Como as fintechs otimizam o processo de análise de crédito?

Em uma busca constante por otimizar e agilizar a análise de crédito, muitas empresas têm remodelado o jeito de avaliar informações importantes sobre o solicitante. Afinal, a rapidez nesse retorno pode ser o diferencial para fazer bons negócios. Como exemplo de formatos que têm apresentado maneiras de facilitar a concessão estão as fintechs, startups que procuram inovar e desburocratizar os serviços ligados ao sistema financeiro.

A análise de crédito é o item mais importante para qualquer transação que envolva o processo de conceder valores para uma pessoa ou empresa. É por isso que seus critérios de avaliação precisam ser tão assertivos: para garantir a saúde financeira do negócio, de modo que as cobranças possam ocorrer sem afetar o fluxo de caixa. E as fintechs vêm fazendo isso com grande maestria nos últimos anos. 

Quer entender melhor como é possível agilizar o processo de análise de crédito? Então continue a leitura desse artigo! 

A importância da análise de crédito

Com o objetivo de ser a maneira mais certeira de garantir que o cliente possa pagar o empréstimo realizado, a análise de crédito é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Isso porque o equilíbrio financeiro, seja a curto, médio ou longo prazo, é algo que precisa ser constante para não desfalcar outras áreas da empresa. 

A consulta e análise também são excelentes recursos para saber se o cliente tem alguma pendência financeira em outras empresas. Ou seja, podem indicar que é preciso mais cautela na possível concessão de crédito, até mesmo para evitar golpes ou fraudes. Dados inconsistentes devem ser considerados como um alerta. 

Por isso, uma análise detalhada, com informações completas, dados corretos e atualizados, são fundamentais para se prevenir de danos maiores. 

A análise de crédito também é excelente para compreender o comportamento do cliente, seu perfil e relacionamento. Portanto, essas informações precisam ser consideradas. 
Por exemplo: para o cliente que todos os meses quita suas dívidas, mas sempre com atraso, é possível enviar um lembrete dias antes do vencimento da parcela, informando que ele deve pagar em dia para evitar juros e correções. 

Como estão as fintechs no mercado brasileiro 

A facilidade de aprovação de crédito tem sido um dos maiores atrativos para que as fintechs conquistem novos clientes. Além disso, a redução e até mesmo a inexistência de taxas de operação também são apontadas como um grande diferencial desse modelo de negócio. De acordo com o estudo Fintech Mining Report 2019, no Brasil existem mais de 500 fintechs. Dessas, 16% se enquadram na categoria de serviços de crédito. 

Entre os outros fatores que têm promovido o crescimento de fintechs estão: 

  • o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas sem acesso a contas bancárias. Esse grupo, mesmo estando entre os desbancarizados, movimentam mais de R$800 bilhões no país, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva
  • destes que estão sem vínculo com organizações bancárias, a mesma pesquisa indicou que as classes C, D e E são maioria, revelando a escassez de serviços financeiros para esse segmento da sociedade;
  • isso explica um outro dado relevante: mesmo sem vínculo com uma instituição financeira, as classes econômicas mais baixas são muito atuantes no mercado, tendo potencial para muito mais. Prova disso é o estudo realizado pela Associação Brasileira de Crédito Digital, que mostrou que mais de 70% dos clientes de crédito das fintechs pertencem às classes C (39%), D (29%) e E (11%). 

Ou seja, as fintechs, que surgiram com o intuito de utilizar a tecnologia para otimizar e facilitar a prestação de serviços do setor financeiro, têm cumprido muito bem o seu papel e apontado para um mercado cada vez mais promissor.

Quais recursos as fintechs utilizam para uma análise de crédito mais rápida 

Mesmo não estando diretamente vinculadas aos bancos tradicionais, as fintechs são plataformas digitais muito confiáveis, pois precisam ter o crivo do Banco Central para atuarem. Portanto, elas são uma maneira segura de realizar solicitação de crédito. 

Entre os motivos que permitem que a análise de crédito de uma fintech aconteça de forma mais rápida está a análise combinatória de dados para encontrar resultados expressivos em um tempo reduzido. Ou seja, elas combinam informações tradicionais de dados com conteúdos alternativos, que possam ajudar na compreensão de como é o perfil de quem está fazendo a solicitação. 

Como exemplo é possível mencionar a assinatura de um score individual ou então modelos de análise de perfil. E, para isso, é muito importante contar com ferramentas que auxiliem na boa apuração de dados, de modo que possam otimizar e serem mais seguras na classificação do risco ao conceder valores aos clientes. 

Dicas e ferramentas para agilizar a análise de crédito na sua empresa

Conheça, a seguir, quais são as ferramentas e dicas fundamentais para que sua análise de crédito aconteça de forma rápida e eficaz, afinal, dados corretos e pontuais são um recurso imprescindível para a agilidade na concessão de crédito.

  • Análise de restrição: ela é fundamental para saber se há dívidas em aberto e se o nome do cliente está em órgãos de proteção ao crédito;
  • Análise de perfil: tendo dados financeiros, como perfil de compras, renda mensal, score e nível de comprometimento da renda, é possível entender como o cliente se comporta diante dos débitos que tem para quitar;
  • Política de crédito bem definida: é importante que a análise de crédito obedeça diretrizes que são fundamentais para que a organização cresça e se proteja de possíveis furos de caixa. Portanto, a política de crédito é essencial para orientar toda a equipe que atua no setor;
  • Coleta de dados: investir em recursos que possam realizar pesquisas automatizadas, assim como a atualização do banco de dados, garantem que a equipe de análise de crédito possa fazer um bom trabalho. Afinal, dados corretos representam uma base mais confiável e rápida para dar os devidos retornos aos solicitantes de crédito;
  • Crédito Mix: com o objetivo de otimizar resultados, o Crédito Mix atua na inteligência e resultados de consultas e análise de crédito, pois através da sua busca unitária é possível identificar informações correlacionadas a restrições de cadastro ou propensão de pagamento.

Aprenda Mais! 

Quer ir além no seu conhecimento sobre crédito? Que tal entender sobre como mapear a jornada do cliente no ciclo de crédito? Acesse agora mesmo um conteúdo exclusivo, com todas as informações essenciais para você entender o quão importante esse tema é para o sucesso do seu negócio: clique aqui!

Deixe uma resposta