Como agilizar o processo de análise de crédito? Entenda!

A pressa é inimiga da perfeição. Quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? Apesar de ser antiga, ela ensina bastante ao universo empresarial, especialmente no que se refere à análise de crédito.

Conceder ou não a oportunidade a um cliente é uma decisão complexa e, quando tomada sem estratégia e com pressa, pode gerar grandes prejuízos. Então o que fazer? A boa notícia é que pressa não tem a ver com agilidade! É possível realizar esse processo sem perder tempo e, claro, sem expor sua empresa a riscos desnecessários. Continue a leitura e descubra como!

A importância da análise de crédito

O crescimento de um negócio sempre envolve riscos, mas há quem diga que o verdadeiro risco está em não fazer nada. Pense bem: se a venda a prazo é um diferencial competitivo, é preciso se arriscar.

O que muitos gestores não compreendem é que é possível mitigar e controlar situações que podem gerar prejuízos e, assim, reduzir a insegurança que existe na concessão de crédito. Nesse sentido, a realização de um bom estudo é a melhor estratégia para lidar com a inadimplência. Por meio dela, é possível prever riscos e proteger a empresa dos maus pagadores.

Na prática, a organização consegue operar com mais previsibilidade e reduz o número de devedores. Tudo isso sem afetar seu relacionamento com o cliente e ter sua saúde financeira afetada. O que se pode concluir é que a análise de crédito traz segurança ao dia a dia de um negócio. Por isso, é essencial investir na melhoria desse processo, tornando-o mais rápido e eficaz.

As melhores dicas para agilizar a análise de crédito de sua empresa

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a gestão de crédito não pode ser feita com pressa. Afinal, é preciso executá-la com responsabilidade, embasamento e técnica. O que você aprenderá, a seguir, é como agilizar o procedimento. Ou seja, como aproveitar melhor o tempo e definir com mais rapidez se o cliente merece ou não sua confiança. Ficou curioso? Então confira algumas dicas infalíveis!

Melhore a coleta de dados

A análise de crédito e de dados estão muito relacionadas. Aliás, não há como finalizar esse processo em segurança sem usar informações reais e atualizadas sobre o consumidor. Diante disso, é importante dizer que a coleta de dados em sua empresa deve ser eficiente, pois quanto maior a sua base de dados, mais rápida e precisa será a sua tomada de decisão.

Para isso, é interessante investir em sistemas de pesquisas automatizadas e na higienização e enriquecimento do banco de dados. Esses recursos garantem que sua equipe tenha sempre em mãos dados úteis.

Faça uma análise de restrição

O passo seguinte é a realização de uma análise de restrição. Lembrando que, com as informações já coletadas, é mais fácil conferir se o cliente tem alguma dívida em aberto no mercado.

A inadimplência é um real problema do universo empresarial. Os dados mais recentes informam que, no Brasil, 60,1% das famílias têm algum tipo de dívida. Com isso, para que seu negócio não contribua para o agravamento desse quadro e consiga fazer uma análise rápida e eficiente, é preciso observar se o consumidor está honrando com os compromissos financeiros já assumidos.

Avalie o perfil de crédito do cliente

Outra técnica que permite um bom resultado é a análise do perfil de crédito do cliente. Como você sabe, “querer não é poder”, mas muitas pessoas ainda tentam comprar bens que estão acima de suas condições.

Isso exige que a empresa adote estratégias para confirmar a capacidade do consumidor de pagar a dívida que pretende assumir. Como fazer isso? Confira dados financeiros, perfil de compras, score, renda mensal e nível de comprometimento da renda, por exemplo.

Invista em boas fontes de informação

Se você costuma conferir o crédito com base apenas nos dados apresentados pelo cliente no ato da compra, é hora de repensar essa técnica. O ideal é ter à sua disposição mais uma fonte de informação e, claro, garantir que elas sejam confiáveis e atualizadas. Na era dos dados, não há como ignorar o grande volume de informações disponíveis.

Tudo o que uma pessoa faz e compra é registrado. Por isso, fique atento ao histórico de compras, aos vínculos com instituições bancárias e aos cadastros públicos. Afinal, boas fontes tornam o processo mais rápido e seguro.

Capacite os colaboradores

Para garantir que o processo seja ágil e eficaz, seus colaboradores devem saber o que fazer, não é mesmo? Um funcionário descapacitado é lento, inseguro, tem muitas dúvidas e pode deixar o cliente impaciente enquanto espera pela resposta.

Sendo assim, treine a sua equipe e se esforce para que todos saibam quais as ferramentas usar, como pesquisar e conferir os dados e até como negar o crédito ao cliente. Fazendo isso, você terá mais agilidade, tranquilidade e segurança.

Tenha uma política de crédito atualizada

Sua empresa já tem uma política de crédito? Caso ainda não trabalhe com essa estratégia, é interessante definir uma de acordo com o perfil do negócio e do seu público-alvo. Entretanto, além disso, é muito importante monitorar e controlar essas regras. Não basta ter o documento, ele precisa ser coerente com os objetivos empresariais e contribuir com o seu sucesso.

Dessa forma, é conveniente acompanhar de perto os resultados e fazer simulações. Caso julgue necessário, não tenha de medo de revisar as regras e estruturar uma nova política. O importante é que ela faça sentido e proteja suas finanças!

Automatize processos

Quem deseja agilizar a análise de crédito não pode se apegar a processos manuais. A tecnologia é um elemento indispensável e seu emprego é uma das ações mais alinhadas com o atual cenário em que vivemos.

A transformação digital é uma realidade nas empresas brasileiras, pois contribui para a melhoria efetiva dos processos, reduzindo custos e riscos sem afetar a qualidade dos procedimentos realizados.

Dentro do setor de vendas, contar com softwares que automatizam a concessão de crédito é uma grande vantagem competitiva. Na prática, você consegue proteger seu negócio da inadimplência e oferecer um atendimento mais rápido ao seu público.

Viu só como a análise de crédito pode ser mais eficaz e ágil com a adoção de boas estratégias? No dia a dia do setor, é preciso apostar nas técnicas apresentadas, pois elas transformam o processo em algo muito mais seguro e rápido. Quem deseja crescer e se destacar no mercado precisa vender e receber, não é mesmo? Portanto, a concessão de crédito deve ser eficiente!

Aprenda a manter as informações sobre os clientes atualizadas!

O banco de dados de seu negócio está atualizado? Como vimos, essa é uma das premissas para que sua análise de crédito seja otimizada. Então que tal aprender a melhorar seus cadastros? Confira algumas dicas valiosas para manter as informações do cliente atualizadas!

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