Processo judicial e análise de crédito: entenda a relação

Assertiva Day Banner Assertiva Day Banner

Você tem o hábito de fazer uma boa análise de crédito antes de concretizar suas vendas? Essa prática pode fornecer dados importantes sobre o cliente, inclusive a existência de um processo judicial em andamento.

Alguns gerentes e analistas de crédito ainda não compreendem a importância de se fazer essa conferência e, por isso, acabam sendo surpreendidos com o aumento na inadimplência e o desequilíbrio do fluxo de caixa.

Para que você não cometa o mesmo erro e aprenda a avaliar de maneira segura e precisa o risco de conceder crédito aos seus clientes, preparamos este post. Continue a leitura para entender a relação entre processo judicial e análise de crédito!

Análise de crédito: por que você deve fazer?

Um dos riscos inerentes à atividade empresarial é a inadimplência. Seja qual for o seu porte ou ramo de atuação, é preciso estar atento e adotar boas práticas para evitar que um cliente se torne devedor e prejudique todo o funcionamento do negócio.

A análise de crédito é a estratégia mais eficiente para proteger sua empresa desse problema. Afinal, ela consiste em analisar o histórico financeiro de um indivíduo ou empresa, avaliar seu score e diversas outras informações relevantes, como cheques devolvidos, protestos e processos judiciais.

Em resumo, quanto mais aprofundada e atenta é a sua análise, menores serão as chances de vender para alguém que não tem condições de arcar com o compromisso assumido. Dessa maneira, as finanças empresariais são resguardadas e o negócio consegue crescer de maneira saudável e constante.

Por que verificar a existência de um processo judicial contra o cliente?

Como identificar que um cliente tem o potencial de se tornar um devedor? A resposta para essa pergunta está na avaliação de seu histórico no mercado. Ou seja, como ele se comporta em relação às dívidas já assumidas.

Sendo assim, algumas situações merecem um pouco mais de atenção e esse é o caso dos processos judiciais. Isso porque, um cliente que já responde a ações relacionadas a dívidas com outras empresas merece ser avaliado com mais cautela.

Existe um provérbio chinês que diz que “os sábios aprendem com os erros dos outros”. Essa é uma premissa para que sua empresa não sofra prejuízos e tenha seu equilíbrio financeiro afetado por um cliente que tem a tendência de não honrar seus compromissos.

Via de regra, a existência de um processo judicial é um forte indicador de risco de inadimplência. Por isso, uma análise de crédito completa deve analisar esse tipo de situação e fornecer dados suficientes para uma tomada de decisão segura e eficiente.

Quais as informações mais úteis sobre os processos judiciais de um cliente?

A lei brasileira prevê que o Judiciário pode apreciar o pedido de qualquer pessoa que julgue estar sendo prejudicada pela ação ou omissão de alguém — que pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Assim, diariamente inúmeros processos judiciais são iniciados no país, tratando dos mais diversos temas, inclusive das cobranças de dívidas. Em outras palavras, quando um cliente se torna inadimplente, mesmo depois de todos os esforços de uma cobrança extrajudicial, a empresa pode ingressar com uma ação judicial.

Conforme mencionado, a análise de crédito é um procedimento que previne o aumento da inadimplência e ter acesso a esse tipo de informação pode ser fundamental para uma tomada de decisão mais segura e consciente. Entre os dados que podem ser consultados, alguns merecem destaque, como:

  • número de processos existentes;
  • fase em que o processo se encontra — produção de provas ou execução, por exemplo;
  • prazos para as partes apresentarem recursos;
  • existência de decisão transitada em julgado — quando não há mais possibilidade de recursos.

Vale a pena destacar que, quando a empresa tem em mãos um título executivo, como uma nota promissória ou um cheque, pode iniciar um processo executivo para cobrar a dívida, já que o documento é suficiente para provar a existência do débito. Em geral, a execução de uma dívida é mais rápida e menos complexa.

Como fazer essa consulta com auxílio da tecnologia?

Você já percebeu o quanto é importante observar a existência de processos judiciais em desfavor de seu cliente antes de conceder um crédito, mas ainda não sabe como realizar esse procedimento de maneira segura e ágil.

É preciso deixar claro que essa pesquisa deve ser feita com discrição e rapidez, pois o sucesso de uma venda depende disso. Entretanto, “a pressa é inimiga da perfeição” e você precisa encontrar um método completo e eficiente.

Uma ótima estratégia é a automatização desse processo. O uso de tecnologia pode simplificar a tarefa sem afetar a segurança e confiabilidade das informações analisadas. Com isso, você não perderá muito tempo para ter acesso aos dados de que precisa.

O Data Jus é uma solução da Assertiva que foi desenvolvida pensando nessa dificuldade dos analistas de crédito. Trata-se de um banco de dados completo, que contém mais de 150 milhões de processos cadastrados.

Além de ser útil para o departamento jurídico de sua empresa — que conseguirá acompanhar de perto os andamentos dos seus processos —, ele pode ser um aliado da análise de crédito, reduzindo riscos econômicos e fornecendo informações reais e atualizadas sobre processos judiciais em desfavor de seus possíveis clientes.

É importante destacar que a busca do processo pode ser feita por meio de diversos dados, como:

  • número do processo;
  • classe do processo;
  • Tribunal em que o processo está cadastrado;
  • nomes das partes;
  • advogados cadastrados;
  • status da ação.

Viu só como análise de crédito e processo judicial são conceitos que devem caminhar lado a lado durante a decisão de concessão de crédito a um cliente? Diante das expressivas taxas de inadimplência, toda empresa deve adotar medidas preventivas e, sem dúvidas, uma avaliação criteriosa sobre o risco da operação é uma das maneiras mais inteligentes de manter sua empresa longe desse transtorno.

Conheça o Data Jus: a solução ideal para sua empresa!

Quer fazer uma análise de crédito aprofundada e segura? Clique aqui e conheça o Data Jus: a solução da Assertiva que pode ajudar você a pesquisar e gerenciar um processo judicial com agilidade e sem burocracia!

Deixe uma resposta