As escolas particulares, como qualquer outro modelo de negócio, precisam manter suas finanças sob controle e gerar resultado para os sócios e acionistas. Seu principal produto, o ensino, está diretamente ligado à qualidade de vida e ao bem-estar familiar. É por isso que a inadimplência escolar é extremamente delicada, mas precisa ser combatida.
Afinal, como manter uma estrutura naturalmente onerosa, contratar bons profissionais e oferecer uma educação de qualidade quando há desequilíbrio no caixa?
Por outro lado, como cobrar pais inadimplentes sem comprometer a imagem da escola ou ferir a lei de inadimplência escolar?
Cautela, estratégias e relacionamento são algumas posturas fundamentais a serem adotadas, ainda mais em um momento de crise e instabilidade.
Neste artigo veremos como recuperar as mensalidades em atraso. Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto, incluindo dicas e ferramentas para otimizar seus recebimentos e prevenir a inadimplência.
O que gera a inadimplência da mensalidade escolar?
Crises repentinas, redução do poder econômico, questões familiares pontuais, descontrole financeiro e o próprio esquecimento. Esses são os motivos mais comuns de atraso das parcelas escolares.
Alguns gestores, cansados do crescimento do índice, afirmam até que o problema da inadimplência escolar é uma questão cultural, de uma sociedade que não valoriza seus profissionais de ensino.
Polêmicas à parte, o indicador de inadimplência escolar deu um salto considerável após a pandemia do Covid-19.
Uma pesquisa realizada em maio de 2020 pela Explora Pesquisas, Métricas e Inferências Educacionais — a pedido da União pelas Escolas Particulares — aponta que 50% das escolas particulares tiveram redução na receita.
Houve também uma variação de 9% para 21% no percentual de inadimplentes. O estudo classificou o momento como um “colapso econômico” das escolas particulares, citando inclusive que 95% das instituições avaliadas sofreram com os cancelamentos das matrículas.
Números tão significativos mostram esse como um obstáculo que precisa ser tratado com cuidado.
Mesmo prejudicada, a escola precisa acolher os dilemas dessas famílias e contribuir no que for possível para uma resolução amigável.
Situações emergenciais como a que vivenciamos tendem a ser transitórias e não podem ser um empecilho para uma nova matrícula do aluno, após uma melhora da capacidade financeira dos pais ou responsáveis.
Além disso, é fundamental que as medidas tomadas estejam em conformidade com a legislação.
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O que diz a lei sobre a inadimplência escolar?
A relação entre instituição de ensino, alunos e responsáveis está assegurada pelo Código Civil Brasileiro e o Código de Defesa do Consumidor.
Assim como acontece na área da saúde, os inadimplentes da educação têm uma série de direitos garantidos. Cabe às escolas o contorcionismo de recuperar os débitos sem infringir esses direitos.
A Lei No 9.870, de 23 de novembro de 1999 é a principal seguradora dos estudantes, uma vez que proíbe a suspensão de provas escolares, retenção de documentos e de outras sanções de espécie acadêmica. Inclusive, não é permitido o cancelamento da matrícula durante o período letivo.
O estabelecimento escolar tem a garantia de entrar com medidas administrativas e judiciais 90 dias após o atraso da mensalidade, desde que os procedimentos atendam às legislações vigentes — incluindo o Código Civil — e não gerem constrangimento ao consumidor.
É proibida a cobrança de mensalidades antecipadas ou de ações que impossibilitem a transferência do aluno para outra escola, negando a emissão de histórico escolar, boletim ou outros documentos.
O estudante também não pode ser impedido de assistir às aulas, ainda que seus pais tenham pago somente a matrícula.
Resta então à escola cobrar a dívida e negativar o nome do responsável financeiro do estudante nos serviços de proteção ao crédito, se for o caso.
Cabe lembrar que a escola precisa notificar a pessoa, por escrito, e não constranger os estudantes ou responsáveis no período.
Ficou alguma dúvida sobre os regimentos legais sobre a inadimplência escolar? Confira então o nosso resumão:
Qual a melhor maneira de abordar pais ou responsáveis inadimplentes
O que resta à escola então é recuperar as mensalidades vencidas. Então, como fazer isso com excelência, mantendo o bom relacionamento com pais e alunos? Confira nos tópicos a seguir:
Segmente os devedores por perfil
Como já mencionamos, há quem atrase a mensalidade por esquecimento ou por dificuldades momentâneas.
Existem também outros tipos de devedores, como o crônico, que simplesmente não consegue gerenciar as finanças, e o mau pagador, aquele que realmente não tem intenção de honrar a dívida.
Pessoas diferentes necessitam de abordagens diferentes. Por isso, separe os inadimplentes por valor da dívida, número de mensalidades ou motivos de atraso.
