O ROI, tão comentado e utilizado no meio empresarial, nada mais é do que o indicador que aponta o retorno sobre um investimento. Com ele é possível saber com exatidão se determinada estratégia, ferramenta ou qualquer tipo de investimento está realmente trazendo lucro.
Que tal acabar com os achismos e ter certeza de que o que foi investido está de fato trazendo benefícios e crescimento para seu negócio? Uma das vantagens de utilizar o recurso é que ele favorece o planejamento de metas e proporciona uma visão de custo-benefício mais apurada.
Acompanhe este artigo e aprenda de uma vez por todas como calcular e aplicar o ROI na sua gestão. Você vai perceber que é bem mais simples do que se imagina!
Direto ao ponto:
O que é o ROI no Marketing?
O retorno sobre investimentos (ROI) é uma das principais métricas utilizadas no marketing. Este indicador permite avaliar de maneira mais precisa se uma estratégia ou campanha está gerando os resultados esperados de conversão. Esse cálculo se tornou ainda mais difundido no meio empresarial com o surgimento do marketing digital e suas maneiras inovadoras de atrair público.
Por isso, é bastante comum vermos o uso do indicador para avaliar o sucesso de diversas ferramentas do segmento, como o cálculo do ROI de um site, do e-mail marketing e de mídias sociais, bem como o retorno sobre o investimento em anúncios pagos e aplicações de SEO.
Em quais situações podemos considerar o ROI?
Apesar de ser bastante conhecido dentro do segmento de marketing e criação de conteúdo, a aplicação do ROI deve se estender para todo o cenário empresarial. Podemos afirmar, inclusive, que ele é a base para uma tomada de decisão sensata em qualquer segmento e setor.
O indicador de Retorno Sobre Investimentos é muito utilizado na logística e no chão de fábrica, para avaliar a viabilidade de aportes operacionais, como em maquinários, veículos, aumento de pessoal ou uso de um novo software.
Ele pode ainda enriquecer as análises de outras mudanças de grande porte, como a terceirização de equipes e serviços, lançamentos de novos produtos, ou mesmo para medir os resultados das melhorias em um setor, como em vendas, cobrança ou atendimento.
Ter em mãos esse número facilita também a criação de uma modelagem financeira e orçamentária mais adequada à realidade e favorável com as perspectivas de ganho e crescimento de qualquer organização.
Qual a importância do ROI para avaliar o negócio?
Em uma visão mais abrangente podemos entender o ROI como o centro de todas as decisões empresariais. Basta pensar que toda ação dentro do negócio tem a finalidade de gerar retorno positivo. Pode ser melhorar a motivação interna, vender mais, aumentar a proximidade do público ou maximizar lucros. Se trouxer todos esses resultados ao mesmo tempo, melhor ainda.
O Retorno Sobre o Investimento também é bastante usado por acionistas e futuros investidores que pretendem injetar seu capital em uma nova empreitada. Afinal, eles precisam saber se seu dinheiro será empregado em algo seguro, com um ROI ideal para gerar um retorno compensatório.
Nossa sugestão aqui é que você avalie seu negócio com a mesma visão que um investidor teria dele. Com esse modelo mental, ficará mais fácil adquirir uma nova ferramenta, equipamento ou estratégia, uma vez que a decisão será pautada em números e não por um desejo pessoal ou por ter um amigo empresário que teve êxito ao utilizar tal recurso.
Como calcular o Retorno Sobre o Investimento?
Se você pesquisou na internet como calcular o ROI de uma campanha deve ter se deparado com algumas ofertas de serviços e métodos que prometem uma avaliação de retornos rápida, otimizada e artimanhas incríveis para não cair na armadilha do ROI negativo.
Sabemos que muitas dessas ferramentas são válidas e podem fazer a diferença no aumento do seu ticket médio. Contudo, qualquer pessoa pode calcular o ROI da maneira correta utilizando a seguinte fórmula:
ROI = ((Receita – Custo) / Custo) x 100
Usando o exemplo da campanha acima, imagine que sua empresa investiu R$ 5.000,00 em anúncios no Google Ads e que a ação arrecadou R$ 12.000,00 em vendas diretas, ou seja, originadas da própria propaganda. Aplicando a fórmula, chegaríamos ao seguinte resultado:
- ROI = ((12 000 – 5000) / 5000) x 100
- ROI = 1,4 x 100
- ROI = 140%
Logo, temos a certeza que o investimento em anúncios traria um retorno de 140% para o negócio ou, em outras palavras, para cada R$ 1 investido, a empresa ganharia R$ 1,40 em vendas.
Percebeu como é simples descobrir qual o resultado do valor empregado em cada mudança na empresa? Até mesmo a reforma de uma sala ou contratação de um novo benefício pode gerar um ROI positivo.
Como utilizar o ROI para saber se contratou a ferramenta certa?
É comum vermos alguns gestores inseguros ao investir valores mais substanciais em uma nova ferramenta, seja pelos rumores de uma crise ou por não estarem com as finanças tão saudáveis. Com um acompanhamento próximo e o cálculo do ROI é possível ter a certeza de que a nova aplicação foi uma boa sacada, superando até mesmo as expectativas iniciais.
Um dos casos mais conhecidos aqui na Assertiva é o da Schmidt Seguros. A corretora viu suas vendas diárias alavancarem de uma para mais de 200 em pouquíssimo tempo com o uso de nossa ferramenta de enriquecimento cadastral. O sucesso foi tão grande que a empresa reinvestiu parte dos ganhos em novas aplicações para melhorar ainda mais seus resultados.
Portanto, ao avaliar determinada ferramenta e escolhê-la para agregar à sua estratégia, utilize esse indicador periodicamente para medir o retorno do valor empregado. Vale lembrar também que não existe uma fórmula pronta para determinar se um ROI é alto ou baixo demais.
Para isso, você deve se basear também na média dos concorrentes ao utilizar o aplicativo ou recurso similar, perceber a influência de fatores externos nos resultados e, claro, calcular outros indicadores em conjunto para medir o sucesso global da nova estratégia.
A forte competição e oferta de novas tecnologias podem gerar uma busca incessante por resultados. E não há nada de errado em se destacar buscando melhores ferramentas. Nesse sentido, a medição do ROI é fundamental para mensurar o sucesso de cada investimento. Utilize-o também como uma espécie de bússola para o negócio, indicando quais estratégias devem ser reforçadas e quando partir para outros destinos.
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