Não há como negar que o cotidiano de uma empresa é repleto de desafios e emoções. Só que ninguém precisa correr riscos desnecessários, não acha? A análise de risco de crédito é uma estratégia importante e pode manter o negócio longe do vilão da inadimplência.

Como você decide se um consumidor merece (ou não) a sua confiança? Muitos gestores ainda apostam no feeling para conceder crédito e essa, com certeza, não é uma atitude segura.

Clique aqui e baixe agora o nosso combo de conteúdos sobre como fazer uma política de crédito!

Continue a leitura para entender melhor a importância de avaliar com atenção o risco de crédito de seus clientes!

A análise de risco de crédito: uma estratégia que não pode ser esquecida

Uma empresa precisa superar desafios diários para crescer e tornar-se sustentável. Além de vencer a concorrência e atrair uma boa clientela, também existe o risco da inadimplência.

É por esse motivo que alguns negócios têm vendas elevadas, mas, curiosamente, enfrentam uma instabilidade em seu fluxo de caixa. Afinal, vender e não receber pode ser tão prejudicial quanto não conseguir fechar boas vendas.

Para esse problema, não existe outra saída: é preciso avaliar com atenção o risco de crédito. No entanto, não basta conhecer a estratégia e aplicá-la em algumas situações. Esse tipo de análise deve fazer parte do cotidiano empresarial.

Não importa se a concessão de crédito diz respeito a uma dívida de R$100 ou R$30 mil. Estudar o histórico do cliente, suas condições financeiras e o risco de ele não conseguir honrar com seus compromissos é uma atitude preventiva e essencial para a estabilidade do negócio.

É por esse motivo que os gestores devem incorporar essa boa prática ao seu dia a dia. Até porque, a tecnologia tem evoluído para tornar essas análises mais eficientes, rápidas e seguras. Ou seja, não há motivos para expor suas finanças a um risco tão expressivo.

As vantagens da análise de risco de crédito para seu negócio

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, promovida pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), 59,8% das famílias brasileiras têm algum tipo de dívida, 22,8% delas têm contas em atraso e 9,2% sabem que não terão como pagá-las.

Os dados revelam uma situação preocupante e que deve acender um alerta para as empresas em atividade. Com um índice de inadimplência tão alto, a análise do risco de crédito torna-se ainda mais indispensável. Mas, se ainda não se convenceu, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios dessa estratégia? Acompanhe!

Mais segurança para a sua empresa

Você não precisa pular de um penhasco para saber que isso pode matá-lo. Então, por que enfrentar a inadimplência para descobrir que isso é capaz de levar a empresa à falência?

A análise de risco de crédito ajuda seu negócio a manter-se seguro e saudável. Suas finanças serão protegidas e o endividamento controlado. Com as contas a receber e a pagar equilibradas, o crescimento é bem mais rápido.

Melhor compreensão dos riscos

Quando você investe no processo de análise de crédito consegue compreender melhor os riscos existentes na concessão desse benefício ao cliente.

Lembre-se de que tudo resume-se à existência (ou não) de confiança no consumidor. Se os riscos são elevados, é melhor se proteger e pensar em estratégias que não prejudiquem o negócio e nem o relacionamento com o público.

Redução da inadimplência

Quem é precavido consegue evitar problemas e, no presente caso, a análise de risco de crédito reduz a inadimplência.

Ao aprender a avaliar os registros no CPF e CNPJ do cliente, interpretar seu score de crédito e identificar protestos em cartórios, por exemplo, você consegue tomar uma decisão mais segura e vantajosa para a empresa.

Melhor monitoramento dos resultados

Muitos gestores não conseguem visualizar esse benefício, mas a análise de risco de crédito é capaz de melhorar o monitoramento dos resultados empresariais. Sabe como?

Em resumo, ao utilizar essa estratégia, o negócio torna-se mais analítico e atento a indicadores de desempenho, suas finanças são acompanhadas de perto e os índices de vendas e inadimplência estão sempre atualizados. Com isso, é possível ter uma visão mais realista e estratégica dos resultados alcançados.

Maior equilíbrio financeiro

Com a redução da inadimplência, a empresa consegue o tão almejado equilíbrio financeiro. Afinal, as receitas obtidas por meio das vendas são efetivamente incorporadas ao capital do negócio.

O que se observa é um fluxo de caixa mais organizado e previsível. Se você faz uma concessão de crédito mais segura, consegue prever quando o dinheiro entrará na conta e, assim, planeja estratégias, novas ideias e investimentos.

Protege as finanças do cliente

A análise de crédito protege o cliente. Isso mesmo! Negar o crédito não pode ser encarada apenas como algo ruim para o consumidor. Na verdade, pode ajudá-lo a organizar-se financeiramente e manter um bom relacionamento no mercado.

Desde que feito de maneira respeitosa, clara e transparente, esse processo não gera a perda de clientela. Ao contrário, melhora o relacionamento com o público e demonstra a sua responsabilidade e dedicação a aspectos que estão além do lucro.

A tecnologia como aliada contra a inadimplência

Depois de tudo o que foi apresentado até aqui, é importante destacar o papel da tecnologia na luta contra a inadimplência. Isso porque, um negócio moderno e preocupado com sua eficiência, segurança e competitividade deve aproveitar o potencial dos recursos tecnológicos à sua disposição.

Muitas empresas enfrentam dificuldades para avaliar o risco de crédito de seus clientes e o principal motivo pode estar na falta das ferramentas adequadas. Existem softwares capazes de automatizar as pesquisas e análises, entregando um relatório aprofundado, pendências, histórico e dados do cliente que, dificilmente, você conseguiria sozinho.

Essas informações são essenciais para a tomada de decisão e a tecnologia permite que o processo seja mais ágil. Dessa maneira, o cliente não fica constrangido ou impaciente por esperar a resposta sobre a concessão do crédito.

A Assertiva tem diversas soluções que ajudam a empresa a minimizar os riscos da concessão de crédito, desde a localização de dados e prevenção às fraudes ao acompanhamento de riscos e oportunidades em sua carteira de clientes.

De acordo com as suas necessidades, é possível contar com o apoio de um recurso tecnológico e intensificar suas ações preventivas. Tenha certeza de que sua empresa tem muito a ganhar!

Conseguiu entender porque a análise de risco de crédito é tão importante? É fato: uma empresa não pode operar sem estratégia e cuidado com as finanças. O descuido com a concessão de crédito pode ser fatal, mas tal risco pode ser mitigado com as ações e ferramentas adequadas.

Acompanhe a situação financeira de seus clientes em tempo real!

Já pensou em fazer consultas em bancos de dados privados e públicos de maneira automatizada e ter acesso a dados reais e atualizados sobre a situação financeira de seus clientes? Com o Detecta isso é possível. Clique aqui para conhecer melhor esse recurso!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar