Como o geomarketing pode auxiliar nas suas estratégias?

Você já ouviu falar em geomarketing? Ainda que o conceito não seja de domínio de todos os gestores, é provável que você saiba do que se trata e até já tenha o utilizado em seu negócio.

Fazer com que a mensagem chegue ao público certo é uma das premissas para que o marketing seja realmente efetivo. Agora, imagine como os dados geográficos podem ajudar você a conquistar esse objetivo e aumentar suas vendas!

Quer aprender mais sobre o tema? Leia este post e tire suas dúvidas!

O que é geomarketing?

O geomarketing, também conhecido como marketing geográfico, é uma técnica baseada no uso de informações geográficas para definir o público-alvo de campanhas publicitárias e estratégias de marketing.

Ao analisar mapas e dados sobre a concentração de seus clientes em determinadas regiões, é possível planejar melhor suas ações, identificar oportunidades e detectar padrões e tendências de consumo.

A ideia é garantir que os esforços da equipe de marketing sejam direcionados ao cliente ideal. Afinal, o segredo do sucesso de uma empresa está na capacidade de conhecer seu público e garantir que suas necessidades sejam atendidas.

Quais são os benefícios do marketing geográfico?

Vender mais é uma de suas metas? Saiba que essa será uma consequência natural do uso do geomarketing em sua empresa!

Com o aumento da concorrência e da presença digital, essas técnicas tornaram-se muito importantes para o universo empresarial, já que está cada vez mais evidente que trabalhar o marketing sem qualquer recorte ou foco é um erro.

Veja, a seguir, os benefícios de apostar em informações geográficas!

Contar com metas mais alinhadas

O trabalho do marketing é essencial para as vendas, mas é preciso observar que ele jamais deve ser aleatório.

Quem não sabe o que quer pode se perder no meio do caminho e não conquistar bons resultados. O geomarketing ajuda a evitar esse problema, pois permite que a equipe trabalhe com metas mais coerentes.

Quando você sabe exatamente o público que deve atingir, fica mais fácil traçar as metas e planejar o caminho para atingi-las, não é mesmo? Isso traz mais efetividade às suas ações e garante boas vendas.

Otimizar investimentos

Uma empresa de sucesso é aquela que faz boas escolhas e otimiza seus investimentos. Não dá para desperdiçar recursos com ações pouco efetivas e crescer ao mesmo tempo. Por isso, o marketing geográfico é seu grande aliado.

Você poderá identificar as regiões que merecem sua atenção e, dessa maneira, focar seus esforços para que as vendas mantenham-se aquecidas. O resultado é pura eficiência: mais vendas e menos gastos!

Ter uma gestão mais alinhada com o planejamento estratégico

Todos os anos, gestores e empresários reúnem-se para definir a estratégia da organização e os passos que deverão ser seguidos para colocá-la em prática.

Como você sabe, esse planejamento estratégico é essencial para prever mudanças e garantir um crescimento saudável para o negócio. Mas, o que muitos ainda não perceberam é que o geomarketing pode contribuir de maneira significativa para a sua concretização.

Na prática, o marketing mais focado e estratégico conduz ao aumento das vendas. Além disso, as informações coletadas facilitam a gestão do negócio, fazendo com que suas metas sejam alcançadas com eficiência e agilidade.

Aumentar a conversão de leads

Prospectar e converter leads é um desafio no mercado atual. O consumidor tem muitas opções à sua disposição e isso torna a tarefa de conquistá-lo um pouco mais desafiadora.

No entanto, é interessante observar que informações geográficas são úteis para a equipe de marketing e ajudam a transformar um lead em cliente real. Afinal, os dados são um bem valioso e facilitam o planejamento das estratégias e a tomada de decisão.

Como efetivar o geomarketing em seu negócio?

Afinal, como aproveitar o geomarketing na sua empresa? Você já percebeu que apostar no poder desses dados é uma excelente estratégia, mas agora precisa conhecer as maneiras de utilizá-los. Confira!

Crie um site personalizado

Já entrou em um site e recebeu a seguinte notificação: “esse site deseja saber sua localização”? Essa é uma das maneiras que a empresa tem de coletar informações para oferecer conteúdos personalizados de acordo com o local em que você está.

Na prática, como isso funciona? Simples! Ao conhecer a localização do usuário, o site pode direcioná-lo para produtos e conteúdos que façam mais sentido. Isso torna a experiência mais personalizada e prazerosa.

Invista em geofencing

O geofencing é uma técnica que busca oferecer conteúdos em tempo real ao usuário de acordo com a sua movimentação e localização de GPS.

Em resumo, quando o consumidor entra em determinada área, ele receberá notificações e sugestões diretamente em seu e-mail ou celular, por exemplo.

Conseguiu lembrar de algo? O Google usa muito essa técnica para informar sobre o trânsito nas proximidades e sobre a empresa que o cliente está visitando. O que acha de começar a usá-la também?

Incentive os check-ins em redes sociais

As redes sociais estão em alta no Brasil e no mundo e ajudam bastante nas estratégias de geomarketing. Uma ideia muito interessante são os check-ins, que compartilham a localização da pessoa com os seus seguidores.

Além de gerar engajamento e divulgar sua marca, esse recurso pode ser usado para selecionar os consumidores que vão receber ofertas, descontos e brindes, por exemplo.

Para incentivar essa ação, você pode oferecer o acesso gratuito à internet para quem fizer o check-in nas redes sociais. Assim, todos saem ganhando!

Segmente seu público por localização

Segmentar o público de acordo com a sua localização (geotargeting), é uma das maneiras mais interessantes de aproveitar essas informações a favor da empresa.

Na prática, você pode planejar ações publicitárias de acordo com a região em que a pessoa vive, local em que nasceu e até o bairro em que trabalha. Pense bem: não faz sentido divulgar seu restaurante delivery localizado em São Paulo (SP) para pessoas que moram em Belo Horizonte, não é mesmo?

Viu só como o geomarketing pode proporcionar grandes resultados para sua empresa? Em um mercado tão dinâmico, é preciso apostar no potencial dos dados e usar o grande volume de informações a favor de seu negócio.

Como visto, a localização do cliente não deve ser ignorada dentro de suas ações de marketing. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática as estratégias apresentadas!

Faça da tecnologia a grande aliada da sua empresa!

Geomarketing e tecnologia tem tudo a ver! Aliás, investir em recursos tecnológicos é uma decisão inteligente e muito vantajosa. Clique aqui e descubra como começar essa jornada!

Deixe uma resposta