O sucesso empresarial é fruto de diversas variáveis, como produto inovador, qualidade no atendimento, marketing inteligente e gestão de carteira de clientes.
Sim! Não basta ter uma lista enorme de clientes, é preciso acompanhar de perto tudo o que acontece com eles.
Em um mercado repleto de inadimplentes, nem sempre é fácil estruturar uma base de consumidores fiéis e que honram seus compromissos. Daí a necessidade de ficar atento aos riscos e oportunidades que sua carteira reserva.
Neste post, você entenderá que a tecnologia é sua aliada no processo de monitoramento de clientes, tornando esse gerenciamento muito mais eficaz e seguro.
Quer aprender como fazer isso? Basta continuar a leitura!
Direto ao ponto:
Carteira de clientes: tudo o que ela pode trazer ao seu negócio
O cliente é o motivo pelo qual seu negócio trabalha. Conquistá-lo e fidelizá-lo é essencial para o seu sucesso. Afinal, sem consumidores, a empresa deixa de existir.
A carteira de clientes é, portanto, seu instrumento de trabalho. Gestores e empresários de sucesso sabem que o ritmo da produção, a rentabilidade e sua credibilidade no mercado dependem diretamente desse elemento.
Mas você tem o hábito de monitorar e aprofundar seus conhecimentos sobre aqueles que compram de sua empresa? Toda carteira de clientes esconde boas e más notícias e estar atento a isso é o que garante a sua sobrevivência.
Ao mesmo tempo em que existem clientes com excelente potencial de compra, há um número de pessoas que podem gerar transtornos à empresa. A identificação e o monitoramento desses indivíduos conduzem ao sucesso.
Em outras palavras, seja qual for o seu porte ou segmento de atuação, é fundamental ter visibilidade e controle sobre sua clientela. Uma gestão inteligente e eficiente traz tranquilidade e ajuda a operar de acordo com o seu planejamento estratégico.
A importância de detectar riscos na carteira de clientes
Riscos existem, mas é possível trabalhar para que eles sejam identificados e devidamente neutralizados em sua empresa.
Não é nenhuma novidade para você que a concessão de crédito pode esconder armadilhas. Como se esquivar delas? A resposta está em uma atuação estratégica e pautada em dados. O acesso à informação é sua maior arma contra a inadimplência.
Vender a prazo exige uma análise de crédito segura e completa. Fazer isso com base em “achismos” não é uma boa estratégia; o melhor é sempre observar outros fatores, como:
- relacionamento com o mercado;
- existência de outras dívidas em aberto;
- negativações e protestos;
- situação fiscal de clientes empresariais;
- processos de recuperação judicial e falência em andamento.
Mais oportunidades de negócio: a vantagem de monitorar a carteira de clientes
Qual organização não gosta de identificar e aproveitar boas oportunidades de negócio, não é mesmo? Afinal, essas capacidades garantem bons lucros e uma posição de destaque no mercado.
A boa notícia é que tudo não passa de análises e observações. Quem conhece seus clientes e o setor em que atua tem mais chances de fechar bons negócios e crescer com segurança e planejamento.
Naturalmente, para que isso seja possível, é preciso monitorar sua carteira de clientes e estar atento a tudo o que acontece com eles.
Alterações repentinas no modo de comprar, negativações e protestos são indicadores de riscos. No entanto, algumas oportunidades podem ser identificadas, especialmente quando se observa o crescimento de um cliente empresarial ou o aumento de compras e do score de crédito de um consumidor.
Antecipando um cliente inativo: as melhores estratégias à sua disposição
Você identificou que seu negócio tem muitos clientes inativos? Essa é uma situação que merece um pouco mais de sua atenção, pois é necessário entender os motivos que fazem com que uma pessoa deixe de comprar.
Conquistar um novo consumidor é mais caro e demorado do que reconquistar e manter um bom relacionamento com os antigos. Mas, atenção: nem todo cliente inativo merece seus esforços!
Na verdade, o ideal é que você avalie o perfil, oportunidades e riscos e, somente depois, comece a implementar estratégias para recuperar o bom cliente. Outra ideia interessante é antecipar o cliente inativo.
Acompanhe de perto a sua carteira e não deixe que essa tarefa fique apenas nas mãos de seus vendedores. Fique atento à diminuição de compras e faça com que o cliente fidelizado compre mais.
Lembre-se que o relacionamento é a chave para que essa parceria seja saudável e duradoura. Por isso, aproveite as oportunidades para entrar em contato, como o aniversário do cliente, uma data comemorativa e campanhas promocionais na empresa.
Tecnologia e gestão de carteira de clientes: uma combinação que rende bons frutos
Gerenciar uma empresa exige muitas habilidades e conhecimentos. O consumidor mudou e isso contribuiu para que o mercado evoluísse e modificasse seu modo de agir e pensar.
A tecnologia, atualmente, é considerada uma grande aliada do universo empresarial. Independentemente do setor, é possível contar com recursos que simplificam, agilizam e ampliam a segurança das transações.
Quando falamos em gestão de carteira de clientes não há como deixar de lado o uso de boas ferramentas. Isso porque, elas garantem que ações importantes sejam executadas em menos tempo e de maneira mais assertiva, como:
- acompanhamento em tempo real do número de vendas;
- monitoramento da performance dos vendedores;
- identificação do risco de inadimplência de cada cliente;
- higienização e enriquecimento da base de dados;
- pesquisas automatizadas em bancos de dados externos;
- identificação rápida de pendências no nome do cliente;
- manutenção de um relacionamento saudável com o público.
Perceba que o investimento em uma solução vai contribuir para o monitoramento da carteira de clientes. Com esse recurso em funcionamento, é muito mais fácil e seguro identificar riscos e oportunidades e manter-se longe da inadimplência.
A gestão de carteira de clientes é um procedimento de grande importância para as empresas. Conforme visto, monitorar a situação de cada consumidor pode livrá-lo de grandes transtornos ou permitir que seu negócio aproveite boas oportunidades.
Como gestor, é seu papel tomar decisões acertadas e garantir que sua equipe tenha condições de fazer o mesmo. Para isso, conte com o auxílio da tecnologia e faça investimentos inteligentes. Lembre-se de que a automatização de consultas e pesquisas simplifica e garante melhores resultados a esse processo.
Saiba como aumentar a sua carteira de clientes!
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