Conforme aumentam as oportunidades, crescem também os riscos. Conhecer o seu cliente é fundamental nesse contexto, tanto para aprimorar a experiência de compra como para barrar as tentativas de fraude. O Face Match é a tecnologia que torna esses e outros processos ainda mais seguros.

O recurso executa o reconhecimento da imagem facial, validando a identidade de um indivíduo com precisão bem próxima dos 100%. Cada vez mais utilizado no ambiente corporativo, os apps de face match trazem inovação e agilidade para diferentes processos e setores.

Por ser uma das grandes novidades no uso de dados, decidimos apresentá-lo neste conteúdo. Continue a leitura, conheça mais sobre essa solução de biometria facial e descubra como sua empresa pode aproveitá-la ao máximo.

O que é o Face Match? 

O nome ganhou destaque após a criação do dispositivo Google de mesmo nome. Logo depois, se propagou rapidamente e virou sinônimo para qualquer aplicação que utiliza biometria facial. 

Entendemos por Face Match o recurso de inteligência artificial capaz de reconhecer a imagem de uma face, atribuindo o resultado à identificação positiva de algum indivíduo.

A tecnologia é utilizada no cadastro de usuários e na validação de identidade de processos financeiros, governamentais e onde exista a necessidade de barrar os crimes de falsidade ideológica. Problema recorrente dentro das organizações, logo percebeu-se a utilidade de ter um sistema de face match online para reforçar processos de segurança.

Os bancos foram os primeiros a desenvolver aplicações com reconhecimento facial, investindo em profissionais e estruturas próprias para tal. Hoje, existem empresas especializadas que fornecem a tecnologia, possibilitando que empresas de nichos e portes distintos possam adquiri-la.

Como essa tecnologia funciona?

O sistema de Face Match utiliza uma câmera e um software de reconhecimento facial para mapear as características faciais do usuário. No processo, são coletados pontos característicos da face — também chamados de pixels — e executado cálculos algorítmicos que armazenam cada um deles.

Cerca de 80 pontos diferentes são avaliados. Quando combinados, podem resultar em bilhões de combinações e resultados diferentes. Alguns deles:

  • largura do nariz e da boca;
  • distância entre os olhos;
  • espaço entre as sobrancelhas e as órbitas oculares;
  • largura da testa;
  • comprimento do queixo;
  • formato da mandíbula e maçãs do rosto.

Agora, como o sistema utiliza esses dados e faz a autenticação facial de qualquer pessoa no planeta? Na verdade, a imagem captada pela câmera é comparada com as informações de uma base cadastral, retornando o registro com o maior grau de compatibilidade possível.

São utilizados outros procedimentos extras que tornam o reconhecimento facial praticamente impossível de ser burlado ou fraudado. Confira as 4 etapas básicas do processo:

  1. tiragem de selfie: o usuário fotografa o próprio rosto;
  2. prova de vida: dentro do próprio aplicativo, a pessoa precisa fazer algum gesto, comprovando que está presente no momento do cadastro;
  3. cadastro de documento com foto: para comprovar que a imagem do usuário coincide com as características registradas nos órgãos governamentais;
  4. detecção: retorno da análise de face match, mostrando se existe ou não a compatibilidade com o rosto cadastrado nos bancos de dados.

Como padrão, os resultados das análises apontam um percentual final de compatibilidade. Boas ferramentas de detecção conseguem uma precisão de 99,9%, mas o parâmetro pode ser alterado conforme as diretrizes da empresa. Ou seja, se a ideia é flexibilizar a operação, pode-se aceitar um resultado com 90% de acerto, por exemplo.

O armazenamento da imagem é outro aspecto importante. Muitos consumidores têm a ideia de que a sua imagem fica guardada no sistema de dados das empresas. Na verdade, as informações e geometria do rosto são traduzidos em formato de coordenadas, números que formam a ID do usuário.

Como usar o face match na sua empresa?

Pensando nas vantagens e benefícios do sistema, o Face Match é considerado uma solução econômica, uma vez que seriam necessários diversos operadores para executar os mesmo procedimentos de validação. Sem contar que uma análise cadastral manual seria bem mais suscetível a erros e fraudes internas.

No cotidiano, encontramos recursos de face match em autenticação de telefones celulares, validação de sites e de serviços governamentais, na abertura de contas bancárias e até em alguns aplicativos de entretenimento. 

Contudo, você deve estar interessado mesmo em saber como ele pode contribuir para a melhoria e proteção do negócio. Confira os tópicos a seguir e entenda um pouco mais sobre o potencial e versatilidade do Face Match.

Prevenção de fraudes

Falsificação de boletos, roubo de dados e pedidos de empréstimos fraudulentos são ocorrências comuns em qualquer tipo de negócio. Uma forma de prevenir esses episódios é estruturar a operação de cadastro e desenvolver mecanismos que confirmem a identidade dos consumidores. 

Em operações maiores é interessante construir uma política KYC, que estuda o perfil do consumidor e os riscos atrelados à operação comercial. Independentemente do tamanho da empresa, investir em ferramentas com Face Match refina o processo de análise de crédito e reduz esse tipo de problema. 

Validação de documentos

O descontrole da inadimplência e os aumentos no índice têm relação direta com as incidências de fraude. Essas ocorrências, geralmente relacionadas a erros no processo de cadastro, geram prejuízos financeiros exponenciais.

O reconhecimento facial é considerado o expoente da validação cadastral. A precisão e a automação do serviço são extremamente confiáveis, sendo praticamente impossível fraudar o sistema. Seu uso nas relações comerciais tem o amparo da LGPD, pois, atende as hipóteses legais de legítimo interesse e proteção ao crédito.

Controle de acesso

O reconhecimento facial em liberações de acesso começou a ser aplicado em aeroportos e companhias aéreas. Com o tempo e a popularização da tecnologia, condomínios, academias e grandes empresas passaram a utilizá-lo para registrar a circulação de clientes e funcionários. Também controla a entrada a setores e sistemas restritos.

Vendas

A tecnologia de reconhecimento de faces agrega valor em diversas etapas do ciclo de venda. Seu uso em contratos, processos cadastrais e no marketing, no final, resultam no crescimento do negócio e maior confiabilidade por parte dos clientes.

Além disso, já existem algumas aplicações de face match voltadas para o varejo. São sistemas capazes de efetuar pagamentos, analisar as reações dos clientes enquanto circula na loja, ou que permitem acesso a produtos e serviços exclusivos.

Veja também:

Você acabou de conferir o que é o Face Match, suas aplicações, bem como utilizá-lo na capacitação tecnológica do negócio. Viu como a alternativa amplia a produtividade e torna os processos cadastrais mais ágeis e seguros. Além de garantir a entrada de receita, protege os próprios clientes e minimiza a exposição a riscos.

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