Coisas que não podem faltar no site de uma assessoria de cobrança

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Sua assessoria de cobrança está pronta para o mundo virtual? Toda empresa, em busca do sucesso neste cenário, sabe que ter um site é o primeiro passo para conseguir visibilidade no seu mercado de atuação.

Atualmente, os seus clientes e aqueles que podem a vir a ser estão todos conectados na rede mundial de computadores, pelo menos a maioria. Além deles, os concorrentes também se fazem presentes e prontos para concorrer por esta grande parcela.

Se observarmos veremos que as pesquisas mais recentes feitas para entender o comportamento de uso, apontam um crescimento considerável da parcela da população com acesso à internet.

A última pesquisa realizada pelo IBGE/PNAD Contínua sobre a evolução do uso da internet com um comparativo entre 2015 e 2016, indica um crescimento de 102,1 milhões, ou 57,5% da população, em 2015 para 116 milhões, ou 64,7%, em 2016.

Isto é apenas uma das provas sobre a evolução da internet no cotidiano da sociedade.

Exatamente neste cenário que uma assessoria de cobrança precisa se adaptar para continuar sobrevivendo e conquistando novos clientes.

Certo! Mas, por onde começar com este negócio de site?

Pense em um site como se fosse uma loja de shopping. O que atrai as pessoas a entrarem e permanecerem em uma loja?

Primeiro ela é atraída pelo o que vê. A disposição das cores, a forma como os produtos são expostos nas estantes, o espaço físico, enfim todos elementos que integram o layout influencia  na hora de decidir se a pessoa irá entrar ou não no estabelecimento.

No site,  o critério de permanência é bem semelhante. Seu espaço virtual precisa ser atrativo aos olhos, só assim garantimos o objetivo de fazer com que novos visitantes virem clientes.   

Então comece o seu site observando as outras lojas, no caso os outros sites.

Pegue referências, estude o site dos concorrentes, leia artigos sobre layout de páginas, isto com certeza irá dar uma boa base para desenvolver a página da sua assessoria de cobrança.

Pode ser que você contrate alguém para fazer seu site, o que é feito normalmente. Ainda assim não deixe de contribuir com referências e informações. A participação de alguém que conhece o negócio e o mercado pode determinar o sucesso do projeto.   

Os elementos essenciais para o site de uma assessoria de cobrança

Lembre-se, o site da sua assessoria de cobrança é um ponto de contato importante entre o cliente e a sua marca, logo todo cuidado faz toda diferença.

Para isso, existem coisas que não podem faltar no site da sua assessoria de cobrança. Confira a lista completa:

# 1º Home – A primeira impressão é que fica!

Você já entrou em um site com aparência de velho ou mal feito? Terrível, não?

A homepage do seu site precisa ser atrativa e com informações importantes sobre o que sua empresa faz. Vale ressaltar que existe outra seção para explicar com detalhes o que sua empresa resolve, por isso seja sucinto nesta parte.

Na página inicial seja breve nas informações e deixe os botões para buscar mais ajuda ou informações sobre os produtos e serviços de sua assessoria.

Algumas ideias do que pode conter a sua homepage:

  • Frase inicial de impacto – no marketing digital chamamos de copywriting a arte de produzir textos que conduzam as pessoas à alguma ação, seja compra ou qualquer outra coisa. Seu texto inicial pode ser algum slogan de impacto da empresa com alguma imagem representativa, as ideias são diversas, use a criatividade.
  • Detalhes do que a empresa resolve – seu cliente precisa dos detalhes do que você resolve. Isso traz identificação do usuário com a marca, afinal as pessoas não compram produtos, mas o que eles trazem de solução. Para assessorias de cobrança informações que mostrem as soluções para as dores do cliente tendem a ser ótimas iscas.
  • Nome dos produtos da empresa – apenas indique o nome do produto e serviço e uma chamada para conhecer mais detalhes sobre eles. Para isso, inclua botões como “saiba mais” ou “Veja mais”, para conduzir o visitante a página com maiores detalhes sobre o produto.
  • Argumentos que reforcem a autoridade da marca – por que as pessoas devem escolher sua empresa ao invés do concorrente? Com certeza, você deve ter algum argumento que reforce o poder da sua marca, como números, depoimentos de clientes ou até o simples fato de inserir os logos das empresas que já utilizaram seu serviço. Tudo isto pode ser decisivo para o cliente na hora de se envolver com seu serviço.

