Adimplente e inadimplente são termos muito utilizados quando se fala de finanças de um negócio. Entender o que são clientes adimplentes e inadimplentes é crucial para lidar com a movimentação de dinheiro em uma empresa; adimplência financeira é uma maneira de avaliar o perfil dos consumidores e, com a leitura deste artigo, você vai aprender de vez a diferenciar os dois termos.
Em julho de 2022 o número de inadimplentes no Brasil atingiu um recorde histórico desde 2016: 66,6 milhões de pessoas estavam com o nome negativado por dívidas. Essa é uma realidade que a sua empresa precisa estar pronta para enfrentar.
Mas o que exatamente significa adimplência financeira? Qual a diferença entre clientes adimplentes e inadimplentes? Neste artigo vamos esclarecer alguns termos técnicos e dar dicas de como a sua empresa pode lidar com essa situação.
O que é um cliente adimplente?
Adimplência é cumprir com todas as obrigações financeiras. O cliente adimplente, portanto, é aquele que está com todas as contas em dia, sem que tenha perdido o prazo para quitar com qualquer pagamento a que se tenha obrigado.
É importante salientar que existem várias formas de pagar as contas. Caso o cliente tenha optado por parcelar uma dívida, e esteja honrando com as parcelas na data correta, significa que é um cliente adimplente.
Ou seja, os valores não precisam estar totalmente quitados para que seja considerado adimplente; basta estar atento à data de vencimento.
Quem são os inadimplentes?
Enquanto a adimplência financeira significa ter todo pagamento em dia, a inadimplência vai na contramão dessa definição. O cliente inadimplente é aquele que não cumpriu com suas obrigações financeiras e está, portanto,com algum pagamento em atraso.
O cliente inadimplente, de alguma forma, não cumpriu com o acordado com a empresa, por exemplo, não quitou com alguma parcela ou perdeu a data de vencimento de uma dívida. A inadimplência causa impactos na vida financeira tanto do cliente como da empresa, como imposição de penalidades e abalos no caixa da empresa.
É importante mencionar que a ausência de apenas um pagamento não é, necessariamente, o suficiente para considerar alguém inadimplente no sentido jurídico do termo. É sempre necessário considerar as condições nas quais o endividamento se deu antes de fazer qualquer conclusão.
Palavra do especialista: “Precisamos entender o momento ideal para realizar a cobrança, evitando contatos prematuros com os clientes. É importante estabelecer prazos diferenciados para cobranças com base no risco associado a cada grupo de clientes, ao invés de adotar uma abordagem uniforme para todos.” Eduardo Tambellini – Especialista em Risco com foco em Cobrança e Recuperação de Crédito. Autor dos livros Histórias de Cobrança e O Mercado de Crédito e Recuperação de Crédito. Fonte: Webinar – Cobrar ou recuperar um cliente?
Argumentos para incentivar a adimplência financeira dos clientes
Toda empresa deve ter um planejamento financeiro que contemple situações de adimplência e inadimplência, do contrário, pode enfrentar sérias dificuldades logo no primeiro pagamento não realizado.
Por mais que a inadimplência seja previsível, é sempre bom incentivar seus clientes a serem adimplentes, o que é benéfico para ambas as partes.
Para isso, separamos alguns argumentos que podem ser utilizados para encorajar seus consumidores a serem adimplentes:
- Tenha um bom score: score de crédito indica como é o comportamento da pessoa em relação às suas finanças, ou seja, se é bom pagador. Ser constantemente adimplente é visto de maneira positiva e favorece a sua análise de crédito em empresas e instituições financeiras. Dessa forma, é possível conseguir melhores condições junto a esses órgãos, como menor taxa de juros e maior acesso ao crédito;
- Evite gastos desnecessários: o Brasil tem a terceira maior taxa de juros do mundo; com isso, uma dívida pode crescer consideravelmente em pouco tempo e complicar, e muito, a vida financeira do devedor. A adimplência evita o pagamento de multas, de juros e de outros encargos.
- Beneficie-se da previsibilidade financeira: a adimplência financeira evita surpresas desagradáveis. É claro que imprevistos podem ocorrer e que o cliente precise gastar dinheiro com algo que não estava planejado, porém, sendo adimplente, essa situação é bem mais fácil de ser contornada.
Estratégias de relacionamento de clientes adimplentes e inadimplentes
Faz parte da gestão de qualquer negócio saber lidar com os clientes na medida de suas especificidades. Sejam adimplentes, sejam inadimplentes, investir na experiência do consumidor é fundamental e traz melhores resultados à empresa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como lidar com diferentes perfis de consumidores de acordo com adimplência financeira:
Adimplentes
A relação com o consumidor adimplente pode ser ainda melhor se a sua empresa:
- Incentivar o pagamento em dia de seus clientes;
- Facilitar os meios de pagamento;
- Fazer lembretes antes da data de vencimento;
- Conceder desconto para pagamentos em dia.
Esses são exemplos simples que podem evitar ou, ao menos, diminuir a taxa de inadimplentes do seu negócio.
Inadimplentes
Mesmo o cliente inadimplente, como já falamos neste artigo, merece atenção e respeito. Afinal, além de serem muitos os motivos pelos quais alguém se torna inadimplente, esses consumidores podem vir a quitar a dívida e fazer novos negócios de sucesso. Por isso, algumas estratégias que podem ser adotadas são:
- Analisar o perfil dos seus clientes inadimplentes, a fim de entender como negociar da melhor forma;
- Investir em um score de propensão de pagamento de dívida. É uma ferramenta que analisa quais os consumidores que têm maior chance de realizar uma promessa de pagamento (fechar um acordo);
- Fazer uma cobrança humanizada, afinal, o cliente, quando se sente respeitado, tem maior propensão a se esforçar para quitar a sua dívida.
Inadimplente ou não, nunca subestime a importância de manter um relacionamento próximo com seus clientes. Pode até parecer clichê, mas é verdade que o cliente é a alma do negócio, mesmo que ele não esteja cumprindo com o acordado.
Estar próximo do seu consumidor significa entender quais seus anseios e dificuldades, além de poder relembrá-lo acerca das suas obrigações (o que inclui o pagamento). Com isso, além de aprimorar os produtos e serviços da sua empresa, é possível entender quais as melhores condições para cada cliente.
Tendo um atendimento próximo e oferecendo condições mais personalizadas, as chances de inadimplência diminuem, gerando, consequentemente, melhores resultados ao negócio.
A inadimplência é um assunto que ainda te causa receio? Realmente, é uma realidade que assombra toda empresa. Para saber mais sobre o tema e desenvolver estratégias para o seu negócio, sugerimos a leitura do nosso Guia completo sobre inadimplência nas empresas.