Assessoria de cobrança: como captar mais clientes?

Captar clientes para escritórios e assessoria de cobrança

É cada vez mais comum ver empresas que buscam pelos serviços de uma assessoria de cobrança. Nas grandes instituições isso já era uma prática recorrente, mas agora os pequenos e médios empreendimentos também estão enxergando essa atividade como algo vantajoso.

Ainda assim, nem todo mundo tem conhecimento de como essa terceirização da cobrança pode otimizar e melhorar os resultados da recuperação de crédito. É nesse sentido que entra em jogo a necessidade de saber prospectar e conquistar novos clientes.

Neste artigo você entenderá o que é a prospecção de clientes e porque ela é tão importante para a sua assessoria de cobrança, além de conferir dicas e estratégias de como fazê-la da maneira correta. Continue a sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é prospecção de clientes e qual a sua importância?

Entende-se a prospecção de clientes como uma das principais estratégias para o sucesso de um negócio. Isso porque, se a empresa não consegue vender, não consegue gerar receita e muitos problemas financeiros podem surgir.

O planejamento de uma venda é tão importante quanto a sua conclusão. Assim, quando a prospecção é feita com organização e planejamento, somente os clientes que realmente têm interesse no seu produto ou serviço chegarão até você. E o mais importante: as chances de fechar o negócio são bem maiores!

Por isso, aplicar estratégias de prospecção no seu negócio é muito importante e pode impactar diretamente no fechamento de novos contratos de venda e na geração de receita para a empresa.

Como captar novos clientes para a sua assessoria de cobrança?

Para captar novos clientes para o seu escritório é preciso, em primeiro lugar, entender o que as pessoas buscam ao contratar os seus serviços. Abaixo selecionamos os principais motivos pelos quais as pessoas procuram uma assessoria de cobrança. Veja quais são eles:

Profissionalização do serviço

Muitas pessoas têm medo de cobrar os devedores por se tratar de um procedimento que exige cordialidade, cautela e que pode gerar algum tipo de constrangimento. Contar com os serviços de uma assessoria é uma ótima opção para quem precisa recuperar crédito de clientes inadimplentes de forma segura, mas não possui um setor especializado para isso.

Redução dos custos e otimização do trabalho

Fazer a cobrança internamente representa um alto custo para a empresa, uma vez que é preciso investir em profissionais, infraestrutura, telefone, internet, correios, entre outros.

Além disso, é difícil conseguir ter um funcionário que esteja dedicado só para a cobrança. Geralmente é preciso conciliar a tentativa de recuperação de crédito com outras atividades. Por isso, profissionalizar esse serviço garante mais agilidade e assertividade nos resultados.

Foco nas estratégias fundamentais do negócio

Ao contratar uma empresa somente para realizar a cobrança é possível que o gestor volte a sua atenção para o desenvolvimento da atividade-fim do seu negócio. Ele passa a ter muito mais tempo para planejar suas estratégias, colocá-las em prática, acompanhar o rendimento dos colaboradores e metrificar os ganhos.

Estratégias para prospectar mais clientes na sua assessoria de cobrança

A captação de novos clientes é um desafio para você? Listamos uma série de estratégia que vão te ajudar a prospectar da maneira correta:

#Dica01: Conheça o perfil da empresa antes de realizar o contato

Antes de realizar o primeiro contato, é muito importante pesquisar sobre o perfil do cliente que você deseja prospectar. De acordo com os dados que você já possui dele, é possível entender como ele poderá ser ajudado com os seus serviços.

Como citamos no tópico anterior, aqui também entra a necessidade de descobrir por qual motivo esse possível cliente te contrataria. Isso facilita e torna a sua abordagem mais certeira.

#Dica02: Peça indicação para os seus principais clientes

Se a sua assessoria de cobrança possui uma grande carteira de clientes satisfeitos com o seu trabalho, uma boa dica é pedir a eles indicações de empresas ou gestores com os quais você pode entrar em contato para prospectar.

Ao falar com alguém e mencionar que aquela foi a indicação de uma pessoa conhecida, as chances dele te ouvir e se interessar pelo que você tem a dizer são bem maiores.

#Dica03: Invista em Inbound Marketing

Ter um site agradável, um blog que promove conteúdos relevantes e redes sociais sempre atualizadas é praticamente uma obrigação de qualquer empresa hoje em dia. No caso de uma assessoria ou escritório de cobrança não é diferente.

Quando você produz informações que agregam valor às pessoas, além de confiar na sua expertise, esse possível cliente sente-se atraído em seguir e assinar os seus conteúdos, permitindo que você tenha acesso aos seus dados, como e-mail e telefone.

Você pode produzir textos, vídeos ou podcasts sobre assuntos específicos da área de cobrança, sobre os benefícios para a empresa que contrata uma assessoria, sobre as principais dificuldades de cobrar devedores, entre outros.

#Dica04: Use a tecnologia a favor da sua assessoria de cobrança

Quando falamos de site e redes sociais, você já está fazendo uso de tecnologia. Mas existem algumas ferramentas de contato em massa que também podem te ajudar muito na estratégia de prospecção.

O disparo de SMS, por exemplo, permite que você atinja milhares de pessoas por um valor bem acessível, e o melhor: com taxa de entrega e visualização de quase 100%.

Um bom modelo de SMS para prospectar a sua assessoria de cobrança é fornecendo um link direto para a pessoa conhecer os benefícios e entrar em contato com você.

Para entender melhor e conhecer outras técnicas para a prospecção de clientes, assista ao vídeo abaixo:

Tenha uma base de dados atualizada e acerte na prospecção!

Agora que você já conhece as estratégias de prospecção para a sua assessoria de cobrança, é importante possuir uma base de dados completa e atualizada para conseguir colocá-las em prática. Para saber mais sobre isso, clique aqui e confira o nosso conteúdo exclusivo sobre esse assunto!

2 comentários
    1. Oi, Márcia! Tudo bem?
      Para saber mais sobre as nossas ferramentas, clique aqui, preencha o formulário e em breve um dos nossos especialistas vai entrar em contato com você ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar