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Clientes adimplentes e inadimplentes o que são, diferenças e estratégias de relacionamento

Clientes adimplentes e inadimplentes: o que são, diferenças e estratégias de relacionamento

Juliana Torquato por Juliana Torquato
24/10/2022
in Cobrança

Adimplente e inadimplente são termos muito utilizados quando se fala de finanças de um negócio. Entender o que são clientes adimplentes e inadimplentes é crucial para lidar com a movimentação de dinheiro em uma empresa; adimplência financeira é uma maneira de avaliar o perfil dos consumidores e, com a leitura deste artigo, você vai aprender de vez a diferenciar os dois termos.

Em julho de 2022 o número de inadimplentes no Brasil atingiu um recorde histórico desde 2016: 66,6 milhões de pessoas estavam com o nome negativado por dívidas. Essa é uma realidade que a sua empresa precisa estar pronta para enfrentar. 

Mas o que exatamente significa adimplência financeira? Qual a diferença entre clientes adimplentes e inadimplentes? Neste artigo vamos esclarecer alguns termos técnicos e dar dicas de como a sua empresa pode lidar com essa situação. 

  • O que é um cliente adimplente?
  • Quem são os inadimplentes?
  • Argumentos para incentivar a adimplência financeira dos clientes
  • Estratégias de relacionamento de clientes adimplentes e inadimplentes
    • Adimplentes
    • Inadimplentes

O que é um cliente adimplente?

Adimplência é cumprir com todas as obrigações financeiras. O cliente adimplente, portanto, é aquele que está com todas as contas em dia, sem que tenha perdido o prazo para quitar com qualquer pagamento a que se tenha obrigado. 

É importante salientar que existem várias formas de pagar as contas. Caso o cliente tenha optado por parcelar uma dívida, e esteja honrando com as parcelas na data correta, significa que é um cliente adimplente. 

Ou seja, os valores não precisam estar totalmente quitados para que seja considerado adimplente; basta estar atento à data de vencimento.

Quem são os inadimplentes?

Enquanto a adimplência financeira significa ter todo pagamento em dia, a inadimplência vai na contramão dessa definição. O cliente inadimplente é aquele que não cumpriu com suas obrigações financeiras e está, portanto,com algum pagamento em atraso. 

O cliente inadimplente, de alguma forma, não cumpriu com o acordado com a empresa, por exemplo, não quitou com alguma parcela ou perdeu a data de vencimento de uma dívida. A inadimplência causa impactos na vida financeira tanto do cliente como da empresa, como imposição de penalidades e abalos no caixa da empresa. 

É importante mencionar que a ausência de apenas um pagamento não é, necessariamente, o suficiente para considerar alguém inadimplente no sentido jurídico do termo. É sempre necessário considerar as condições nas quais o endividamento se deu antes de fazer qualquer conclusão. 

Palavra do especialista: “Precisamos entender o momento ideal para realizar a cobrança, evitando contatos prematuros com os clientes. É importante estabelecer prazos diferenciados para cobranças com base no risco associado a cada grupo de clientes, ao invés de adotar uma abordagem uniforme para todos.” Eduardo Tambellini – Especialista em Risco com foco em Cobrança e Recuperação de Crédito. Autor dos livros Histórias de Cobrança e O Mercado de Crédito e Recuperação de Crédito. Fonte: Webinar – Cobrar ou recuperar um cliente?

Argumentos para incentivar a adimplência financeira dos clientes

Toda empresa deve ter um planejamento financeiro que contemple situações de adimplência e inadimplência, do contrário, pode enfrentar sérias dificuldades logo no primeiro pagamento não realizado. 

Por mais que a inadimplência seja previsível, é sempre bom incentivar seus clientes a serem adimplentes, o que é benéfico para ambas as partes. 

Para isso, separamos alguns argumentos que podem ser utilizados para encorajar seus consumidores a serem adimplentes:

  • Tenha um bom score: score de crédito indica como é o comportamento da pessoa em relação às suas finanças, ou seja, se é bom pagador. Ser constantemente adimplente é visto de maneira positiva e favorece a sua análise de crédito em empresas e instituições financeiras. Dessa forma, é possível conseguir melhores condições junto a esses órgãos, como menor taxa de juros e maior acesso ao crédito;
  • Evite gastos desnecessários: o Brasil tem a terceira maior taxa de juros do mundo; com isso, uma dívida pode crescer consideravelmente em pouco tempo e complicar, e muito, a vida financeira do devedor. A adimplência evita o pagamento de multas, de juros e de outros encargos. 
  • Beneficie-se da previsibilidade financeira: a adimplência financeira evita surpresas desagradáveis. É claro que imprevistos podem ocorrer e que o cliente precise gastar dinheiro com algo que não estava planejado, porém, sendo adimplente, essa situação é bem mais fácil de ser contornada. 

Estratégias de relacionamento de clientes adimplentes e inadimplentes

Faz parte da gestão de qualquer negócio saber lidar com os clientes na medida de suas especificidades. Sejam adimplentes, sejam inadimplentes, investir na experiência do consumidor é fundamental e traz melhores resultados à empresa. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como lidar com diferentes perfis de consumidores de acordo com adimplência financeira:

Adimplentes

A relação com o consumidor adimplente pode ser ainda melhor se a sua empresa: 

  • Incentivar o pagamento em dia de seus clientes;
  • Facilitar os meios de pagamento;
  • Fazer lembretes antes da data de vencimento;
  • Conceder desconto para pagamentos em dia.

Esses são exemplos simples que podem evitar ou, ao menos, diminuir a taxa de inadimplentes do seu negócio. 

Inadimplentes

Mesmo o cliente inadimplente, como já falamos neste artigo, merece atenção e respeito. Afinal, além de serem muitos os motivos pelos quais alguém se torna inadimplente, esses consumidores podem vir a quitar a dívida e fazer novos negócios de sucesso. Por isso, algumas estratégias que podem ser adotadas são: 

  • Analisar o perfil dos seus clientes inadimplentes, a fim de entender como negociar da melhor forma; 
  • Investir em um score de propensão de pagamento de dívida. É uma ferramenta que analisa quais os consumidores que têm maior chance de realizar uma promessa de pagamento (fechar um acordo);
  • Fazer uma cobrança humanizada, afinal, o cliente, quando se sente respeitado, tem maior propensão a se esforçar para quitar a sua dívida. 

Inadimplente ou não, nunca subestime a importância de manter um relacionamento próximo com seus clientes. Pode até parecer clichê, mas é verdade que o cliente é a alma do negócio, mesmo que ele não esteja cumprindo com o acordado. 

Estar próximo do seu consumidor significa entender quais seus anseios e dificuldades, além de poder relembrá-lo acerca das suas obrigações (o que inclui o pagamento). Com isso, além de aprimorar os produtos e serviços da sua empresa, é possível entender quais as melhores condições para cada cliente. 

Tendo um atendimento próximo e oferecendo condições mais personalizadas, as chances de inadimplência diminuem, gerando, consequentemente, melhores resultados ao negócio. 

A inadimplência é um assunto que ainda te causa receio? Realmente, é uma realidade que assombra toda empresa. Para saber mais sobre o tema e desenvolver estratégias para o seu negócio, sugerimos a leitura do nosso Guia completo sobre inadimplência nas empresas. 

Juliana Torquato

Juliana Torquato

Juliana Torquato é uma renomada autora com vasta expertise em tecnologia, finanças, crédito, cobrança, antifraude e gestão de negócios. Com uma carreira consolidada nesses campos, ela se destaca por oferecer análises relevantes, que fornecem insights valiosos para o universo corporativo.

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