# 2º Quem somos – Conte ao mundo quem é você!

A maioria dos sites contemplam uma página denominada “quem somos”. Ela serve para trazer conexão entre o visitante do site e a empresa, pois é nela que narramos a história da empresa.

É importante caprichar nesta seção, pois muitas pessoas gostam de se envolver com histórias de negócios. Por isso, faça isto citando:

  • O início da empresa;
  • A jornada do empreendedor;
  • O processo de maturidade e crescimento da empresa;
  • O status atual do negócio.

Outro elemento que podemos destacar no “quem somos” são as declarações institucionais, também conhecida como missão, visão e valores.

Estas declarações mostram para o público a identidade da sua assessoria de cobrança. A missão são os motivos de existência de sua assessoria de cobrança; a visão aponta a forma como vocês querem ser reconhecidos; e os valores são os princípios que norteiam toda organização, principalmente na tomada de decisão.

Por último, inclua no “quem somos” fotos reais da empresa e seus colaboradores. Mostre seu ambiente, isto traz uma sensação de proximidade, ainda mais no ambiente virtual que o contato humano é nulo.

# 3º Serviços – Foco na solução do problema!

A parte mais relevante do seu site.

Existem muitos motivos que podem levar alguma pessoa até o seu site. Pode ser apenas por curiosidade ou alguém em busca de uma solução para um problema específico.

Neste caso, devemos ter um foco especial na página de serviços. O ideal é fazer algo que não deixe o cliente com dúvidas, mas que instigue ele a te procurar.

Explore diferentes elementos, como textos, ícones, gráficos, vídeos, números e etc. O importante é que você destaque:

  • Como funciona o serviço;
  • Quais benefícios ele trará;
  • Quais as garantias;
  • Quem já utilizou o produto (clientes);
  • FAQ com as principais dúvidas que podem surgir.

# 4° Formulários – Deixe aqui seu contato!

Você pode ter achado estranho não achar nenhum comentário sobre a inclusão de formulários anteriormente, mas foi proposital.

O formulário é um dos elementos mais significativos do seu site. É nele que iremos captar o chamado lead, ou seja um cliente em potencial.

Todo o cuidado é pouco na hora de escolher os campos que irão compor o seu formulário. Ele não pode ser muito longo a ponto de saturar a pessoa na hora do preenchimento e não tão básico a ponto de não obter informações fundamentais do seu lead.

Além da função de capturar os leads, o formulário também serve para qualificar os contatos. Uma boa prática é incluir uma pergunta sobre o cargo da pessoa ou o interesse da pessoa.

Estes campos podem ser feito com opção pré-estabelecidas para não gerar respostas diversas e sem sentido. Exemplificando, no campo cargo poderíamos incluir a referência de algumas funções. Confira na imagem um formulário dessa forma.

Formulário - site assessoria de cobrança

Dependendo da resposta encontradas, sua empresa pode ter diferentes formas de agir diante do contato recebido. Discuta com sua equipe quais informações são cruciais para o seu negócio.

Ah! Não podemos esquecer sobre o lugar onde você poderá inserir o formulário.

As páginas que explicam sobre os serviços são quase que uma obrigatoriedade.

Outra opção é criar uma página específica para contato, onde o cliente pode achar o telefone e um formulário para contato.

Site bonito, serviço de primeira!

A globalização fez com muitos empresários abandonassem o caminho tradicional de fazer e oferecer seu serviço.

E para as assessorias de cobrança não é diferente. Além do site, quem consegue oferecer o melhor custo/benefício tende a ocupar o primeiro lugar na cabeça dos consumidores.

Para aprimorar o serviço oferecido ao mercado, há tecnologias que podem trazer ganhos reais ao seu negócio.

Se quer saber quais são as principais tecnologias que podem apoiar sua assessoria de cobrança, você tem que ler o nosso texto sobre tecnologias para cobrança. Clique aqui.

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