Assim você tem maior controle da situação e pode investir nas cobranças com maior chance de recuperação.
Priorize o diálogo
Sabemos que a legislação proíbe ações mais severas no caso de pais e alunos inadimplentes. No entanto, a conversa e a negociação ainda são as melhores saídas em relação às cobranças judiciais.
Em casos extremos, a escola ainda pode optar pela conciliação extrajudicial à distância, uma forma de garantir o recebimento respeitando as medidas de saúde e o distanciamento.
Demonstre interesse pelo bem-estar da família
É importante criar vínculo com os alunos e suas famílias. No caso do estudante, essa construção é natural. Já para os cuidadores, ela deve ser estabelecida por meio de uma boa estratégia de comunicação.
Mantenha diferentes canais para o atendimento de estudantes e seus responsáveis, como e-mail, WhatsApp e aplicativos de mensagens.
Procure, também, ligar para os pais em caso de 2 ou mais atrasos, ouvindo suas necessidades e demonstrando solidariedade.
Ressalte o bom trabalho da escola
Quando algo se torna prioridade, dificilmente é esquecido ou deixado como segundo plano. Então, é importante os pais e responsáveis perceberem o quanto a escola agrega valor à vida do estudante, bem como a qualidade do ensino oferecido.
Aproveite para também reforçar as consequências da inadimplência escolar, como a impossibilidade de renovar a matrícula no próximo ano, por exemplo.
Como reduzir a inadimplência na sua escola?
Já sabe o que falar? Confira, então, as melhores ações e táticas para reduzir a inadimplência das mensalidades escolares e não comprometer as atividades e finanças do colégio.
Defina regras para pagamento
Toda matrícula deve ser fechada com a assinatura de um contrato de prestação de serviços.
No documento, devem estar informados os valores relativos a todo o ano letivo, prazos e formas de pagamento.
Estabeleça também as normas em caso de atraso, os juros e as multas que serão cobrados.
Tenha uma equipe de cobrança especializada
Um ponto a ser melhorado nas escolas de pequeno e médio porte é a contratação de bons profissionais para a gestão financeira e administrativa.
É comum o investimento em professores capacitados — natural, pois são o coração do negócio —, no entanto, outras áreas podem não receber o mesmo suporte.
No caso dos agentes de cobrança, é necessário investir não somente na contratação como também no treinamento.
Os agentes de cobrança precisam conhecer a legislação e conduzir as negociações mantendo a ética, a cordialidade e os valores da instituição.
Evite também que a cobrança seja realizada pela pessoa que cuida dos assuntos acadêmicos do estudante.
É comum a criação de vínculo com esses profissionais e uma ação de cobrança, ainda que amigável, pode rompê-lo.
Diversifique as formas de pagamento
O boleto bancário é o método para pagamento de mensalidades mais comum e aceito, mas não é o único.
Ofereça a possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou mesmo por PIX, agilizando a rotina do cliente e o recebimento do valor.
Algumas soluções oferecem inclusive a possibilidade de pagamento por recorrência, garantindo a entrada da receita sem comprometer o limite do cartão de crédito do pai, mãe ou responsável financeiro.
Automatize a cobrança
Evite os casos de esquecimento ou as alegações de que o boleto não chegou a tempo e inclua a possibilidade do responsável gerar o boleto diretamente no portal da escola, além de enviá-lo por e-mail e link no SMS.
Aproveite e envie lembretes automáticos sobre o vencimento e o atraso da mensalidade.
Ofereça descontos
Conceder desconto para pagamento até a data de vencimento é uma forma de recompensar os bons pagadores e estimular o hábito em toda a carteira de estudantes.
A ação não deve ser encarada como uma redução de receita e sim como um pedágio para garantir o fluxo da caixa.
No final, essa diferença no montante será menor que os gastos decorrentes da inadimplência.
Palavra do especialista: “A qualidade vai além de fechar uma negociação; é garantir que a promessa de pagamento seja sustentável para o cliente e para a empresa. Nunca subestime a importância da empatia e da personalização no atendimento ao cliente. Cada interação é uma oportunidade de construir confiança e resolver problemas de forma eficiente.” Eduardo Tambellini – Especialista em Risco com foco em Cobrança e Recuperação de Crédito. Autor dos livros Histórias de Cobrança e O Mercado de Crédito e Recuperação de Crédito. Fonte: Masterclass – Monitoria de Cobrança: melhores resultados com roteiros que funcionam!
Quais ferramentas podem ser usadas?
A tecnologia é a grande aliada dos setores de crédito e cobrança para diminuir a inadimplência escolar.
