Os dados cadastrais estão disponíveis a todos os negócios e pessoas. Se tais informações, então, têm livre acesso, por que se fala tanto sobre o assunto, como se fosse algo exclusivo de algumas empresas?
Justamente por conta de sua disponibilidade, o uso correto de dados cadastrais é uma premissa maior daquelas empresas que desejam se destacar no mercado. Ter acesso a um dado não significa se tratar de uma informação válida e útil.
Pensando em como podemos ajudar a fazer a diferença no seu negócio, preparamos este guia completo sobre a consulta e validação de dados cadastrais.
O que é validação de dados cadastrais?
A validação cadastral já faz parte do nosso cotidiano. Você, provavelmente, já teve que validar a sua identidade ao acessar o aplicativo de celular do seu banco.
Pensando nesse exemplo, a primeira coisa que se deve ter em mente é que a validação de dados cadastrais existe para garantir a sua segurança. Mas não só! Também é um instrumento defensivo das próprias empresas contra o cometimento de golpes.
Ou seja, a validação de dados é a verificação de informações cadastrais e da identidade de alguém. É garantir que aquela pessoa é quem está dizendo ser.
Palavra da especialista: “Falar de dados é algo muito relevante atualmente, pois a produção e armazenamento dessas informações aumentaram drasticamente na última década. Empresas que usam dados para tomar decisões estratégicas conseguem personalizar ofertas e melhorar o relacionamento com os clientes.” Lígia Nardy – COO e Cientista de Dados na Assertiva Soluções. Possui MBA em negócios e inteligência artificial. Cursos de pós graduação e de extensão em estatística, finanças, SAS, R, Python e Big Data. Fonte: Webinar – Alavancando seus resultados com dados atualizados.
Qual a importância da consulta e validação de dados cadastrais?
Com o aumento exponencial da tecnologia em nossas tarefas diárias, cresceu significativamente o número de golpes de identidade. Ainda, o risco de vazamento de dados não só é um receio, mas também uma realidade. No primeiro trimestre de 2022, o Brasil ocupou o 12º lugar no ranking de vazamento de dados.
Apesar dessa estatística ser preocupante, o Brasil já esteve pior posicionado; as estatísticas melhoraram em razão da implantação de dispositivos de segurança e até mesmo legislações específicas, como a LGPD.
Ao oferecer medidas de segurança, além de evitar tais vazamentos e o cometimento de golpes, as empresas também ficam melhor posicionadas no mercado. Isso porque uma instituição segura é melhor qualificada junto aos consumidores, é tudo uma questão de confiabilidade.
É por isso, por exemplo, que sempre recomendamos analisar bem os fornecedores da sua empresa — principalmente os de consulta de dados. A Assertiva, por exemplo, tem as certificações ISO 9001 (de gestão de qualidade) e ISO 27001 (de segurança da informação), o que demonstra o cuidado que temos com os dados cadastrais.
KYC (Know Your Customer) e KYS (Know Your Supplier)
KYC (ou Know Your Customer) significa, literalmente, “conheça o seu cliente” e é um termo que veio da necessidade de ter informações mais precisas dos consumidores. Isso é uma forma de traçar o perfil do cliente e, conhecendo-o melhor, agir da forma mais segura possível.
Com uma ideia semelhante, o KYS (ou Know Your Supplier) também é uma medida de prevenção, mas focada nos fornecedores. Desse modo, antecipadamente, analisam-se as informações de fornecedores de produtos e serviços com o fim de verificar eventual risco de fraude.
Ambas as ideias têm relação com a consulta da qualificação cadastral, seja de uma pessoa física, seja de uma pessoa jurídica. Ou seja, para se tornarem efetivas, tais táticas precisam, necessariamente, valer-se de dados cadastrais verídicos.
E aí entra, mais uma vez, a validação de dados cadastrais: medidas de compliance KYC e KYS somente são válidas tendo como alicerce uma base de dados confiável.
Background check
O background check é outra estratégia usada por muitas empresas para evitar golpes. Funciona como uma pesquisa de antecedentes, de negócios e de pessoas, com o fim de ter mais conhecimento sobre o histórico de parceiros em potencial.
Existem vários tipos de background check e, em todos os casos, é essencial ter acesso a fontes de dados atualizadas e íntegras.
Como fazer cadastro de cliente?
A organização da situação cadastral dos seus clientes está diretamente ligada à eficiência do seu negócio.
Saber como fazer o cadastro de cliente é importante para manter as informações organizadas e atualizadas. Com isso, a sua empresa poderá:
- efetivamente conhecer o perfil de seus consumidores;
- aprimorar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo;
- melhorar seus produtos e serviços por meio de sugestões dos consumidores;
- vender mais;
- ter um setor de cobrança mais efetivo.
As cinco principais dicas de como fazer o cadastro de clientes são:
- investir em um sistema de inserção, atualização e pesquisa de dados cadastrais;
- garantir que alguns dados essenciais sejam coletados desde o primeiro contato, como o CPF para pessoas físicas ou CNPJ para jurídicas;
- manter registros de todos os hábitos dos clientes;
- validar os dados cadastrais de tempos em tempos como forma de assegurar suas autenticidades;
- manter as informações cadastrais sempre atualizadas.
