validação das informações dos clientes de forma inteligente, reduzindo os riscos de prejuízos financeiros para ambas as partes envolvidas.
Palavra do especialista: “Criar regras de autenticidade durante o processo de concessão de crédito ou processo de contratação que permite que essas identificações sejam feitas e essas fraudes sejam combatidas e a biometria facial é uma delas” Dr. Leandro Alvarenga Miranda – Advogado, especialista em privacidade e direito digital, DPO, pós graduado em direito civil e processo, mestre e doutorando pela UAB da Espanha. Fonte: Webinar – Fraude nas empresas: quais são os riscos jurídicos para o seu negócio?
O que fazer para identificar uma fraude?
Para identificar uma fraude, as empresas podem utilizar a tecnologia como uma grande aliada.
É importante fazer uma pesquisa sobre o histórico da instituição ou cliente potencial, entendendo seu comportamento, o que pode ser feito de forma rápida e totalmente automatizada em plataformas sofisticadas de Big Data.
Além disso, é possível definir grupos de interesse para monitoramento frequente e recebimento de alertas em caso de ações suspeitas.
Outra medida é a utilização da inteligência ampliada, que acrescenta uma camada extra de tecnologia para aumentar o poder de análise de dados e inclui a checagem rigorosa de documentos pessoais, reconhecimento facial e acesso à Base de Fraudadores histórica.
Os 4 pilares da prevenção à fraude
A prevenção à fraude é uma questão essencial para empresas de todos os setores.
Para garantir a segurança de seus negócios, é importante construir uma estratégia antifraude completa, considerando cada um dos quatro pilares: prevenção, detecção, remediação e repressão.
Cada um deles representa uma etapa fundamental para evitar e solucionar possíveis riscos. Neste trecho, exploraremos estratégias práticas para cada um desses pilares, a fim de ajudar empresas a se protegerem contra fraudes e prejuízos financeiros.
Prevenção
A prevenção é o primeiro pilar no combate à fraude e engloba medidas tomadas antes da tentativa de fraude.
O objetivo é reduzir o risco de futuras fraudes, mediante ações que buscam garantir a identidade do cliente, a verificação da autenticidade dos documentos apresentados e o monitoramento constante de atividades suspeitas.
Essas medidas podem incluir a verificação de informações como nome, endereço, telefone e CPF, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial e biometria para garantir a identidade do cliente. A prevenção é fundamental para evitar que fraudadores encontrem brechas no sistema e consigam obter vantagens ilícitas.
Detecção
A detecção de fraudes é um dos pilares fundamentais na prevenção de ações fraudulentas. Enquanto a prevenção ocorre antes da tentativa de fraude, a detecção acontece durante a tentativa.
Por isso, é importante que as empresas adotem tecnologias avançadas e eficientes para detectar e prevenir fraudes.
Remediação
O terceiro pilar da prevenção à fraude é a remediação, que se concentra em como remediar a fraude após sua ocorrência.
Quando uma fraude é detectada, é importante ter um plano de ação eficaz para remediar a situação e minimizar seus danos. A remediação é crucial para restaurar a confiança dos clientes afetados e proteger a reputação da empresa.
Repressão
O quarto pilar da prevenção à fraude é a repressão, que se concentra em como responder a uma fraude concretizada. Apesar de a prevenção e a detecção serem importantes para reduzir o risco de fraude, é possível que algumas fraudes ainda aconteçam.
Ter uma estratégia robusta de repressão pode desencorajar futuras tentativas de fraude e aumentar a confiança dos clientes na organização.
Como um sistema de prevenção à fraude funciona
Um sistema de prevenção à fraude é essencial para garantir a segurança nas vendas e entrada de clientes em empresas. Com a validação de identidade antifraude, é possível impedir que fraudadores entrem em sua empresa e causem prejuízos.
Esse processo é realizado em poucos passos, onde o cliente passa por uma série de validações, como prova de vida, facematch, datamatch, OCR e biometria facial.
Um dos melhores sistema de prevenção à fraude é o Assertiva Autentica, que oferece soluções para onboarding de clientes, onde é possível solicitar documentos necessários para a entrada do cliente de forma centralizada e em uma única ferramenta, aumentando a produtividade e organização da empresa, além de oferecer praticidade e velocidade ao cliente.
Sistema de prevenção à fraude Vs. Experiência do cliente
Encontrar o equilíbrio certo entre segurança e experiência do cliente é essencial para o sucesso de qualquer estratégia antifraude. As empresas precisam tomar decisões difíceis, considerando a probabilidade de fraude e o risco de bloquear transações legítimas.
A chave é chegar a uma proporção aceitável de falsos positivos, mantendo a confiança do cliente em relação à segurança de suas transações.
Biometria facial como sistema de prevenção à fraude
Entre as soluções disponíveis para garantir a segurança de transações e processos cadastrais, a biometria facial tem se destacado como uma opção confiável e eficiente.
A utilização da biometria facial permite a validação da identidade de um cliente em tempo real, a partir do reconhecimento de características únicas do rosto, como a disposição de traços e a proporção entre eles.
Como o reconhecimento facial em tempo real pode gerar score de probabilidade de fraude e validar a identidade de clientes em processos cadastrais, transações digitais e análises de crédito, permitindo formalização de propostas e assinatura de contratos de maneira rápida, simples e segura.
Conheça o Assertiva Autentica e tenha um sistema completo e robusto de prevenção à fraude em sua empresa.