Recursos de comunicação e inteligência de dados colaboram para a organização da gestão escolar, recuperação das mensalidades e relacionamento com cuidadores e alunos. Entenda como essas ferramentas ajudam a sua instituição.
Sistemas de gestão escolar
Toda empresa precisa manter a organização e disciplina nas rotinas financeiras, contábeis e administrativas.
Sem um software de gestão, essa tarefa fica bem mais demorada e complexa, além de ser suscetível a erros.
O legal de contar com um sistema especializado é o gerenciamento adaptado ao modelo de negócio escolar.
Muitos fazem a gestão acadêmica, administrativa e financeira em uma mesma plataforma, contendo módulos de cobrança, agenda escolar e gestão de relacionamento.
Régua de cobrança
A régua de cobrança é a ferramenta que coloca os eventos de um ciclo de venda em ordem cronológica, disparando mensagens e ações conforme a posição do cliente em cada etapa.
No caso das escolas, pode ser programada para enviar SMS com lembrete de vencimento, e-mails de cobrança ou alertar os agentes sobre o dia ideal para efetuar uma ligação ou enviar a carta de inadimplência escolar.
Análise de crédito
Ainda que não seja o momento para dispensar novas matrículas, realizar uma consulta de crédito do responsável financeiro pode ajudar a escola a mensurar a capacidade de pagamento das mensalidades, validar os dados e documentos fornecidos e combater alguns golpes.
Se possível, estruture uma análise mais detalhada e adote uma política de crédito para o negócio. Além de oferecer uma visão ampliada sobre os riscos do negócio, a medida ajuda na prevenção da inadimplência e dos gastos demasiados com as cobranças.
Automação de mensagens
Envie mensagens de cobrança e avisos de vencimento com alguns cliques, utilizando disparadores de SMS e e-mail marketing. Essas ferramentas possibilitam o envio de comunicações para milhares de contatos simultaneamente e com custo verdadeiramente acessível.
Sugira o seguro escolar
As corretoras de seguros oferecem diversos produtos além dos conhecidos seguros de vida e de veículos.
Um deles é o seguro escolar, que honra o pagamento do contrato de mensalidades em caso de morte, invalidez ou outras fatalidades.
Considere manter uma parceria com uma dessas empresas, oferecendo o serviço no ato da matrícula.
Assinatura digital de contratos
Sua escola ainda assina contratos manualmente? A assinatura digital permite o fechamento de matrículas e negociação de acordos online, sem a necessidade presencial dos responsáveis e do diretor do colégio.
A ferramenta, além de promover o distanciamento social e o bem-estar das famílias, reduz o constrangimento de aguardar o gestor financeiro na secretaria da escola, ou ser visto pelos demais pais e colegas.
Utilizar a tecnologia de assinatura em contrato digitais facilita a organização desses documentos e também reduz custos com impressão e armazenamento de documentos.
Conter a inadimplência escolar é um direito da instituição de ensino, no entanto, a ação não pode ferir os direitos do consumidor, nem a educação do estudante.
Conferimos aqui algumas formas para lidar com o problema sem infringir a lei ou comprometer o nível de ensino.
Considere-as na hora de elaborar seu planejamento estratégico e tenha em mente: negociar é sempre mais rápido e simples do que receber a dívida judicialmente.
Quer reduzir as mensalidades em atraso? Conheça o Assertiva Recupere
Uma das soluções mais recomendadas para escolas que desejam enfrentar a inadimplência de forma profissional e assertiva é o serviço Recupere, oferecido pela Assertiva Soluções. Este serviço foi projetado para ajudar instituições de ensino a recuperarem dívidas de maneira eficiente, mantendo um relacionamento positivo com os pais e responsáveis.
Como o Assertiva Recupere pode ajudar sua escola
Análise de Perfil de Inadimplentes:
- Utilizando dados precisos, o Assertiva Recupere permite uma compreensão detalhada dos perfis dos inadimplentes, possibilitando abordagens mais personalizadas e eficazes.
Comunicação Eficaz e Humanizada:
- O serviço prioriza uma comunicação clara e respeitosa, essencial para manter um bom relacionamento com os pais e responsáveis, e incentivar a regularização das dívidas.
Monitoramento e Acompanhamento:
- O Assertiva Recupere acompanha todo o processo de cobrança, desde o primeiro contato até a regularização da dívida, garantindo uma abordagem contínua e eficiente.
Resultados Comprovados:
- Com uma equipe especializada e ferramentas avançadas, o Assertiva Recupere já ajudou diversas instituições a reduzir significativamente suas taxas de inadimplência, permitindo que se concentrem em sua missão principal: oferecer educação de qualidade.
Conheça mais sobre essa solução visitando Assertiva Soluções.