Quando o assunto é inadimplência, muitas são as técnicas e recursos utilizados para minimizar esse fator que pode prejudicar o andamento de um negócio, levando, inclusive, à falência da organização. Entre as possibilidades estão os indicadores chamados Behavior Score e Collection Score. Ambos podem atuar diretamente no controle do índice de maus pagadores.
Para aplicar a solução na sua empresa é preciso ter muito claro o que significa cada conceito e de que maneira eles podem ser utilizados na prática. Ficou interessado e quer saber mais? Continue a leitura deste artigo!
Direto ao ponto:
O que é Behavior Score?
Sabe o compromisso que você tem em pagar as contas em dia, atualizar suas informações cadastrais e manter um bom relacionamento com a empresa de crédito ou banco? Todos esses itens são pontuados e indicam seu nível de behavior score.
Ou seja, o behavior score está ligado diretamente à análise de comportamento que temos com a organização, assim como o histórico de transações. Para cada ação há uma pontuação utilizada, de modo que gera uma nota para cada registro.
Então, por exemplo, se você fez aquisição de produtos de seguro ou então solicitou um crédito e está pagando na data do vencimento, esses fatores são contabilizados para formar seu behavior score. Quanto melhor a sua nota, mais chances terá de ampliar ou renovar seu crédito com a instituição financeira.
Behavior Score na prática
Agora que você já sabe o conceito de behavior score é importante entender como ele pode ser utilizado na prática. Visto como um importante instrumento para atuar na avaliação e gerenciamento de crédito dos clientes, ajuda a avaliar os possíveis riscos em conceder valores ao solicitante.
Portanto, se há um bom índice de pontuação, ou seja, que indique que há baixo risco em realizar negociações com aquele indivíduo, é possível:
- conceder créditos maiores;
- negociar juros mais baixos;
- permitir prazos mais longos para quitar a dívida.
No entanto, em situação contrária, se o solicitante apresentar possíveis riscos de prejuízo, pode haver o corte do crédito, assim como elevação na taxa de juros e a diminuição de demais benefícios que ele tenha com a instituição.
Portanto, na prática, o behavior score é um importante apoio para auxiliar as políticas de crédito e cobrança da empresa, pois vai analisar e ser referência para minimizar possíveis perdas de valores e indicar quais os potenciais clientes para negociação.
Behavior Score na redução da inadimplência
O uso do behavior score não está em somente revelar a pontuação de um cliente com a instituição financeira. Ele permite outros desdobramentos que auxiliam na hora de analisar possibilidades e recursos da empresa.
Ou seja, conforme a amostragem de behavior score, é possível estabelecer uma métrica que possa ser aplicada às regras mais pontuais e específicas sobre a concessão de crédito, assim como outras implicações quanto a flexibilidade de pagamento ou taxa de juros.
Além de ser um excelente recurso para direcionar de maneira mais segura sobre a decisão de liberar a linha de crédito, ele permite uma otimização do tempo em cada atendimento, o que, consequentemente, representa a possibilidade de realizar um número maior de transações e análises por dia ou mês.
Ambas as partes (empresa e cliente) têm a ganhar com o uso do behavior score. O credor, por se sentir mais resguardado em conceder crédito para quem tem uma boa pontuação, reduzindo os riscos de inadimplência, assim como fechando novos negócios. E o cliente por conseguir que a sua solicitação seja atendida e com facilidades por manter um bom relacionamento com a instituição.
O que é Collection Score?
Já o collection score está ligado à análise de risco do pagamentos de dívidas. Ou seja, com base em uma série de dados e cálculos há o resultado que indica o quão propenso o cliente está em pagar os valores que deve à instituição.
A pontuação pode variar de 0 a 1000, sendo que quanto mais próximo de 1000 maior é a chance de quitar a dívida. Alguns dados são necessários para que os cálculos sejam realizados, como ocupação, situação financeira, fontes de renda, etc.
