O que é cadastro positivo e como ele impacta o meu negócio?

O cadastro positivo foi criado com o intuito de melhorar as relações de crédito no Brasil, aumentando a segurança e a confiança entre as empresas e seus consumidores. 

O sistema está em vigor desde 2011, mas somente em 2019 se tornou compulsório com inserção automática de toda a população economicamente ativa.

A medida, encarada de maneira negativa por alguns, é uma estratégia eficaz para a recuperação da confiança no sistema financeiro nacional e promete ser vantajosa para todos os seguimentos da sociedade, principalmente às empresas.

Quer descobrir como o cadastro positivo pode ajudar no crescimento do seu negócio? Continue lendo nosso artigo e conheça mais sobre o tema!

Entenda o que é o cadastro positivo

O chamado cadastro positivo é a reunião de todas as informações de pagamento dos consumidores em território nacional. Ou seja, uma espécie de currículo financeiro que reúne o histórico dos mesmos com bancos, operadoras de cartão de crédito, financeiras onde fizeram algum tipo de crediário e até mesmo seus pagamentos às concessionárias de água, luz e telefone.

Esses dados são armazenados por empresas conhecidas como bureaus de crédito, que alimentam um sistema de informações com as ações de cada indivíduo, atribuindo uma nota sobre o seu comportamento. Essa pontuação é conhecida como score de crédito e seu número pode variar de 0 a 1000. Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances da pessoa honrar compromissos futuros. 

O recurso permite que as empresas façam uma análise de crédito mais justa e com maior segurança para o negócio. Isso porque o sistema possibilita a concessão para pessoas que não conseguem comprovar renda ou que foram negativadas por alguma eventualidade, mas no geral possuem um bom histórico de liquidação de suas dívidas.

Com essa informação em mãos, o empresário tem a possibilidade de criar uma política de crédito mais adequada para a realidade, diminuindo os riscos de acumular prejuízos com a inadimplência e, ao mesmo tempo, continuar competitivo, sem perder público e vendas.

Conheça os benefícios do cadastro positivo para o Brasil

Em julho de 2019 entrou em vigor a lei que torna automática a inscrição no cadastro positivo. A estimativa de alguns especialistas é que essa mudança injete R$ 1,1 trilhão na economia e permita o crescimento de até 12% do PIB a médio prazo. 

Temos então o crescimento econômico como uma das primeiras vantagens do novo sistema. Veja, na sequência, mais algumas delas:

Aumento do acesso ao crédito 

Esses indicadores são embasados, em parte, em função da inserção de novos públicos ao mercado de crédito, uma vez que a análise passa a se basear mais no bom histórico de pagamento do consumidor e menos em exigências legais e burocráticas. 

Melhora na credibilidade internacional

Com a integração dos dados e a facilitação para o empreendedor acessar e acompanhar as informações de pagamento em diversos setores, o cenário de crédito começará a transmitir a impressão de maior amadurecimento e segurança, o que impulsiona a credibilidade dentro do ambiente internacional e atrai mais investidores para o país.

Queda nos índices de inadimplência

A longo prazo, a medida pode ainda reduzir os índices de não quitação das dívidas, uma vez que a aceleração econômica tende a melhorar a capacidade de pagamento das pessoas. E, com menos riscos, as financeiras e operadoras de cartão de crédito terão também uma boa oportunidade para reduzir os juros atrelados aos seus produtos.

Descubra como o cadastro positivo favorece a gestão de crédito 

Agora que você já conhece melhor o que é o cadastro positivo e as vantagens dele para o cenário econômico, chegou a hora de entender outras mudanças que o sistema pode trazer para o seu negócio. Listamos a seguir algumas delas para facilitar a sua visualização. Confira!

Enriquecimento em qualidade de dados

Antes, as áreas de crédito tinham apenas acesso ao score do futuro cliente e se seu nome era negativado. Com o cadastro positivo, as análises podem se basear em comportamentos positivos e negativos do consumidor em relação ao uso do dinheiro, permitindo que a empresa adote uma política de crédito mais personalizada e flexível.

Redução dos riscos na concessão de crédito

Com melhores dados, aprimora-se também a análise de riscos, permitindo que o empreendedor libere crédito no mercado com maior segurança. Caso o avaliado conceda acesso ao histórico detalhado, a empresa aumenta seu campo de análise e pode lhe conceder prazos e taxas mais atrativos.

Maior alcance nas vendas

Existe um “oceano de possibilidades” a se explorar com a nova regra do cadastro positivo. Milhares de trabalhadores que estão na informalidade e no trabalho autônomo terão a possibilidade de adquirir os produtos de sua empresa com o benefício do crédito, desde que apresentem bom histórico.

Estreitamento das relações 

O cadastro deve ser encarado como um processo de inclusão e de melhoria no relacionamento entre clientes, centrais de crédito e empresas. Ao perceberem que o processo e as políticas de crédito utilizarão critérios mais justos, a confiabilidade tem a tendência de aumentar e o consumidor pode encarar seu credor com um novo olhar: o de facilitador.

Cabe lembrar novamente que o consumidor continua tendo o controle sobre quais informações serão divulgadas, liberando ou negando o acesso ao seu perfil detalhado quando desejar. Porém, ao permiti-lo, perceberá que pode também lucrar com a facilidade de acesso a produtos e serviços que, antes, lhe seriam negados.

O mercado, de uma forma geral, precisa conceber o cadastro positivo como uma medida protetiva, de crescimento para o Brasil e para os negócios, e menos como um sistema de invasão de privacidade e mera aplicação de notas. Acreditamos que a novidade pode trazer boas oportunidades para as empresas, além continuar favorecendo o relacionamento com seus clientes.

Saiba mais sobre o score de crédito!

Para aproveitar todas as vantagens trazidas pelo cadastro positivo compulsório, a empresa precisa de um conhecimento aprofundado sobre a função e os diferenciais de se utilizar o score no sistema de análise de crédito.

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