Como fazer consulta e validação dos dados cadastrais do cliente?
Se você chegou até aí, já deve ter percebido que a consulta e validação de dados é importante para muitos processos de uma empresa, não é mesmo?
Entendendo isso, para colocar em prática medidas que blindem o seu negócio, separamos aqui as principais formas de começar agora a consulta e validação de dados cadastrais:
Pessoa física
- Consulta de CPF, o que possibilita além de achar a pessoa por tal documento, identificar o endereço pelo CPF;
- Identificar pessoas pelo nome da mãe;
- Descobrir o telefone de alguém pelo CPF ou telefone pelo nome;
- Validar o endereço da pessoa.
Pessoa jurídica
- Consulta de CNPJ;
- Emissão de certidão negativa de empresa;
- Consulta ao quadro societário (sócios);
- Verificação da situação fiscal da empresa;
- Checagem da situação cadastral empresarial.
Vale destacar que todas essas consultas servem tanto para detectar potenciais fraudes ou problemas durante o cadastro, como também para servir de base para atualização de informações cadastrais no futuro, como para a localização de devedores.
Também é importante lembrar que todos esses tipos de consultas precisam estar amparados em alguma das hipóteses legais da LGPD.
A importância da atualização dos dados cadastrais
Muitos setores do seu negócio, para funcionarem adequadamente, prescindem da análise de dados. Consequentemente, tal análise somente é válida e confiável se as informações em questão estiverem adequadas.
Além disso, podemos citar como dois fatores relevantes da atualização dos dados cadastrais:
- Enriquecimento de dados cadastrais: os contatos de uma plataforma são qualificados pela adição de dados que tornam o perfil da pessoa o mais completo possível;
- Higienização cadastral: informações atualizadas também implicam na manutenção de uma base de dados mais organizada, limpa e padronizada.
Como evitar fraudes com informações cadastrais?
Com a cultura fraudulenta que espreita as relações comerciais, é recomendável que a sua empresa invista em práticas que diminuam as chances de golpes.
As informações cadastrais são capazes de aprimorar a segurança do seu negócio com algumas dicas para melhorar a área de fraude cadastral da sua empresa:
- Análise de CPF e CNPJ: é o primeiro passo para identificar eventuais restrições, dívidas e indícios de falsificação;
- Investimento em soluções tecnológicas e treinamentos: o mercado oferece ferramentas de operação de dados cadastrais e prevenção a golpes. Além disso, uma equipe bem treinada sabe identificar melhor eventuais situações de risco;
- Constante monitoramento das operações: acompanhe de perto o que acontece na sua empresa. Os times devem interagir entre si e os processos de todos os departamentos devem ser continuamente analisados; enxergar a empresa como um organismo único é uma forma eficiente de identificar fragilidades;
- Cronograma de auditorias: além de prevenir fraudes dentro da empresa, esse tipo de prática é bem aceita dentro do mundo corporativo, melhorando a imagem da marca;
- Banco de dados atualizado: isso deve ser uma constante. O fator em comum nas práticas antifraude é a análise de dados; informações cadastrais verdadeiras são imprescindíveis para a prevenção de golpes, cobrança de dívidas e qualquer tipo de contato com o cliente.
Como a Assertiva pode te ajudar na validação de dados cadastrais?
Esperamos que este guia completo tenha te ajudado a perceber a importância da validação de dados cadastrais na prevenção contra fraudes, na melhor comunicação com os clientes e no melhor posicionamento da marca no mercado.
Sabendo disso, o que acha de ir além? Investir em ferramentas que ajudam o seu negócio na validação de informações cadastrais é um diferencial que facilita as operações e melhora os resultados da empresa.
A Assertiva oferece soluções tecnológicas que asseguram a validação de dados por meio de plataforma segura e atualizada. Confira alguns de nossos produtos que podem ajudar a sua empresa:
- Assertiva Localize: tenha acesso a uma plataforma com consultas individuais e em massa com a maior base de dados do Brasil além de um sistema de localização que aumenta as chances de ter acesso a dados atualizados de devedores;
- Assertiva Base Certa: higieniza, enriquece e valida a sua base de informações cadastrais;
- Assertiva Autentica: possibilita a validação de identidade e a prevenção à fraude com por meio da tecnologia de Biometria Facial.
As soluções digitais são acessíveis a todos os tipos e tamanhos de negócio. Ser detentor de um banco de dados que efetivamente melhore os resultados da sua empresa depende do investimento em tais ferramentas inovadoras. Todo negócio de sucesso carece de consulta a dados cadastrais confiáveis.
Se este artigo despertou a sua curiosidade sobre o assunto, ficamos felizes em poder te auxiliar um pouco mais. Criamos um material com conteúdo prático sobre higienização e enriquecimento de dados dos clientes, basta clicar aqui para ter acesso.