Por isso, para entender bem o cenário do cliente, ter as informações da maneira mais completa possível faz toda a diferença. A apuração de dados, por mais que possa demorar um pouco para solicitar ao cliente no momento do cadastro, por exemplo, é essencial para entender a probabilidade de aceitar propostas de negociação ou então quitar o débito.
Vantagens em utilizar o Collection Score
Estar com o collection score em mãos permite entender o histórico de negociações de cobrança já realizados com o devedor. Ou seja, é um conteúdo que permite entender o perfil baseado em dados e, a partir das informações, concluir a probabilidade do cliente pagar a dívida.
Ter esse conhecimento faz com que a empresa, por exemplo, entenda melhor como é o comportamento do devedor e, dessa maneira, elabore possíveis estratégias de abordagem na cobrança.
Além disso, o collection score concede uma melhor execução das operações de cobrança, pois terá acesso a informação de quais possíveis devedores tendem a pagar valores em aberto com mais facilidade. Ou seja, a partir da pontuação é possível identificar os possíveis clientes que estão propensos a pagar no menor prazo. Sendo assim, estrategicamente é interessante pensar em como recuperar crédito de maneira mais rápida para o crescimento do negócio.
Tendo a classificação dos tipos de devedores é possível estabelecer critérios de negociação e abordagem. Quanto mais informações sobre o perfil do mau pagador, maiores são as chances de criar uma interação possível de reverter a dívida e melhorar o fluxo de caixa da empresa.
Ou seja, ao entrar em contato com o cliente para cobrar as parcelas em atraso, conhecendo seu perfil, melhores serão as oportunidades de conseguir um acordo para pagamento.
Como o Collection Score ajuda na hora da cobrança
Sabendo da probabilidade que o devedor tem em saldar a dívida é possível adotar formas diferentes de interação, assim como propostas que ele esteja propenso a aceitar.
O mais importante é estudar as informações e estatísticas disponíveis e, dessa maneira, adequar a cobrança ao perfil. Essa atitude vai aumentar a chance de retorno positivo e boas negociações.
Por exemplo: se o histórico e pontuação é de um cliente que não está propenso a realizar pagamentos, é importante pensar em negociações mais flexíveis, com opções de parcelamento mais baixas. Já se o collection score indicar que se trata de alguém que tem boas chances de quitar os débitos, vale propor um desconto para pagamento à vista.
Portanto, o recurso do collection score é uma importante ferramenta para auxiliar no processo de cobrança, fornecendo informações muito relevantes e que podem ser o diferencial para reverter dívidas em negociações de sucesso.
Behavior Score x Collection Score x Credit Score
Possivelmente você já deve ter ouvido esses termos no segmento de análise financeira. Seja Behavior Score, Collection Score ou até mesmo Credit Score, todos estão interligados no sentido de que são atenuantes (ou agravantes) na hora de avaliar a concessão de crédito ao cliente.
Para simplificar e resumir, vamos aos conceitos:
- Behavior Score: é uma pontuação atribuída ao comportamento do cliente baseada no histórico de transações que tem com a unidade financeira. Ou seja, representa seu relacionamento e a forma como se posiciona com produtos ou serviços contratados (se pagou em dia, se mantém seu cadastro atualizado, etc);
- Collection Score: se baseia na análise de dados e se refere à probabilidade que o solicitante tem em saldar as parcelas e as contas em atraso. Ou seja, quais as possíveis chances dele quitar uma dívida no período pré-estabelecido pela empresa;
- Credit Score: se refere à pontuação adquirida a partir das avaliações que aquele consumidor tem perante o mercado. É gerada a partir da avaliação do risco em conceder crédito para aquele cliente.
Que saber mais?
Agora que você já conhece o behavior score e o collection score, dois apoios muito importantes para cuidados com crédito e reversão de dívidas, que tal aprender um pouco mais sobre como evitar que a inadimplência afete seu fluxo de caixa? Clique aqui e saiba como!